Dicas para ententer crianças presas em casa

DOCE DE LEITE CASEIRO

Estava procurando DOCE DE LEITE, mas não gostei das marcas que encontrei aqui, no DF. Então liguei pra minha mãe, pedindo a receita da minha vó. Minha vó morava no interior de Santa Maria, no RS. E fazia doces maravilhosos. Me lembro dela fazendo doce de leite numa panela compriiiida e como eu amava lamber a panela, depois que ela já tinha colocado o doce de leite nos vidrinhos.
Minha mãe, ligou pra minha tia Inês, porque não se lembrava do ingrediente secreto!Ahá! 

E voilá!
E agora mostro pra vocês o passo a passo do DOCE DE LEITE DA VÓ MARIA.

Ingredientes:
*  leite integral.
* açúcar cristal
* bicarbonato 

Necessário também
* vidros com tampa

Modo de fazer:
 Pegar uma caixa de 1 litro de leite integral. Despeje todo leite numa panela. Eu recomendo uma que tenha uma borda, como a de pressão (pq ao ferver vai saltar). Corte a parte de cima da caixa de leite e use-a como medida do açúcar. Precisa ser um pouco menos que a metade da caixa. Coloque o açúcar também dentro da panela. E, por último, meia colher de cafezinho rasa de bicarbonato. Misture tudo dentro da panela e ligue o fogo (médio-baixo).
Mexa constantemente, e cuidado, o leite vai ferver e subir! Misture com vontade que ele baixa. Misture para não queimar.
Quando ele começar a ficar um pouco cremoso, bata uns 5 minutos com rapidez. Desligue e coloque nos vidros (previamente escaldados e secos).
 A medida que você vai mexendo ele vai ficando mais grosso e engrossa mais ao esfriar..

Rendeu 2 vidrinhos: 1 cheio até a borda e o outro quase cheio.
Delícia!
Conservar na geladeira.

Mas ATENÇÃO:
 Na primeira tentativa eu misturei até quase o ponto de brigadeiro /o\ e aí.... ficou MUITO grosso, e ele virou rapadura! Endureceu tudo quando esfriou! Fica uma delícia também! Mas não fica doce de leite.

Sim, eu sei, vai horrores de açúcar! Mas pense o seguinte: se for comprar no supermercado o doce de leite vem ainda com corantes e conservantes, além de muito açúcar e sódio também. Melhor fazer em casa e comer pouquinho por vez. :)

5 comentários:

  1. Xiii... Agora complicou. Aqui o leito não vende em litros e nem na caixinha. Da próxima vez que você fizer, será que você consegue pesar o açúcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia.
      Vc pode fazer assim: Separe 1 litro do leite do galão e coloque em um recipiente, ou pote. Marque até onde o litro ficou. E daí, use essa referência como medida pro açúcar, enchendo até pouco menos que a metade da marca do leite. Deu pra entender? Acho que me enrolei... :) Bjos

      Excluir
  2. Deu para entender, sim.mvoltei aqui porque vou tentar fazer hoje. 😀

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)