COMO VOU?

COMO VOU? de FERNANDO DE ALMEIDA, RENATA BUENO e MARIANA ZANETTI.
ISBN: 9788574064963 Editora: Companhia das Letrinhas
Como você vai de um lugar para outro? Podemos ir das mais diversas formas, dependendo de onde moramos, de quanto tempo
temos, do clima, de onde vamos, com quem vamos, do que precisamos fazer, e também dos nossos gostos pessoais! 
Olha que máximo! O texto é escrito a mão! Isso é super raro em livros hoje em dia! E é muito legal para criança ver que em livros também usa-se texto "'desenhado" escrito a mão, como ela faz em sala de aula!  Isso aproxima a criança do texto, do livro! Não é só algo feito ou reproduzido pela máquina, mas tem suor, possibilidade de errar e também não é perfeito!
 As ilustrações são colagens, com desenho e pintura. Usam muito mapa, referindo-se ao tema central do livro. E também criticam o trânsito das grandes cidades!
A Cecília toda hora pedia pra passar a mão no livro, ele é tão bem impresso, que tem-se a impressão de poder passar a mão e sentir os relevos da colagem!
O livro começa com um homem/menino saindo para caminhar, vendo a própria sombra e vai explorando os diversos meios de transportes até chegar na lua! Mas nunca deixando de sonhar! 

Esse trio (FERNANDO DE ALMEIDA, RENATA BUENO e MARIANA ZANETTI) de ilustradores e escritores, já fizeram vários livros deste mesmo jeito, com recortes e colagens! O trabalho é bem legal e no livro (na parte das biografias)  contam que cada um mora em um ponto diferente de São Paulo e como cada um deles enfrenta o trânsito pra poderem trabalhar juntos!
 
 Vamos a parte prática? O livro tem tantas possibilidades!
Minha primeira sugestão de atividade é Brincar de fazer os diversos meios de transportes de papelão!
 Pelo ar... AVIÃO!
 por terra... TREM!
 pelo mar... BARCO! 
 Testando a capacidade de tripulantes!


 *
Fizemos um barco de MAKEDO!

Esse era o passo-a-passo deste livro, mas infelizmente meu computador teve uma pane e algumas fotos desapareceram! :(

 Então fui fazer outra atividade com as crianças... por que esse livro tem "n" possibilidades de trabalhar, já falei isso né?!!

Eles começaram respondendo a pergunta: COMO VOU?
Peguei umas maletas de materiais de arte.
 Fotos dos rostos das crianças escaneadas e redimensionadas. 
Diversos papeis coloridos e E.V.A., tesoura e cola.
 Fizemos um fundo com mapas velhos e 
 desatualizados.
 Depois meu filho resolveu cobrir o fundo de preto. Resolveu que ia de meteorito!
 Minha filha resolveu que iria de um meio de transporte inventado com 4 rodas (pegou tampinhas) coloridas!
 Desenhando as janelas.
 Rastro prateado do meteorito!
 Roupa.
 Recortando!
 Colando!
 Desenhando!
 Cecília ao lado da sua invenção, viajando pelo mundo!
 Cássio viajando pelo espaço!

 Eu também quis fazer um! E quis mostrar outras bases como possibilidades de trabalho. 
Pensei em tampas de latas de bolachas e bombons e também...
 caixas de leite. Lavei, limpei. E recortei um dos lados mais largos.
 Daí, a parte de fora, revesti com papel colorido. Colei com cola quente, as pontinhas. Depois com um mapa fiz um viés. Cortei 2 tiras compridas e largas para serem molduras. Também colei com cola quente.
 Depois fiz uma colagem no fundo. Se cada aluno fizer um, dá pra colar na parede como vagões de um trem! Ou cargas de um caminhão!

  Outra atividade é fazer uma saída de campo com as crianças! Que tal conhecer a quadra onde a escola fica? Ou onde você mora? E se você caminhar mais algumas quadras, o que tem?
Fique numa parada de ônibus e anote (se conseguir) quantos ônibus, taxis, carros, vans, aviões, caminhões, bicicletas, cavalos, pessoas a pé passam em uma hora?
Faça desenhos da sua cidade, de como você se locomove nela!
Meu filho também quis desenhar uma cidade inventada! Mas o mais legal é ver que ele anda absorvendo as nossas leituras! Você consegue ver? Um conto do MEU FILHO PATO aparece aqui! Apareceu sem ele de dar conta! :)

*Nota: Nenhuma enciclopédia foi danificada para fazer esse brinquedo! Compramos uma revista (a  mesma edição 2 vezes) que vem com fascículos de uma enciclopédia.

Comentários

  1. Que livro legal!!!
    Me deu idéias para os trabalho da escola do filhote.
    Cheguei agora do supermercado, cheio de caixa na sala. Não uso mais sacolas para trazer as compras.
    Lucas viu o trem do Cássio tá agora tentando fazer. Rs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gisele!
    Suas idéias de colocar o livro em prática são ótimas!
    Olha, usei umas fotos do seu blog no meu último post sobre garrafas sensoriais, citando a fonte. Espero que não se importe, mas qualquer coisa me fala que eu tiro, tá?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o resultado com o pacote de leite!
    Sou Educadora de Infância em Portugal e estou a adorar as ideias deste blog!
    Parabéns! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisele,
    que legal o seu blog.
    Fiquei muito feliz de conhecer.
    Vendo o que vocês três inventaram a partir do nosso livro fez todo o trabalho ter valido ainda mais a pena.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)