Dicas para ententer crianças presas em casa

Brasil for Children e a Semana Mundial do Brincar #vamosbrincar

Semana que vem começa a "Semana Mundial do Brincar" organizada pela Aliança pela Infância.

A Aliança é um movimento mundial – Alliance for Childhood – uma rede, presente em mais de 20 países, que estimula e provoca a reflexão e a ação das pessoas (professores, famílias)  que se preocupam com a infância de um modo geral. 

Teve sua origem na Inglaterra, em 1997, pessoas que estavam preocupadas com o rumo da infância nesse mundo cada vez mais tecnológico e espremido, das grandes cidades: falta de espaços para brincar, consumismo exagerado, pressão escolar cada vez mais cedo, excesso de atividades extra curriculares que tomam o tempo de ser criança, entre outros desafios. 

"Esta semana é muito importante para a Aliança pela Infância, pois é uma mobilização que reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, realizamos um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade. 
O foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem. Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles. 
O brincar seja tratado como uma ação com um fim em si mesma.
 Chamamos de tempo de qualidade aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais. 
As ações desta semana permitam a união de pessoas de idades e culturas diferentes"
Fonte: https://semanamundialdobrincar.wordpress.com/o-que-e/

Em quase todas as capitais acontecerão atividades, quase sempre ao ar livre, para unir as famílias em torno do brincar. 

Haverá debates e palestras também:

Programação:
Dia 25/5 19h30 Debate coletivo para pais, educadores e professores Tema: A brincadeira e as mídias digitais na infância contemporânea Local: EACC 1º Ato. Rua Bufalo, 261. Jd Canadá.
Dias 28 e 29/5 Oficina restauração de carrinhos de rolimã no Vale do Sol- 14h30, para crianças e adultos. 
Dia 30/5 Festival de brincadeiras de Rua- Praça 4 Elementos no Jardim Canadá, para adultos e crianças. 
Toda programação é gratuita e não necessita de inscrição prévia Informações: (31) 8689-425. 
Vai brincar com seu filho e use a hastag #vamosbrincar, para espalhar a ideia por aí!


Pensando nisso, fomos brincar com um livro, que tem todo espírito de brincadeira antigas:
BRASIL FOR CHILDREN - 30 canções brasileiras para brincar e dançar. De Francisco Marques, Estevão Marques, Marina Pitter e Fê Stok, com ilustrações de Larissa Ribeiro. Editora Peirópolis, ISBN: 9788575963524.
 Um primor de livro: capa dura e páginas mais grossinhas, bilíngue, com músicas do folclore infantil brasileiro, ilustrações em colagens com cores fortes que lembram muito a brincadeira do Tangram e a brincadeira do Engenheiro (blocos de madeira). 
Presente lindo para as crianças. 
Presente lindo para mandar para as famílias com kids que moram nos países que falam a língua inglesa também.
Além das canções em português e inglês, no final do livro há um glossário com as informações e explicações das músicas e brincadeiras, como origem, versão, etc...
 A primeira coisa, depois de ler todo livro é dançar ao som das músicas! Uma dança livre, leve e solta! E brincar com outras crianças as brincadeiras de roda!

Depois fomos trabalhar a pronuncia, tanto do português, lendo o livro em voz alta, quanto o inglês. E comparando as músicas nas duas línguas. É interessante observar como a tradução modifica, seja pela palavra, seja pelo sentido, a música. É muito difícil traduzir ao pé da letra e manter o sentido original. 

Também é legal trabalhar com colagem.  

Construindo mundos diferentes, ou músicas diferentes só com figuras geométricas feitas de papel colorido. Para isso basta uma folha em branco,  muitas figuras coloridas e nada de cola! O legal é deixar tudo solto. Cada crianças faz sua interpretação de uma música por exemplo. Depois desmonta e a próxima criança faz outra versão, com as mesmas figuras geométricas. Um exercício de criatividade, coordenação motora (recortar as figuras), de escuta (deixar o CD rolando enquanto se trabalha) atenção e paciência.
Fica a dica! E ´bora brincar com as crianças!
 






Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)