Dicas para ententer crianças presas em casa

O JORNAL

O JORNAL de PATRICIA AUERBACH. Editora: Brinque-Book, ISBN: 9788574123851
É um livro imagem. Pelas ilustrações você acompanha a história de um menino que não entende porque o pai dele fica horas lendo jornal. 
 Curioso, aproxima-se devagar.
 Mas...
 Não consegue entender!!!
 Mas eis que de repente...
 tudo transforma-se...
 O menino viaja nas notícias do jornal! 

Eu me lembro de uma cadeira de escultura na faculdade (de Artes Plásticas), que tinha 8 créditos: Pela parte da manhã a professora dava um tema e a tarde nós precisávamos apresentar um trabalho pronto. Era uma correria, porque não tínhamos ideia do que ela iria pedir e, depois do anuncio dela, era uma correria para conseguir material e montar tudo para a apresentação! E óbvio o material mais usado era o JORNAL. Ele é tão baratinho e pode ser usado de inúmeras maneiras que a gente até esquece dele.
  
 Aqui em casa começamos rasgando o jornal, que por si só, já é divertido!
 Logo Ceci entrou no clima e foi brincar sozinha com ele... eu só de vez em quando ia tirar algumas fotos, mas não quis atrapalhar a brincadeira com instruções.
 Fora dentro, dentro fora. Uma viagem...
Que continuou numa pescaria.
E mais tarde, ela simplesmente começou a pisar no jornal rasgado e me chamou entusiasmada que estava ouvindo o barulho do mar!

Um caixa sensorial, bem barata e super fácil de fazer, para estimular os sentidos e imaginação da sua criança, como o menino do livro!

7 comentários:

  1. ola!!!???KIDS INDORS??
    com jornal pode-se fazer um temporal maravilhoso!
    assim: "cada criança pega uma folha de jornal e começamos a tamborilar com os dedos na folha ____ é a chuva começando.....
    tamborile mais forte_________é a chuva ficando forte.....
    tamborile mais ligeiro com mais força os dedos__________é a chuva virando temporal!!!
    mantenha por um tempo o barulhão..todos batem forte!
    ai rasgue voce o cooordenador uns jornais com força___________raios!
    "neste ponto estão todos muito agitados"!...coordene..."a chuva esta acalmando,acalmando..bate lento,um pingo aqui outro ali....silêncio..a chuva passou todos deitados no chão com seu jornal na mão!!!
    "ai!!! começou uma trovoada sem chuva...pega o jornal segura nas beiras e puxa com força rasga estourando...e vai rasgando,pega mais quem jornal quem quer.....e a trovoada acaba nesta rasgação...volta a calma______________deitados esticados de olhos fechados o temporal se foi a trovoada acabou ufa!!!!! ________________ depois fazem juntos a limpeza da sala. sempre que fiz esta brincadeira em classe as crianças pediam biz! Um abraço Graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEI!!! Maravilhosa essa ideia! Minhas crianças vão amar fazer isso! Muito obrigada por dividir isso com a gente!

      Excluir
  2. Oi, Gisele!
    Talvez esta seja a primeira vez que eu comento por aqui.
    Sou a Débora do Nascimento. Você me conhece do Facebook, lembra?
    Sua dica de brincadeira foi muito oportuna hoje. Minha filha fez a festa!
    Da próxima vez, incrementarei com as ideias da Graça.
    Confiando na sua recomendação, hoje eu aproveitei a promoção de 50% na Livraria Cultura e comprei aquele livro "Eu que fiz".
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Debora!
    Bem vinda!
    Que bom que pude ajudar!
    Se vc quiser ver qualquer livro que eu tenha, posso te mandar sempre as imagens. Os livros são caros é muito bom saber o que estamos levando pra casa!
    Bjão e qualquer coisa: grita!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde linda
    ótimo fim de semana
    vem ver meu corpete e
    escolher um para vc ;)
    super beijo
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Gisele!
    Nossa, esse post me bateu uma saudade que você não imagina o quanto. Não que eu tenha lido esse livro quando nova, e meu bebê é recém nascido, então não poderia ser com ele também. Mas é que desde que você postou eu lembrei que eu tive um livro que falava sobre jornal.
    No caso, ele explicava como que um jornal funciona, seção por seção, e no fim vinha um jornalzinho todo diagramado, mas só com linhas e algumas ilustrações para exemplificar as fotos do jornal, e você completava o resto, escrevendo o que quisesse sobre cada tema. Era Demais! E só agora consegui achar o nome do livro e tudo.
    É 'Faça seu próprio jornal' ISBN 8530802489.
    Sou nova leitora do blog, não sei quantos anos os seus filhos têm, mas dê uma olhadinha nesse livro, é baratinho, leve e fácil de entender e além de ser muito divertido. Vale a pena.
    Beijos Gisele, tudo de bom pra vocês, sua família é linda!!

    http://boutbenjamin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Muito obrigada pela dica! Vou procurar o livro, sim! Eu tenho guardado (só não achei onde) um jornal que eu e meus amigos fizemos, quando éramos pequenos! Adorei a ideia de fazer com eles tb!
      Bjos, gi e kids

      Excluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)