Dicas para ententer crianças presas em casa

Caixinha de música - BRINQUEDUQUE


 Recebemos um mimo, uma CAIXINHA DE MÚSICA,

da loja Brinqueduque.
Estávamos procurando essas caixinhas há muito tempo.

Fomos buscar um pouco da história da caixa de música. 
No século XIX, a maior parte da produção da caixas de músicas foi na Suíça , alicerçada numa forte tradição relojoeira . A primeira fábrica de caixa de música foi aberto lá em 1815 por Jérémie Recordon e Samuel Junod . Havia também alguns fabricantes na Bohemia e Alemanha. No final do século XIX , alguns dos fabricantes europeus abriram fábricas nos Estados Unidos. O mecanismo veio se aperfeiçoando ao longo do tempo. No início era bem grandes e a medida que foram adaptando as peças e achando novas soluções, a caixinha de música foi ficando cada vez menor e mais acessível.

O que é essa caixinha de música?
Uma base de metal relativamente pesada em que todas as outras peças são presas. A manivela é usada para colocar a mola motora sob tensão, dando corda. Quanto maior o tamanho da mola, maior o tempo de duração da música. O pente é uma peça plana de metal com dentes de diferentes tons. O cilindro é o objeto de programação, é enchido com pinos minúsculos, num espaçamento correto para produzir música através do deslocamento dos dentes do pente. Ao escapar do cilindro, escorregam e provocam o  som. 
Porém está faltando alguma coisa. Vê se você adivinha o que é:


Viu? Falta uma superfície que vibra! Sim. A Cecília notou que funcionava muito bem na caixinha, mas quando tiramos, na mão,  a música ficou super baixa, quase não dá pra se ouvir. 

Simplificando: Em todos os instrumentos musicais alguma coisa tem que vibrar. As vibrações são contagiosas, de modo que o ar em torno da parte que está vibrando, também vibra, espalhando-se sob a forma de ondas sonoras. As ondas sonoras atingem nossos ouvidos e ouve-se o som (Na verdade um processo muito complicado que envolve as várias partes do ouvido e do cérebro).
Como essa caixinha de música, na verdade não tem caixinha, é só a engrenagem, ela não tem onde amplificar as ondas sonoras. Quando encontra a madeira, essa vibra também e devolve a música para nossos ouvidos ouvirem melhor. 

E a música... você sabe qual é? 

A valsa Danúbio Azul. Linda não?!

Capa de versão para piano do Danúbio Azul (em alemão: An der schönen blauen Donau, "Sobre o belo Danúbio azul"), Op. 314, é uma valsa composta por Johann Strauss II que estreou no Wiener em 13 de fevereiro de 1867. (Fonte: Wikipédia)

Adoramos. E você? Tem uma música clássica favorita?
Gosta também de caixinhas de músicas?

Por que será que elas encantam tanto as crianças (e adultos)?

Um comentário:

  1. Minha prima de 12 anos ficou apaixonada por uma caixinha de música da Bela, que toca a canção "Sentimentos São" da Bela e a Fera. A melodia em uma caixinha de música adquire uma aura diferente, não sei explicar... é encantadora : )

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)