Dicas para ententer crianças presas em casa

Os Livros do Lucas

Dia 09 de abril o baby Lucas completou seu primeiro ano. O tema da festa, como não poderia ser diferente, foi sobre seu livro preferido, o Gildo. 
Ele ganhou muitos presentes fofos roupas, brinquedos e até um pé de Cereja para plantar no jardim. Hoje quero mostrar a vocês os livros. É muito legal ver o que os nossos afetos buscam passar ao comprar um livro.

Primeiro os livros que ele mais gosta, os do Gildo. Ele tinha Gildo e os Amigos na Escola que estava até furado (durante a fase de aceitação do bebê, o gato teve uma necessidade incontrolável de morder as páginas fofinhas kkkk) nem podia mais ser levado pro banho.




Gildo e os amigos na praia 
  •  ISBN: 9788574124841
Gildo e os amigos no jardim
  •  ISBN: 9788574124858
Escritos e ilustrados pela Silvana Rando, da editora Brinquebook, os livros de banho são histórias de acumulação. A cada página um novo personagem se junta ao elefantinho e seus amigos para realizar atividades típicas do lugar. No livro da praia andam de barco, constroem castelos de areia e comem melancia. No livro do jardim fazem piquenique, tomam banho de piscina e andam de bicicleta.
Eu sou apaixonada por essa coleção por vários motivos mas o principal é a Brinque-book ter publicado livros de banho de uma autora nacional, proporcionando contato com a literatura brasileira desde bebê. Por esse motivo foi escolhido para ser o primeiro livro do Lucas. Além desse está a qualidade literária e gráfica, história simples com frases curtas e encadeadas, os desenhos são expressivos, grandes, coloridos com personagens apaixonantes como as crianças. 

Vamos ajudar o Gildo
  •  ISBN: 9788574124896
Neste livro cartonado, o Gildo da capa é fixado com velcro. A criança é convidada a ajudá-lo a executar as atividades do dia, como brincar de esconde-esconde, fazer panquecas com o papai na cozinha, tomar banho, ouvir histórias contadas pela mamãe. Pensado para que as crianças a partir de três anos sintam-se instigadas a ter mais autonomia. Com o Lucas faço leitura acompanhada, ele ficou muito intrigado pelos espaços onde fica o velcro e a cada virar de página passa o dedinho ali. Adorou o barulhinho que o Gildo faz ao ser descolado. Livro de tamanho maior e com mais elementos visuais que os de banho. 



O banho do Caco - caixa


ISBN: 9788576837688
A coleção do macaco Caco, da editora Vergara & Riba, veio para ajudar os pais e cuidadores na hora de comer, do banho e dormir. Em cada um dos livros a criança acompanha o simpático macaco ao realizar as atividades. O Lucas ganhou o de banho que vem numa caixa linda para presente acompanhado de luva de banho. Aqui no nosso "zoo" macacos e sapos tem preferência nas brincadeiras, ele adora os barulhos que fazemos na contação.



Na fazenda - Coleção Sensações


ISBN 9788539415717
Livro cartonado da Editora Girassol, ilustrado por Martina Hogan. Cada página mostra uma mãe e seu filhote. Os corpos das mamães tem textura, ajudando as crianças a explorar o tato e a relacionar com os animais correspondentes. Em letra bastão para acompanhar o bebê até se tornar leitor iniciante e grandes para facilitar a leitura. O Lucas que está bem na fase de conhecer texturas, está aproveitando bastante as opções oferecidas no livro. Indicado para bebês a partir dos 12 meses.



Bebês na fazenda - Família Bicho


ISBN 9788539415113 
Da editora Girassol, livro com um livrinho no canto para encontrar o filhote do personagem de cada página. Feito a partir de imagens reais ajuda as crianças a reconhecer os bichos da fazenda. Textos em caixa alta e letras grandes para ajudar os primeiros leitores. Indicado para bebês a partir dos 12 meses.



Conte e Reconte - Um livro para misturar histórias! Para garotos


Livro cartonado da Publifolhinha. Cada página contem um personagem e sua ação correspondente. As páginas são divididas em três partes que podem ser folheadas em separado, misturando as características de cada um. Muito divertido!



A Caixa de Sons


ISBN 9788569465003
Livro lindo do escritor Marion Cruz com ilustrações de Patricia Longlois, editora Pé de Livros. Sofia tem um amigo muito especial que nasceu no dia do seu aniversário. É o seu avô Serafim. Eles sempre comemoravam aniversário juntos. Quando a menina comçou a conhecer as letras, Serafim teve uma ideia muito legal, levou para Sofia uma caixa de papelão enorme. O que será que eles vão fazer com ela? 
O livro apresenta o alfabeto de uma forma divertida e poética. Letra em caixa alta, perfeito para ler com os avós que sempre pedem letras grandes. Ótima ideia para dar no dia dos avós e estreitar a proximidade com os netos.
As ilustrações feitas a partir da impressão de gravuras em linóleo e 3 cores, dão um tom saudosista e ao mesmo tempo sofisticado ao livro. 
Adorei o presente, vou convidar os avós do Lucas para ler com ele.
Leitura compartilhada e leitor iniciante.



Bichos de Cá



ISBN 9788566587333
Escrito por Edson Penha e Xavier Bartaburu, ilustrado por Tatiana Clauzet, editora Bamboozinho.
Livrão em todos os sentidos, forma e conteúdo. Com quase 30x30 cm, é um projeto maravilhoso, cada página conta a história de um animal do Brasil. No total são 10 bichos representando a diversidade da fauna brasileira. Além do texto e imagens no final tem o cd, Edson e Xavier fazem parte do grupo Nhambuzim que a mais de 10 anos pesquisa música brasileira. Para ficar mais legal as músicas são no ritmo típico do lugar onde o animal vive, por exemplo, o peixe-boi é da Amazônia, a sua música é em ritmo de Carimbó, dança típica do Pará.



O Pequeno Príncipe pop-up




ISBN 8522010218
O Pequeno Príncipe dispensa apresentações, escrito e ilustrado pelo Antoine de Saint-Exupéry. Lucas ainda não tinha nenhum, agora ganhou dois com versões pra lá de especiais. O primeiro, com texto integral em Pop-up é da editora Agir, um sonho, livro grande 29x21. As aquarelas do autor são recortadas e saltam das páginas. Ele ficou apaixonado, o difícil foi mostrar o livro sem deixar que tocasse. Para não chorar (nem eu nem ele, já que tenho um bebê-carneirinho que adora morder páginas) decidi guardá-lo numa caixa especial. Vou abrir em algumas ocasiões e manipular somente quando for seguro.
Ah, uma informação, a Saraiva é a nova detentora dessa versão que por coincidência está de promoção pela metade do preço no site deles. Ótima dica de presente.


O Pequeno Príncipe Edição completa versão luxo



ISBN: 8581303072 
Versão delicada e mais elaborada do Pequeno Príncipe, editora Geração. Texto integral com as ilustrações do autor. Capa dura, perfeito para presentear. Vamos aproveitá-lo bastante por ser mais firme. 

E vocês, que livros o seu bebê mais gosta?