Dicas para ententer crianças presas em casa

O CONSERTADOR DE COISAS

 Recebemos o livro O CONSERTADOR DE COISAS da minha amiga escritora e contadora de histórias MILENE BARAZZETTI. Ilustrações lindas de MIRELLA SPINELLI, editora: HABILIS, ISBN: 9788560967520

É a história da menina SOPHIE, uma menina muito solitária que amava escrever... escrever cartas. A mãe estranha e sempre perguntava pra quem a menina escrevia tanto e a menina respondia para o Consertador de coisas. A mãe achava que era invenção dela. É que as duas estavam com os corações partidos: o pai de Sophie havia morrido. A mãe chorava pelos cantos e a menina só consegue se distrair um pouco no sótão da avó. Onde encontrou um velho anuncio de jornal de um homem que consertava coisas. Será que ele conseguiria consertar seu coração? De tão triste que Sophie está, não consegue nem chorar. Começou a escrever cartas e cartas contando os problemas que tinha. Mas um dia pegou a mãe lendo uma de suas cartas. Ficou furiosa! Não era pra mãe ler! Saiu correndo...
Não posso mais contar a história... mas o que será que via fazer a Sophie sorrir novamente? Você consegue adivinhar? 

O livro é uma maneira de entrar no mundo da criança que está triste e passando por uma dificuldade. Ele é uma chave ou um gancho, um jeito de fazer a criança ver que não é só ela que tem esse problema, que está passando por aquela situação e também uma maneira do adulto questionar a criança:
Ela está se sentindo como a Sophie?
Quer falar a respeito? Ou escrever? As vezes é mais as palavras saírem num papel que pela palavra falada. Vamos escrever uma carta e colocar os sentimentos para fora? O que você faria para consertar o país? O mundo? Que outros jeitos podemos aliviar a dor sem chorar? Tem como esquecer a tristeza de um coração quebrado? Que coisas te deixam alegres? Do que você gosta de fazer para se sentir melhor? 
Entre outras perguntas...

Aqui em casa fizemos 2 atividades diferentes.
1.  Fiz um coração e rasguei-o todinho.
 Pedi pra Cecília montá-lo novamente (e foi difícil) e colá-lo com band-aids, enquanto me contava como faria para consertar o coração de alguém que estivesse triste ou/e partido.
 2. Pedi pras crianças escreverem textos sobre como consertar um coração partido. Cássio fez 2 receitas e a Cecília um poema e uma música:

"Como curar um coração partido?
Cantando o amor é lindo,
O amor é lindo, a bondade é boa e
A amizade cria laços no coração" 
Cecília Barcellos 7 anos.

Fica a dica. Boa leitura

2 comentários:

  1. Ai que COISA mais linda!!!! Adorei a ideia do livro e a sua atividade então, apaixonante..... puxa, parabéns Gi. Cada vez te admiro mais. E aprendo com vc, sempre. bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gisele pelas atividades com o livro e pela divulgação. É muito importante esse trabalho em rede e como estou começando, por ser meu primeiro livro, te agradeço imensamente. Adorei as atividades e o modo como você interpretou a história. As histórias são assim mesmo, cada um vê elas de maneira diferente e isso que é bacana. Parabéns pelo site e pelo teu trabalho. Estou sempre espiando e vendo as dicas legais que você e seus filhos nos passam. Bjinhos querida!

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)