Dicas para ententer crianças presas em casa

Musica, literatura, show, viagem e cultura - completando o cíclo.

Eu queria hoje falar para vocês de um ciclo de estudo que de vez em quando fazemos aqui em casa.
Tudo começa com um grande interesse por parte das crianças.
 
Há dois anos atrás meu filho conheceu a obra do cantor e compositor gaúcho Vitor Ramil. Ele faz uma música que tem a estética do frio (deixa-me explicar: no frio ficamos mais recolhidos, mais em casa, ao pé da lareira - ou fogo de chão- introspectivos, reflexivos até mais sozinhos). Cássio ficou encantado pelas letras e músicas.
Este trabalho DÉLIBÁB vem com um cd e um dvd. Nem preciso falar que o CD ficou no carro durante meses e ele assistiu o dvd infinitas vezes (conhece os diálogos e músicas de cor). E nesse dvd, que é uma espécie (também) de making off, onde o artista fala das suas inspirações, por que gravou músicas em espanhol e dos poemas de outros poetas que musicou. Lá ele conta que as duas maiores influências foram Jorge Luis Borges e João da Cunha Vargas. Meu filho imediatamente se apaixonou pelo espanhol (e até na aula  a professora me chamou para pedir para conversar com ele por que ele respondia o que ela perguntava em espanhol e não em português) foi procurar na nossa estante para encontrar esses dois autores, não tinha e ele me pediu pra comprá-los.

Eu sempre acho que quando estamos no caminho certo as coisas parecem que magicamente são colocadas nos nosso caminho, ou todas as portas se abrem ou há inúmeras coincidências divinas.

Um dia, por acaso, estava passando e vi um sebo que sempre passei de carro, mas nunca tinha parado para entrar e, bem ao lado do caixa o livro JORGE LUIS BORGES - OBRA POÉTICA me esperando!!! Uma edição de argentina (editora Emecè, ISBN: 9500403501) que tinha sido comprada na Europa (pela etiqueta de preço), e pela dedicatória mais especificamente Madri, e estava em Porto Alegre me esperando!!! Abri o livro e o primeiro poema foi o MILONGA DE MANUEL FLORES, o favorita do Cássio, obviamente um sinal. 
 
Comprei e quando cheguei em casa com o livro, ele não acreditava!!  Expliquei para ele que era um livro importante, que ele precisava cuidar muito. 
E que ele colocasse o nome e data. Mas olhem o que ele escreveu! UM LIVRINHO DADO PELA MINHA AMADA MÃE. :) Lemos alguns poemas (todos em espanhol) e coloquei-o para dormir. Mas quem disse que ele conseguiu? Ele estava tão faceiro e esperou meu marido chegar para poder compartilhar a novidade! Este foi o "livro de bolso"(que carrega pra tudo quanto é lugar) dele por meses!

De aniversário ele pediu para irmos para o Uruguai, o país vizinho mais perto para ele poder ouvir e falar em espanhol! 
Ok, viagens à estudos, sou parceira! E lá fomos nós... 4 dias de estudos, conversas, leituras e passeios tudo em espanhol!
Na volta passamos em Pelotas-RS a cidade do artista Vitor Ramil! Hehehe!

E para terminar os estudos, de surpresa, fomos ao show DÉLIBÁB, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre.
Ele estava tão ansioso!
Até no palco subiu depois do show! Mas ficou tão nervoso que ia conseguir um autógrafo que... saiu correndo do teatro, ficou com vergonha! Então não tem foto com o artista, desta vez pelo menos...

E tudo isso aconteceu o ano passado... mas eu achava que ainda faltava um pedaço deste quebra-cabeça cultural: o livro DEIXANDO O PAGO do João da Cunha Vargas. Mas o livro está esgotado, e foi editado por uma construtora que faliu há anos atrás! Mas como sou mãe e brasileira e NÃO DESISTO NUNCA, esse mês 
 achei o livro na ESTANTE VIRTUAL! Livro usado em ótimas condições! Declamou, cantou e leu correndo tudo! Ok, agora fim da lição!

E esse é um dos motivos que não coloco idade para os livros que resenho aqui no blog. Eu nunca pensei comprar Borges para meu filho de 6 anos (naquela época). Mas ele mostrou um interesse enorme em conhecer! Eu acho que o importante é explorar os assuntos que a criança gosta com todas as possibilidades que os pais e mães e professores encontram pela frente! Nossas crianças já nascem com uma capacidade enorme de absorver e aprender tudo, basta estimulá-los. Claro que ele não vai entender TUDO que leu, mas vai entender boa parte e sempre terá o livro (e dicionários) para voltar depois e reler e reler e reler!

#ficaadica

2 comentários:

  1. Gisele, que coisa mais querida esse guri! Li toda boba o post, maravilhoso. E confesso que estou admirada com o seu filhote! Que rica coisa tu ensinou pra ele, tomara que eu consiga passar isso pro meu Fernando também.

    Beijos pra toda família!

    Mariáh
    http://cartasaomeubebe.com

    ResponderExcluir
  2. PERFEITA a sua percepção, que coisa maravilhosa de ver, uma mãe que sabe que o universo infantil vai muito além das classificações etárias. Parabéns, beijos!
    Luciana
    http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)