Como saber se um cosmético é indicado para uso infantil?

Mesmo pequenas, as meninas têm paixão por maquiagem... sei pela minha filha. Nunca deixei-a pegar minhas coisas e quando ela tinha 4 anos saí e comprei um estojinho pra ela brincar em casa (de se maquiar). Seja pra brincar em casa, pra pular carnaval, ou para uma apresentação da escola é importante sabermos comprar o produto certo para nossas crianças. 
Então hoje temos uma convidada no blog, a Lucia Albanez. Ela vai falar sobre como  saber se um cosmético é indicado para uso infantil? 
Com vocês a Lucia: 
                                          
"O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis e sua utilização faz parte do cotidiano de heróis e princesas.

Mas uma dúvida que surge nos pais: como saber se o produto é seguro para o meu filho?

Para ter certeza da qualidade do produto, a primeira providência é procurar o número de registro na Anvisa do produto, que deve constar na embalagem. No Brasil, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária,  é responsável pelo registro de produtos cosméticos, incluindo os infantis.

Como é a indicação do número de registro na embalagem? A indicação do registro pode ser precedida pelas iniciais MS, ANVS ou pelo nome Anvisa seguido de um número com 9 ou 13 dígitos, que sempre se inicia com o número 2.

A importância de se utilizar produtos registrados é a análise que a Anvisa faz, verificando a conformidade com as normas e se os testes exigidos estão com resultados esperados para esse tipo de produto.

Alguns exemplos de produtos de uso infantil:



 e
Maquiagens Infantis - Um requisito essencial para a maquiagem infantil é ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida da pele com água.

Atenção: maquiagens para boneca e outras comercializadas como brinquedos não podem ser utilizadas em crianças, pois não são formuladas com ingredientes próprios para a pele infantil e nem propiciam a segurança necessária.

Sabonetes, Xampus e Condicionadores Infantis - Cabelo de criança também merece cuidado especial. Utilizem produtos de uso infantil e, em caso de contato com os olhos, os produtos devem ser imediatamente retirados, enxaguando-se o rosto e os cabelos das crianças. Em crianças alérgicas, os cuidados no uso desses produtos devem ser redobrados.

Protetores Solares - É importante o uso do protetor solar diariamente nas crianças para se evitar queimaduras solares. Mas atenção, antes de aplicar o protetor em crianças com menos de seis meses de idade, um médico deve ser consultado e os banhos de sol devem ser restritos ao tempo e aos horários indicados pelo pediatra.

Para consultar se um produto está regularizado na Anvisa, registrado como produto infantil, basta consultar o Portal da Anvisa, no link: http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/Consulta_Produto/consulta_cosmetico.asp
"
 
 
Sobre a Lucia:
Lucia Paula Ferreira Albanez, mãe da princesa Alice de 7 anos, empresária no segmento infantil, advogada especialista em Direito Empresarial e Direito sanitário.


A noticia saiu em português, inglês e espanhol.

Comentários

  1. Concordo plenamente com a matéria. Por aqui Alice adora mexer nas minhas mas converso muito e evito além da precaução ela é alérgica a muitos produtos como xampus etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília tb é toda alérgica. Imagina se dá uma reação forte! Não quero nem pensar. Precisamos fazer tudo com muita responsabilidade! Bjos

      Excluir
  2. Não precisamos ser radicais e proibir completamente, mas alguns cuidados são necessários. Maquiagem de boneca NUNCA! Ao utilizar maquiagem para adulto, fazemos isso por nossa conta e risco e caso aconteça um problema,como uma alergia, a culpa é nossa... complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lucia! Não precisamos ser radicais em nada! Use com moderação! :)
      Adoramos. Muito obrigada pelo texto!
      Abraços, Gi, Cathe e kids

      Excluir

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)

Veja também

Mostrar mais