Dicas para ententer crianças presas em casa

Novas versões da Turma da Mônica pela Companhia das Letrinhas

MÔNICA É DALTÔNICA? de Maurício de Souza e ilustrações de Odilon Moraes. Editora: Companhia das Letrinhas.
Sinopse oficial:
"Será que a Mônica enxerga as cores de um jeito diferente e escondeu isso de todo mundo? Ou esse é só mais um plano infalível dos meninos contra a garota mais forte do bairro? Quem conhece essa turma pelo menos um pouquinho já deve ter imaginado a resposta. Nesta história, a primeira publicada na revista Mônica, em 1970, o Zé Luís - e não o Cebolinha, acredite se quiser -, inaugura a tradição dos planos mirabolantes para tentar acabar com as temidas coelhadas da dona da rua. E o Titi, o Cascão, o Cebolinha, junto com o líder do grupo, executam passo a passo o combinado, até que... Além de descobrir o fim da aventura, o leitor vai conhecer curiosidades sobre a turma e as ilustrações surpreendentes de Odilon Moraes, que reinterpreta um clássico de Maurício de Sousa."

A tirinha original é de 1970, essa:
Cássio: E eu gostei da reedição dela na Mônica 75 de 2013, foi a 1ª vez que eu vi essa tirinha, agora, nessa arte, eu acho muito melhor, vem até com curiosidades:

- O Xaveco era Chaveco por seu cabelo parecer uma chave.
- Mônica era a irmã mais nova do Zé Luís nas primeiras tiras.


Cecília: Eu achei as ilustrações muito esquisitas.

Gisele: Ameiii! A história eu já conhecia, dos quadrinhos. Adorei como com esses livros a gente pode mostrar que não existe um jeito certo de fazer, cada um tem a sua própria ideias das coisas. Mostra que um quadrinho pode dar origem a uma história mais longa, assim como uma história pode ser resumida numa tirinha. Adorei como pode ampliar as interpretações das crianças que estão acostumadas com uma mesma Mônica, um mesmo Cebolinha. Fiquei super feliz com esses lançamentos. Acho que são riquíssimos para os professores trabalharem na sala de aula.
Assim como o Cássio, adorei ver os esboços dos ilustradores e curiosidades dos personagens, além da tirinha original que deu origem ao livro.

O outro título já lançado é:
OS AZUIS de Maurício de Souza e ilustrações de Elisabeth Teixeira. Editora: Companhia das Letrinhas.
De uma hora para outra, todo mundo ficou azul!Todo mundo não... A Mônica continua "alaranjada" e está sendo discriminada em função disso! O que aconteceu? Será que é  Cebolinha com mais um plano infalível? Até a Magali está agindo estranha com a Mônica!Oh! Coitada!

Como atividade pedi pras kids desenharem seus personagens da Turma da Mônica. Como eles desenhariam se o Maurício de Souza tivesse pedido pra eles desenharem versões da Turma mais querida do Brasil?
 Cássio.
 Cecília.

Cada um do seu jeito e nenhum dos dois está errado. Isso que achei o máximo nessa coleção. Trabalhar que na arte, não precisa ser perfeito, nem igual... Cada um tem seu jeito e isso faz da obra única e especial.
E você? Como desenharia-os?

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)