DOCE DE LEITE CASEIRO

Estava procurando DOCE DE LEITE, mas não gostei das marcas que encontrei aqui, no DF. Então liguei pra minha mãe, pedindo a receita da minha vó. Minha vó morava no interior de Santa Maria, no RS. E fazia doces maravilhosos. Me lembro dela fazendo doce de leite numa panela compriiiida e como eu amava lamber a panela, depois que ela já tinha colocado o doce de leite nos vidrinhos.
Minha mãe, ligou pra minha tia Inês, porque não se lembrava do ingrediente secreto!Ahá! 

E voilá!
E agora mostro pra vocês o passo a passo do DOCE DE LEITE DA VÓ MARIA.

Ingredientes:
*  leite integral.
* açúcar cristal
* bicarbonato 

Necessário também
* vidros com tampa

Modo de fazer:
 Pegar uma caixa de 1 litro de leite integral. Despeje todo leite numa panela. Eu recomendo uma que tenha uma borda, como a de pressão (pq ao ferver vai saltar). Corte a parte de cima da caixa de leite e use-a como medida do açúcar. Precisa ser um pouco menos que a metade da caixa. Coloque o açúcar também dentro da panela. E, por último, meia colher de cafezinho rasa de bicarbonato. Misture tudo dentro da panela e ligue o fogo (médio-baixo).
Mexa constantemente, e cuidado, o leite vai ferver e subir! Misture com vontade que ele baixa. Misture para não queimar.
Quando ele começar a ficar um pouco cremoso, bata uns 5 minutos com rapidez. Desligue e coloque nos vidros (previamente escaldados e secos).
 A medida que você vai mexendo ele vai ficando mais grosso e engrossa mais ao esfriar..

Rendeu 2 vidrinhos: 1 cheio até a borda e o outro quase cheio.
Delícia!
Conservar na geladeira.

Mas ATENÇÃO:
 Na primeira tentativa eu misturei até quase o ponto de brigadeiro /o\ e aí.... ficou MUITO grosso, e ele virou rapadura! Endureceu tudo quando esfriou! Fica uma delícia também! Mas não fica doce de leite.

Sim, eu sei, vai horrores de açúcar! Mas pense o seguinte: se for comprar no supermercado o doce de leite vem ainda com corantes e conservantes, além de muito açúcar e sódio também. Melhor fazer em casa e comer pouquinho por vez. :)

Comentários

  1. Xiii... Agora complicou. Aqui o leito não vende em litros e nem na caixinha. Da próxima vez que você fizer, será que você consegue pesar o açúcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia.
      Vc pode fazer assim: Separe 1 litro do leite do galão e coloque em um recipiente, ou pote. Marque até onde o litro ficou. E daí, use essa referência como medida pro açúcar, enchendo até pouco menos que a metade da marca do leite. Deu pra entender? Acho que me enrolei... :) Bjos

      Excluir
  2. Deu para entender, sim.mvoltei aqui porque vou tentar fazer hoje. 😀

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)

Veja também

Mostrar mais