Dicas para ententer crianças presas em casa

Os Orixás sob o céu do Brasil

  Dia 21/01 é o dia mundial da Religião. Por isso escolhi o livro OS ORIXÁS SOB O CÉU DO BRASIL pra mostrar pra vcs hj! Livro escrito por MARION VILLAS BOAS e ilustrado lindamente por SANDRO LOPES. Editora Biruta, ISBN: 9788578481148
O livro aborda as lendas dos Orixás, um pouco da história, um glossário com termos e sobre as diversas entidades da Umbanda/Candomblé.
 A Cecília adora lendas e ficou encantada com as histórias. Para quem é curioso sobre o assunto, ou pra quem quer responder algumas perguntas que as crianças fazem, esse é um ótimo livro de introdução sobre a Umbanda/Candomblé.

Sinopse do livro:
"Iemanjá e Oxalá são orixás que muita gente conhece de nome, mas a maioria nem imagina a história interessante que eles têm. Neste livro, além de contar a lenda desses e de muitos outros orixás, Marion Villas Boas conversa de perto com o leitor. Ela conta como pessoas vindas de diferentes regiões da África chegaram ao Brasil e se uniram pelo culto aos orixás, explicando a origem do candomblé
e mostrando sua riqueza."


Como o livro fala, a Umbanda possui diferentes linhas, mas alguns fundamentos são iguais à todas (Fomos procurar na internet um pouco mais sobre o assunto...):

'O compromisso com "a manifestação do espírito para a caridade". O que significa que a ajuda ao próximo não ser retribuída em dinheiro ou valor de qualquer espécie para o médium, podendo sim o templo receber as contribuições para o andamento e manutenção.

A crença na imortalidade da alma.

A crença na reencarnação e nas leis cármicas.

Serviço social constante nos centros.'
(fonte: Wikipédia) 

Meus pais são católicos e fiz crisma, comunhão, quando pequena, fui quase todos os domingos a missa.
Minha sogra estuda religiões e com ela conheci a Umbanda. Quando a Cecília ainda não ia pra escola, eu e ela éramos encarregadas de levar minha sogra até o Terreiro, uma vez por semana. Uma vez nos convidaram à entrar, a Cecília (tinha menos de 3 anos) viu o pessoal de pés descalços, todos de branco cantando um ponto (música pra abrir e fechar os trabalhos) e falou pra mim, maravilhada: -"Mãe, quando crescer vou trabalhar aqui com a vovó!".
Sabe desenho animado quando os olhos saem da pupila? Essa era eu naquele momento! kkk
Não conhecia nada a respeito e me apavorei! Pergunta se eu entrei lá de novo com ela?  Pergunta!? Vou esperar ela crescer um pouco mais! ;)
A Cecília é apaixonada pelas religiões como minha sogra. Adora uma reza e uma história religiosa. Amou o livro. Leu, pediu pro pai ler algumas lendas pra ela novamente, mostrou pra vó Elia, também.

E sabe que ela encontrou várias música que ouvimos que falam da Umbanda?

Achei algumas delas no youtube pra mostrar pra vocês:


DORIVAL CAYMMI "CANTO DE OBÁ"

Canto de Oxum - Toquinho e Vinícius

Canto de Ossanha (Toquinho e Vinícius)- (nossa FAVORITA!)


Fica a dica!
 #Boaleitura!

2 comentários:

  1. Como agnóstica vinda de uma família de umbandistas e candomblecistas digo que amei a dica de livro!! Vou procurar para as crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom!!! :) Depois me fala o que elas acharam!
      Bjos, Gi e kids

      Excluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)