Dicas para ententer crianças presas em casa

Quadro Natalino - falso patchwork

 Primeiro comprei  telas painel (são telas mais grossas onde o tecido da tela é grampeado atrás e não dos lados). E escolhi (na verdade escolhemos - a Cecília e eu) dois enfeites leves.
Desenhei 2 quadrados, um dentro do outro, com um lápis (na verdade eu desenho beeeem fraquinho - mas aqui desenhei forte pra vocês verem).
 Deixei o enfeite de Papai Noel de lado e fomos pintar as telas. A primeira coisa à fazer é tapar com fita crepe o quadrado do meio. Escolher entre a cor vermelha ou verde e pintar os dois quadrados da mesma cor, mas de diferentes tons. Usar tinta acrílica.
 Depois retirar a fita adesiva do quadrado do meio. Esperar secar e em seguida e passá-la (fita crepe) nas margem de dentro do quadrado de fora e nas bordas do quadrado de dentro.
 Assim você pode pintar o quadrado do meio com a outra cor,aqui vermelho, sem se preocupar em manchar o que você já pintou. Pintar também os lados da tela com a mesma cor do quadrado do meio, mas de um tom diferente. Deixar secar.
 Agora vamos aos detalhes! Escolher uma textura ou padrão e reproduzi-lo em toda lateral. Aqui a Cecília escolheu pontinhos brancos.
 Para fazer listras ou xadrez usar e abusar da fita crepe. No primeiro verde a Cecília quis fazer listrado de verde mais escuro.
 No quadrado seguinte a Cecília fez bolinhas coloridas como os pisca-piscas. Mas dá pra inventar e abusar de estêncil, carimbos e outros materiais pra fazer o padrão que você quiser. 
Eu joguei no Google imagens as palavras CHRISTMAS FABRIC tem tecidos lindíssimos e combinações  fantásticas para usar de inspiração. Meu conselho é começar a pintar, fazer os detalhes do quadrado do meio para o de fora. A Cecília não quis, claro, mas corre-se o risco de borrar ao passar a mão em cima.
Em seguida, com uma caneta permanente contornar os quadrados, até o da borda. E para parecer costurado, com a mesma caneta permanente de ponta fina, desenhar uns pontos de costura: pode ser "X",  -----, //, WWW (zigzag) invente o seu, nas bordas dos diferentes quadrados e nas laterais.
 Por último colar o enfeite com Super Bonder, para que ele fique bem firme. Esse é o meu quadro.
Esse é o da Cecília!

Eu comecei a fazer esses quadrinhos antes das crianças nascerem, lá por 2002/2003 e vendi muitos. Alguns até pra Alemanha! Eu cobrava 50 reais cada. 
 Depois vieram as crianças e comecei a fazer quadrinhos pra quarto de hospital e de criança. Não achei as fotos dos que fiz, só essa, que foi pro Cássio (o tema do quarto dele era tartaruga, então colei uma que mexia o pescoço quando você mexia na tela).
Também fiz de Páscoa, aniversário, para banheiro, cozinha... :)

Fica a dica!

3 comentários:

  1. Nossa!!! Que idéia simples e bacana! =D
    Parabéns Ceci! =)
    Mais uma atividade para se fazer nas férias!!!
    Abraços,
    Akiko, Hannah & Sarah

    ResponderExcluir
  2. Bem fofinhos esses quadros, a Cecília tem o jeitinho artístico da mãe.

    ResponderExcluir
  3. Lindo querida, tô levando lá pro blog Reciclando.
    Bjus

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)