Dicas para ententer crianças presas em casa

LEIA-ME de Amaia Crespo


Fiquei apaixonada pelas ilustrações lindas de Paula Bonet para o livro LEIA-ME de Amaia Crespo, da editora: Berlendis & Vertecchia. ISBN: 9788577230617.
Alice não consegue dormir e quando seu bichinho de pelúcia cai, de tanto ela se revirar na cama, ela vai procurá-lo (de baixo da cama), porém o inesperado acontece: Ela cai para um mundo diferente. Qualquer semelhança com a Alice do país das maravilhas não é mera coincidência.  O texto é todo escrito em letra cursiva, em pequenos blocos. As ilustrações misturam realidade com cores e manchas que sugerem outras coisas, como a capa: você viu o coelho? Legal, né?!
Filosófico e artístico ao mesmo tempo. Um livro sobre insônia, dúvidas, respostas, fantasia, medos e vida. Lindo.

 Pra acabar com essa angustia que muitas crianças e adolescentes têm, dou uma dica: ESCREVER. Escrevendo a gente organiza os pensamentos e visualizamo-los como se fossem coisas fora da gente. Deu pra entender isso? Fez sentido? Na minha cabeça sim, escrevendo, não! kkkk
 O meu mais velho, desde muito cedo, ficava horas na cama a noite pensando em coisas: dúvidas, preocupações com o futuro, remoendo fatos que haviam acontecido durante o dia, pensando em ideias novas, entre outras coisas. Após EU pensar muito, resolvi o problema de uma forma bem simples. Comprei cadernos pautados e não pautados para que, caso ele tivesse alguma ideia de noite, ou alguma questão mais urgente que escrevesse pra resolver ou não esquecer no outro dia. Posso dizer pra vocês que meu guri tem uma gaveta com dezenas de cadernos, desde que ele começou a escrever, com 4 anos. Não são diários, não têm nada a ver com o que eu fiz hoje e/ou o que senti, mas são planos, pensamentos, histórias, personagens que brotam na cabeça dele. Adoro ver, quando ele deixa, claro, as coisas que ele está pensando. Recomendo, até pros adultos. ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)