Dicas para ententer crianças presas em casa

Banca da Conceição, 308 Sul de Brasília

Esse foi um post feito a 4 mãos! Eu, Gi, e a Márcia escrevemos juntas pra vocês
Nós Eu, Gi, a Márcia do @boaleiturabomapetite e Sil @casadeleitores estivemos presente na tarde 12 de março na Banca da Conceição, 308sul, em Brasília.
Pra quem não conhece a banca fica na Asa Sul, um bairro da região administrativa de Brasília, no Distrito Federal, uma área tombada pela UNESCO. Como essa Super Quadra (308) segue à risca tudo o que o urbanista Lúcio Costa havia planejado, tornou-se modelo. Tem o paisagismo planejado de Burle Marx. A famosa Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e o Jardim de Infância da 308 Sul, revestido com azulejos do artista Athos Bulcão, estão lá. É uma quadra linda! A banca não poderia ser diferente, tornou-se modelo, por conter a maioria das publicações sobre a cidade. É muito visitada por arquitetos e turistas que querem levar um livro sobre a capital, como souvenir de viagem. Vários artistas deixam seus trabalhos, trabalhos que falam de Brasília para serem vendidos lá.

Logo no início as crianças receberam reproduções do livro da Isca Editora,

BRASÍLIA COLORIDA. Dayla Duarte, Juliana Del Lama, João Rafael Corrêa, Leonardo Simão, Olavo Maciel, Pedro Ernesto, Santiago Mourão, Vittor Ibañes e o coletivo Pântano de Manga assinam as ilustrações. A edição é de Naiara Leão e Phillip Dântom com projeto gráfico de Marja de Sá. Para os editores,

o objetivo é apresentar ao público, não necessariamente consumidor de arte, uma amostra da produção cultural brasiliense, combinando o sucesso dos livros de colorir com a inspiração dos ilustradores em torno das formas e cenários da capital.

Em seguida teve o bate papo.

Espantamos a chuva com boas histórias e boas gargalhadas! Foi uma tarde mágica. Todos curtiram de pertinho, os melhores de Brasília:
A Naiara foi a primeira que falou pra gente do livro de colorir.

 Alessandra Roscoé que está relançando o
 BRASÍLIA EM FIGURINHAS pela Franco Editora.

Óbvio que no álbum vem todas as figurinhas! As coloridas são da atualidade e as

em preto e branco, sobre a história da capital.

Vou já mostrar fotos do depois, da Márcia brincando com o Sylvio:

 Colando as figurinhas e

 indo passear com o livro, no dia seguinte, pra explorar o livro pela cidade!


Figurinhas auto colantes são perfeitas. Isto protege o livro, e livra de qualquer borrão e meleira que a cola poderia causar se fosse manipulada por crianças. Quando fizemos atividade com este livro, realizamos passeio ciclístico em alguns pontos turísticos citados no livro:
- começamos apresentando o grande mapa que existe a céu aberto, em um dos pontos turísticos
- fomos conhecer de perto os azulejos de Athos Bulcão na igrejinha.
- o Jardim de inverno na biblioteca pública na 108/308sul.
- super quadra 308sul nos moldes da verdadeira SQS segundo projeto original de Lucio Costa e Niemeyer. - clube unidade vizinhança na 108/109sul.
- Jardim de infância 308sul que recebeu a visita da rainha da Inglaterra, em 1968.

Voltando à banca:

Lucília Garcez apresentou o seu livro:

 BRASÍLIA DE CERRADO A CAPITAL DA REPÚBLICA com ilustrações do Jô Oliveira. Editora Cortez.
Nele ela conta um pouco da história da cidade. Bem legal.
A foto da autora está meio borrada, mas é que eu tive que rir e bater a foto. Adoro as intervenções das crianças, essa menina não aguentou ficar sentada e foi ver o livro beeem de pertinho! Pulou da cadeira rapidamente antes que a Lucília passasse mais uma página!

E teve o Tino Freitas!

Aprendemos com Tino Freitas como é possível "Fazer CHUVA". ☁☔💧Isso mesmo, brinque conosco, faça você também, primeiro abra bastante a palma de uma das mãos, com a outra, junte dois dedos, de preferência o indicador e o anelar e, faça como no vídeo. Lembrando que, mais lento ou mais rápido, conforme volume da chuva, você escolhe, chuva fraca ou forte. Diversão total !

Ele foi lá mostrar seu livro 


BRASÍLIA DE A a Z, ilustrado por Kleber Sales, da Editora Lê. E agora está com uma edição nova, cheio de novas curiosidades e ilustrações diferentes! Muito mais bonita!
O livro fala de um pai e filho que chegam de avião na capital. Eles pegam um taxi e o motorista, um senhor com a idade de Brasília, leva-os pela cidade, contando um pouco da história e dos lugares. É o olhar de 3 gerações. Muito bonito.

Estavam presentes também a escritora Íris Borges e uma convidada surpresa: Deborah Quintal.
Nós rimos com depoimentos curiosos, ficamos fascinados com histórias sobre como os livros e as próprias histórias surgiram e viraram livros infantis, assistimos contações dos livros que mais são a cara de Brasília e ainda teve atividades de arte com as Kids!

Sil @casadeleitores e Alessandra com a Ceci.

A decoração foi da Márcia @boaleiurabomapetite!

Teve música também!
A banca ficou cheia de gente!

Amamos! Vamos fazer outros eventos! Fiquem atentos!
Ah! E mais uma coisinha!



Nós amigas Eu, Márcia e Sil, estaremos mais uma vez reunidas, desta vez celebrando as maravilhas da nossa linda cidade Brasília. Portanto, fizemos uma incrível parceria com a artista Ana Paula Altman, @mundofeltro que tem seus lindos trabalhos exposto na fundação Athos Bulcão, e muitos outros também na loja Endossa na 306sul. Dia 21 de abril será aniversário de nossa querida cidade Brasília, 56 anos com inúmeros registros culturais, temos muitos motivos para comemorar e queremos compartilhar com vocês. Estamos fazendo este sorteio IMPERDÍVEL! Será entregue este lindo quadro maravilhoso da artista Ana Paula Altman @mundofeltro sendo o quadro maior para o ganhador e o outro, para o amigo indicado. Sua chance aumenta mais ainda se o amigo que vc marcar, também marcar você. Boa sorte! Para concorrer é preciso: 
- Estar em território nacional; 
- Seguir @mundofeltro @kidsindoors @casadeleitores @boaleiturabomapetite 
- Procurar a foto oficial no @boaleiturabomapetite e indicar um amigo para ganhar um brinde surpresa. Pode participar quantas vezes quiser, mas não vale perfil de famosos, fake ou de quem você não conhece; O sorteio será no dia 21/04 pelo SORTEOU. É preciso ter o perfil desbloqueado no dia do sorteio para poder participar. Boa sorte!! 🎁