Dicas para ententer crianças presas em casa

BREVÍSSIMA HISTÓRIA DE QUASE TUDO!

Quem acompanha o blog sabe o quanto meu filho AMA ciência! E como os livros da Companhia das Letrinhas tem divertido as nossas horas de leitura!!!
 BREVÍSSIMA HISTÓRIA DE QUASE TUDO. ISBN: 9788574064161 Editora: Companhia das Letrinhas. Ganhou o prêmio FNLIJ 2011 de melhor Tradução/ Adaptação Informativo. Quando chegou o livro, meu filho estava pulando no sofá. Ele pediu pra ver e...
 depois de um tempo...
 Continuava lendo na mesma posição!
Devoramos o livro!
Sinópse: "Bill Bryson, o autor,  um dia se deu conta de que conhecia muito pouco o planeta em que vivia. Essa constatação foi o empurrão necessário para que ele reunisse todas as suas perguntas sobre ciência e saísse em busca de respostas. Durante três anos, leu centenas de livros e revistas e entrevistou especialistas das mais diversas áreas. O resultado desse esforço para entender - e explicar - tudo sobre o mundo apareceu primeiro em Breve história de quase tudo, e agora ressurge adaptado para o público infanto juvenil."
Toda criança adora ciência, toda criança é um cientista a procura de respostas!!!  Esse livro começa com Bill explicando que ele sempre gostou d ciência, mas os livros da escola era muuuuito chato e além disso, não respondiam as perguntas que borbulhavam dentro da sua cabeça. Então ele resolveu escrever um livro divertido sobre ciência, com muitas curiosidades, fatos bizarros, como os cientistas chegaram a descobrir as coisas e principalmente como a vida se mantêm nesse nosso planeta!
O livro é fartamente ilustrado com desenhos e fotos. O texto é claro, objetivo e de uma forma que as crianças entendam, sem ser chato, nem complicado.

Depois de ler resolvemos fazer algumas experiências....
Sobre eletricidade estática... Um tipo de eletricidade que as crianças podem brincar!
 Você vai precisar de um balão e de...
 cabelo comprido! Passar o balão sobre o cabelo bem rápido, pra cima e pra baixo...
 depois afastar o balão e o cabelo acompanha!!! Fica todo arrepiado!
 Na outra brincadeira esfregamos várias vezes o balão BEM rapidamente num blusão de lã.
A foto não é boa, mas quando você aproxima o balão 1cm da lata ela rola na direção do balão!!! Latas menores funcionam melhor (e vazias!). 
Parecia mágica! Mas é eletricidade estática: Os opostos se atraem. Quando você esfrega o balão no cabelo ou na lã ele ativa as partículas negativas, potencializando-as. O cabelo com partículas carregadas positivamente é atraído pelo balão carregado de partículas negativas. Assim como a lata de alumínio que segue o balão que carregamos, na lã, de partículas negativas! 

Na experiência a seguir  tentamos recriar bolhas de lava dentro de uma caneca.
Colocar 3/4 de água dentro de uma caneca.
 Gotas de corante para alimentos (core vermelha ou laranja).
 Assim,dessas cores, olha!
 E agora coloque 1 cm
 de óleo de cozinha.
 E para começar a fábrica de bolhas de lava: coloque sal... tipo uma colher de chá rasa...
 e espere as bolhas começarem a subiiiiiiiir!
 Não consegui tirar fotos boas... Mas fica parecido com aquelas lâmpadas de bolhas (sabem?). De tempo em tempo, quando as bolhas pararem de subir, coloque mais um pouco de sal... e depois mais um pouco e depois mais um pouco!

O óleo é mais leve que a água, então ele sobe para a superfície, ficando bem na parte de cima da caneca. O sal é mais pesado que o óleo, então ele afunda, mas leva um pouco do óleo consigo. Porém, quando o sal disolve-se na água o óleo que ele havia 'prendido' volta a subir formando uma bolha bem bonita! Legal, né!?!

Quando lemos a parte do livro sobre as camadas da atmosfera, 
falamos muito no ar: aquilo que todo mundo precisa pra viver, mas não se pode ver, assim a olho nu. Mas ele está por toda parte...

 Você vai precisar de um balão e de uma garrafa plástica de 600ml vazia, de preferência transparente.
 Coloque o balão dentro da garrafa e prenda a boca do balão na boca da garrafa!
 Agora sopre... isso, com toda força que você tiver! E você vai perceber que não tem como!!! IMPOSSÍVEL!! Por quê? Por que a garrafa está cheia de AR! E como ele não tem para onde escapar, ele ocupa todo o interior da garrafa!
 Então, com um parafuso, faça um furo na lateral da garrafa (uns 3 dedos de mãe pra cima da parte de baixo).
 Agora sopre novamente! Desta vez ficou fácil! O AR da garrafa sai pelo buraco do parafuso e o AR dos seus pulmões enche o balão. 
Mais um truque: depois de soprar tape o furo com um dedo!
 E olha! O balão fica cheio!!! Quando você tapa o furo, não deixamos o AR da garrafa escapar. Tudo para! O balão continua inflado!
 Sem você precisar tapar a boca da garrafa, nem do balão!
 O AR de dentro do balão não sai! Você pode até colocar seu dedo dentro!
 Encha o balão.
 Até ele expandir bem.
 coloque o dedo, antes de para de soprar.
 Tudo para! Não entra Ar, nem sai!
 !!!
Agora é só tirar o dedo do buraquinho que o balão esvazia! O AR começa a entrar pelo buraco da lateral e força o AR de dentro do balão sair pela boca da garrafa! 

A ciência parece mágica!!! E é muito divertida!


ÓTIMO presente de natal para os pequenos cientistas!!!


4 comentários:

  1. Báh o guri já ama o meu exemplar de A breve história de tudo, imagina uma versão feita só para eles... vou ver se consigo ainda antes do Natal, se bem que já tem 6 exemplares de livros empacotados hehehehehe... #aloka dos livros hehehehehe... amei a dica!!
    Gisele, o blog tá cada dia mais delicia, nem sempre consigo comentar, mas ó coisa mais linda de ver tua dedicação em fazer a infância dos teus pequenos ser assim tão especial e ainda por cima compartilhar isso, Parabéns e obrigada!!!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Gi que livro lindo e maravilhoso.
    E que alegria ver as criancas fazendo experiencia; lembro que essa era a parte que eu mais gostava na escola nas aulas de fisica/ quimica/ ciencia (nao lembro!).
    La vai mais um livrinho para a minha listinha (de livros para adquirir) que so crescer.
    Abracos e otima semana para voces.
    Gra
    * desculpa nao comentar muito, mas sempre leio e fico muito feliz por ver seus registros aqui; presente excelente para seus filhos e para nos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Gi, adorei a dica! Vou providenciar!

    bjos!

    ResponderExcluir
  4. Gi, acabei de ler um livro desse autor "Em casa - uma breve história da vida doméstica" e amei. Vou providenciar este aí já!!! Bjoooo

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)