Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre Biblioteca e Bibliotecários


A palavra "biblioteca" vem do grego e significa depósito de livros, mas as bibliotecas podem ser muito mais que isso! E claro, podem ter várias formas, tamanhos e histórias diferente. Pra falar a verdade, nunca vi duas bibliotecas iguais! E quem torna a biblioteca um lugar vivo de histórias é a pessoa responsável por ela: o bibliotecário!
Hoje é o dia do Bibliotecário!! Parabéns para a pessoa que, no colégio, tem a chave da sala mais legal do mundo! Que com uma indicação pode transformar uma simples criança, numa traça/leitor voraz! Que é uma fada (ou "fado") disfarçada de pessoa comum! Que tem o poder de mostrar o livro certo para cada alunos, basta querer! E que organiza os livros para que a gente possa, sozinhos, encontrar caminhos apaixonantes!

 Eu tenho alguns livros sobre bibliotecas: BUT EXCUSE ME THAT IS MY BOOK da Lauren Child é sobre dois irmãos que vão para a biblioteca e a Lola, irmã mais nova do Charlie, quer pegar seu livro favorito sobre besouros. Porém, ao chegar na biblioteca, o livro que ela quer não está na prateleira e o irmão tenta convence-la de levar outro livro. Amo esse livro! Da Tiger Aspect, em inglês.

Para comprar: https://amzn.to/2NYYJYB


O segundo livro sobre bibliotecas é sobre uma bibliotecária má e ninja! 
PÂNICO NA BIBLIOTECA! de Eion Colfer, editora Record. Uma família de 6 pessoas: Pai, mãe e quatro filhos (como foi minha infância). Filhos ativos que que querem levar amigos pra casa nas férias. Os pais já imaginam mais de 8 crianças correndo e fazendo barulho! Então decidem que os dois mais velhos devem ocuparar o seu tempo de férias com o que eles chamam de "brincadeiras educativas". E fica decidido que eles irão fazer um cadastro na biblioteca da cidade. Eduardo e Marcos entram em pânico, porque todo mundo diz que a bibliotecária, a Dona Ângela, é muito severa e é brava impondo silêncio e organização, e até atira batatas em crianças mal-comportadas, pois tem uma arma especial atiradora de batatas! Chegando lá, eles ganham um cartão de acesso apenas para a sala infantil. E eles têm que ficar o tempo todo sentados em um tapete velho e NÃO PODEM DE JEITO NENHUM SAIR DO TAPETE, com risco de levarem batatadas! O livro fala sobre medos, descobertas, bibliotecárias, infância e também sobre o momento em que as kids descobrem que a biblioteca pode ser um lugar mágico e maravilhoso. Recomendo.

Para comprar: https://amzn.to/2XQSlao

Nossa amiga @gi_censi nos enviou uma dica de livro sobre o tema: PROCURA-SE! CARLINHOS COELHO, O LADRÃO DE LIVROS. Eu ainda não tenho, está na minha #wishlist.
Sinopse:
Ele está sendo procurado por todas as autoridades pelos seguintes delitos: Captura de romances, Saque de dicionários, Furto de poesia, de livros de culinária e de histórias em quadrinhos. Uma deliciosa historia sobre um simpático coelhinho que simplesmente ama os livros, a ponto de cometer os mais variados crimes por eles. O filho da Gi, ama esse livro. Da V&R editoras.

Para comprar: https://amzn.to/2XRFh4u

A FADA PALAVRINHA E O GIGANTE DAS BIBLIOTECAS de Luísa Ducla Soares e ilustrações de Maria João Raimundo. Editora Livros Horizonte.
Sinopse:
Toda a gente sabe que os reis têm grandes fortunas, mas de um rei que gastou todo o dinheiro numa biblioteca nunca antes se ouviu falar…Se mais desta história querem saber, estes versos têm de ler…Neles vos esperam além do rei, da rainha, da princesa, do príncipe, dos vassalos e dos soldados, muitas traças marotas, um gigante com grande apetite e uma fada, de seu nome “Palavrinha”. 

Para comprar: https://amzn.to/2O1AWHx

 

LULU ADORA BIBLIOTECA de Anna McQuinn e ilustrações Rosalind Breadshaw, editora @pallaseditora ❤️❤️❤️. Explica para crianças pequenas como funciona uma biblioteca: É preciso cuidar dos livros, há um espaço especial para crianças, é preciso ter silêncio, a bibliotecária está lá para ajudar as pessoas. As ilustrações são lindas e o texto são frases curtas. Ótimo para leitores iniciantes.

Para comprar: https://amzn.to/2O1gJl0

Mais um livro sobre Biblioteca, no dia do bibliotecário. A BIBLIOTECA MÁGICA DE BIBBI BOKKEN de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup. Editora Cia. Das Letras. 
Sinopse: 
Nils tem doze anos e acaba de voltar das férias escolares de verão, passadas em companhia de sua prima Berit, na cidade de Fjærland, interior da Noruega. Para não deixar de se falar, os dois decidem escrever um diário e remetê-lo de uma cidade a outra pelo correio. Já de início, porém, parece haver algo de misterioso no diário de Nils e Berit. Ao comprá-lo numa livraria, Nils conhece uma mulher estranha, alguém que ele e Berit haviam visto de passagem durante as férias. A mulher faz questão de ajudar Nils a comprar o diário - uma esquisitice que ele não deixa de contar à prima já em sua primeira "carta". Em Fjærland, Berit se põe a segui-la. Diante da casa da mulher, Berit "furta" um pequeno envelope da caixa de correio. Dentro, encontra uma carta vinda da Itália, endereçada a uma certa Bibbi, que menciona um sebo em Roma. O estabelecimento guardaria não apenas livros raros, mas também livros ainda não escritos. E um desses livros se refere a uma certa "biblioteca mágica". Toda essa história Berit conta a Nils em sua primeira carta. A aventura mal começou, mas o leitor já se vê mergulhado num grande mistério. Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo - e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes. Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura. Não tem ilustração. Eu diria que é um livro pra crianças, os pais pode ler junto e a partir de 8 anos, já podem ler sozinhos, tweens e teens vão gostar também, pois a leitura é cativante. Recomendo.

Para comprar: https://amzn.to/2T0SQuP


BIBLIOTECAS DO MUNDO de Daniela Chindler e ilustrações de Mariana Massarani, Bruna Assis Brasil, Andrés Sandoval, Elma, Mario Bag, Juliana Bollini e Ciça Fittipaldi. Editora Casa da Palavra.
Sinopse:
SETE BIBLIOTECAS MUITO DIFERENTES, MAS COM ALGO EM COMUM: A CAPACIDADE DE AMPLIAR O MUNDO DE SEUS LEITORES.
Conheça a história de bibliotecas clássicas, modernas, exóticas e até daquelas que sobreviveram à guerra, neste livro, elas são contadas por personagens de conto de fadas, animais falantes, filósofos da Antiguidade e bibliotecários, que viveram essas aventuras pessoalmente. Em forma de conto, são ilustradas por grandes artistas, de traço e estilo variados, ampliando o universo da escrita e da imagem sobre os mais diversos lugares e épocas. Biblioteca de Alexandria, a mais famosa da Antiguidade; Biblioteca Nacional, mais velha que o Brasil; Biblioteca de Basra, sobrevivente de guerra; Biblioteca do Mindlin, a biblioteca de um homem só; Biblioburro, a de livros ambulantes; Biblioteca Internacional da Juventude, a maior de literatura infantojuvenil do mundo; e Biblioteca-Parque da Rocinha, a nova geração. Novos mundos que vão encantar crianças e formar leitores por todo o Brasil. Suuper interessante! Amo esse assunto!

Para comprar: https://amzn.to/2O1zZz8


E você conhece outros livros sobre esse assunto?
Conte pra gente!