Dicas para ententer crianças presas em casa

Marianne Peretti, exposição em Brasília-DF, no Museu Nacional da República

Você sabia que a artista Marianne Peretti foi a única mulher a integrar a equipe de Oscar Niemeyer?


A mostra “A Arte Monumental de Marianne Peretti” esta aberta ao público até 5 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h30, com entrada gratuita. A exposição ainda oferece um programa de visitação escolar com agendamento prévio.

O público poderá conferir mais de 30 peças da artista, entre esculturas, projetos em tamanho real e projeções de vitrais.

As obras de Marianne, única mulher a integrar a equipe do arquiteto Oscar Niemeyer na construção da capital, estão em vários pontos da cidade de Brasília.
Há vitrais de autoria da artista na capela do Palácio do Jaburu, no Superior Tribunal de Justiça, na Câmara dos Deputados, no Panteão da Pátria e da Liberdade e no Memorial Juscelino Kubitschek.
Foi no evento de inauguração do vitral do Panteão que a artista aceitou aquele que pode ter sido o principal desafio de sua carreira, criar o vitral da Catedral de Brasília. O projeto foi desenhado a mão, em tamanho real, no piso do Ginásio Nilson Nelson.
 

Na exposição, o público poderá conferir o desenho original do vitral criado para o altar da Catedral, os esboços que originaram o desenho, a maquete de estudo de aplicação do vitral e um painel ilustrativo de todo o processo construtivo da Catedral.

Se na sua casa vocês também gostam de quebra cabeça, levar seu filho para curtir esta exposição será muito interessante. Você pode também incluir antes da exposição, uma atividade com ele, identificando os vários tipos de materiais usados no teto de uma casa. Por exemplo, o teto da casa do índio, o teto do iglôo, o teto da escola e o teto da igreja, são feitos de que material?
Aproveitando, converse com ele e deixe-o identificar onde é utilizado o vidro, por exemplo, nas janelas, algumas portas.

Tenho certeza que ao observar as fotos da construção da Catedral de Brasília, identificar a arte nos vitrais no teto da catedral, e ainda melhor, poder caminhar livremente pelo desenho em tamanho original criado por Marianne, seu filho ficará vidrado.

A arte de Marianne está em vários estados do Brasil e também em países da Europa, como Itália e França. Aos 87 anos, Marianne Peretti continua a produzir em seu ateliê de Olinda (PE).

LOCAL: Museu Nacional Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto - Zona 0.
Horário de visitação: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.
Telefones: (61) 3325-5220 e 3325-6410 Fax: (61) 3325-5220
E-mail: museunacional@gmail.com

Bom passeio, boa exposição!