Dicas para ententer crianças presas em casa

MOGLI, O MENINO LOBO {Cinema, eu indico}

Fomos convidados, pelo Iguatemi de Brasília, para a sessão pré-lançamento do filme:

Mogli - O Menino Lobo (The Jungle Book). Disney. Duração: 1 hora e 51 minutos.

AVENTURA, FANTASIA E DRAMA tudo junto misturado nesse novo filme da Disney!

Mogli (novato Neel Sethi,de 10 anos, que foi escolhido entre milhares de candidatos depois de uma busca mundial pelo menino-lobo perfeito), um menino criado por uma família de lobos, percebe que não é mais bem-vindo na floresta quando, no período de seca, o tigre Shere Khan, promete caçá-lo assim que as chuvas recomeçarem. Já que ele considera o Mogli uma futura ameaça: um caçador em potencial. Então, o menino-lobo parte em direção à aldeia dos homens,  onde ficará mais seguro. E durante a jornada acontecem novas aventuras.

O mais incível é que o único ator no set é Neel Sethi, que vive Mogli! Tudo o resto, cenário e animais, são feitas em computação gráfica, feitas com CGI fotorrealista. Mas é tão incrível! Tudo parece tão vivo e ficamos tão imersos no filme que não percebemos isso.Tudo parece muito real, ainda mais usando os óculos de 3D.

A idade recomendada para ver o filme é a partir de 10 anos. Como vimos em 3D, as crianças pequenas tomaram alguns sustos, pois os animais parecem tão reais e a história é tão envolvente que esquecemos que é um filme fictício quando, de repente, os animais saltam da tela. Muitas mães falaram que o final era feliz, para as crianças não terem medo. Hehehe.

Eu e a Ceci amamos. Se você quiser levar seu filho pequeno para assistir, recomendo ver o DVD com a animação da Disney antes, assim seu filho vai conhecer a sequencia e saberá que no final fica tudo bem.  Esse DVD as kids assistiam muito quando pequenas. Amamos as canções. Tem algumas no filme, mas acho que poderiam ter colocado mais!

Ah! E no cinema, não esqueça de ver as letrinhas subindo! Não saia antes!

@boaleiturabomapetite: Eu e meu filho Sylvio de 4 anos, assistimos e por ser um filme de ação e aventura, nos atraiu. Percebi meu filho envolvido e vidrado na tela. As cenas de perseguição atrelada a trilha sonora de suspense gerou inicialmente, certo impacto e total atenção das crianças. 
Eu percebi que o modo como Mogli deixa seus amigos, e segue arriscando viver sozinho na floresta, gerou muito impacto, e mais ainda quando apareceu a serpente gigante, a imagem 3D gerou medo e aterrorizou o Sylvio. As cenas são muito bem orquestradas, movimento e trilha sonora de suspense muito ágil.
Porém, eu lamento afirmar que durante todo filme percebi que o humor foi deixado de lado, as raras piadas despertam poucos sorrisos. E os aspectos musicais, elemento forte nos filmes da Disney, neste, não convence muito. Em vários momentos sentimos (Eu e o Sylvio) que falta no filme um elemento motivador, envolvente e contagiante: a musica. Se o filme tivesse aspectos musicais, teria envolvido mais a plateia. 
O único momento musical, pareceu apenas que encontraram um espaço, e por isso, incluíram a música “Necessário, somente o necessário" mas, este momento não é marcante, a cena logo se perde, e o ritmo, a musica não fixa, não fica na mente da plateia. Realmente, este filme não atende ao publico de 4 anos.

@cirandacontada: Uma aventura emocionante, onde retrata-se os valores da AMIZADE e AUTOCONHECIMENTO. Nós amamos o filme, apenas ressaltamos a importância dos pais observarem a censura do filme, pois as crianças podem ficar assustadas com algumas cenas.

@casadeleitores: Meus filhos com cinco anos assistiram super bem e também amaram. Um dos assuntos que debatemos após o filme e que muito impactou os pequenos foi: respeito e amor. Eles também entenderam bem a importância das regras quando se convive em sociedade. Um filme lindo pra se ver em família e aproveitar ao máximo os ensinamentos que ele traz.

 Para mais informações sobre o filme: www.facebook.com/DisneyMoviesBrasil e www.twitter.com/disneybrnews .

O trailer:


É super!
Ah! E claro que temos o livro. Lemos em 2010!

O LIVRO DA SELVA de Rudyard Kipling, ilustrações de Vinício. Editora Ática.

Com texto integral, essa edição explica um pouco do livro, antes de começarem os contos propriamente dito.

Ele diz que a LEI DA SELVA é uma metáfora de todas as leis. "Ela determina o lugar e as ações de todos, e violá-la resulta sempre em danos e, por consequência, em castigo." página 11.

O livro contém 7 contos com canções e poemas. São relativamente curtos e podem ser lidos um a cada noite, por exemplo. Todos têm ilustrações em preto e branco. Os contos não terminam com "a moral é..." mas pode-se tirar lições de todos.

Há uma pequena biografia do autor nessa edição que tenho.

Rudyard Kipling nasceu na Índia, mas com 6 anos seus pais o levaram para a Inglaterra, junto com a irmã, e os deixaram numa casa que cuidava de crianças estrangeiras e nunca mais voltaram, sem nem ao mensos dizerem o por quê?!

 The Jungle Book foi no início dos anos 1890, nos Estados Unidos.

E não termina como o desenho ou o filme. Super recomendo a leitura.