Dicas para ententer crianças presas em casa

Como fazer seu filho trocar o NÃO pelo SIM

Leitura para os pais e avós de crianças até 5 anos (não que não se possa ler depois, como eu. Mas vai funcionar melhor se a criança for pequena).
 COMO FAZER SEU FILHO TROCAR O NÃO PELO SIM - DICAS PRÁTICAS PARA RESOLVER OS CONFLITOS SEM SUBORNO OU AMEAÇAS de Jerry Wyckoff e Barbara C. Unell. Editora: Sextante. 9788575423004.
 O livro é um mini manual para os pais. Dividido em vários capítulos curtos ele começa dizendo o que nós, pais, fazemos de errado, ou melhor dizemos de errado. Por exemplo a frase que, confesso, uso bastante: "Quantas vezes preciso lhe dizer isso?". Isso rotula e censura a criança, a diminuindo. Está errado. Estou tentando me policiar bastante, embora me peguei dizendo-a hoje de manhã, novamente. Como é difícil mudar um velho hábito!

Então, o livro ensina a motivar seu filho com maneiras saudáveis: Demonstrando mais empatia, usando acordos e regras, oferecendo escolhas, etc...

O mais importante é refletir primeiro sobre a nossa atitude em relação ao comportamento do nosso filho! Ele não irá mudar, se a gente não mudar primeiro!

Todo capítulo começa com uma frase que a criança diz 
"NÃO quero..." 
em seguida há DICAS ÚTEIS, como:
"NÃO TENTE FORÇAR A CRIANÇA..", 
"É NORMAL QUE A CRIANÇA PEQUENA SEJA MENOS COOPERATIVAS QUANDO ESTÃO COM FOME OU CANSADAS..." e 
" ELOGIE O QUE A CRIANÇA ESTÁ FAZENDO/SE ESFORÇANDO PARA FAZER CERTO..."

Depois vem a parte de AUTOCONVERSAÇÃO onde os pais devem refletir sobre o modo que vêm agindo. Os autores dão exemplo de como os pais estão pensando, geralmente com culpa e cansaço, e depois como deveriam estar agindo e como devem agir daqui pra diante. 

E só depois passam para a parte CONVERSANDO COM SEU FILHO, com exemplos de como devemos tratar determinada situação. Como falar do jeito certo com a criança.

Tudo bem sucinto, sem encheção de linguiça, os pais não tem tempo à perder. 
Recomendo ler o quanto antes.;)

 Para vocês terem uma ideia do que ele aborda, aqui está o índice.
 Frases que toda mãe ouve. Não TODAS as frases, mas algumas você já deve ter ouvido da boca do seu filho, em alguma fase. ;)
Comprei o livro num sebo e recomendo muito. Por que não é só uma mudança do filho, mas também estimula a mudança da atitude dos pais, para com o filho. Dicas simples e úteis. Um livro pra ficar a mão e consultar sempre que as coisas desandarem.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)