Dicas para ententer crianças presas em casa

Argila, again and again

 Eu ADORO, ops! Nós ADORAMOS brincar com argila! Eu já falei isso várias vezes, mas falo pq sei que muitas mães e
professoras não trabalham com argila (em casa ou na sala de aula) pq faz muita sujeira.
 Como aqui em casa eu sempre digo e repito que trabalhar com materiais de arte NÃO faz sujeira, no máximo MANCHAS (e vcs já sabem: Não há aprendizado sem manchas! Heheheh) a gente brinca muito com ela. Material de arte não é sujo e sim colorido!
 Eu sempre compro argila ou barro em lojas de materiais de arte. É um mais caro sim, mas depois de bem amassado essa argila NÃO gruda mais nas mãos e inclusive as crianças que tem nojo, gostam de brincar. Então, até os amigos dos meus filhos pedem pra pintar e brincar com argila, quando vem aqui.
E, pode-se misturar outros brinquedos na argila, para torná-la ainda mais divertida, como as peças do Sr. e Sra. Batata do Toy Story. Ou ainda peças de outros brinquedos como Barbie e Max Steel.  Monstrinho maluco! E mal criado!
 Ajuda na coordenação e na motricidade.
Eu deixo minhas crianças brincarem com argila desdos 2 anos (de 1 a 3 anos se dá a fase anal, marcada pelo controle dos esfíncteres e é onde geralmente se dá o início da autonomia).Assim, ela é ótima para a fase do desfralde. Pq muitas crianças tem nojo do cocô, que elas passam a enxergar no vaso ou penico. E não querem sair das fraldas. A argila, por ter a textura melequenta (parecido com do cocô), a auxilia a criança a perder o medo daquilo que sai dela mesma. Posso usar a  massinha de modelar, vocês podem estar pensando, pq não suja tanto, mas não é a mesma coisa. Justamente pq a textura da massinha é mais limpa e até mais dura, mesmo a SOFT.


Então, fica a dica! Argila é tudo de bom!

3 comentários:

  1. Oi Gi,
    eu adoro brincar de argila mas as minhas filha tem nojinho. Vou experimentar essa argila de material de artes que não gruda.

    Quando eu era criança brincava com barro mesmo. Aquele bem vermelho que eu pegava na rua e fazia várias peças.

    Concordo que material de arte não suja. Hoje praticamente tudo é lavável. Eu brinco com tintas, massinhas, canetinhas, cola, glitter, tudo dentro de casa e as minhas paredes e piso não são manchadas. O meu marido tinha essa neura mas já perdeu. Acho o máximo a frase da mãe do filme Os meus, Os seus, Os nossoss: casa não é para causar boa impressão, casa é para dar inspiração.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Gi, já brinquei com tantos materiais diferentes com a pequena, mas, acho que até porque na escola me relataram que ela teve nojo, acabei não comprando para usar aqui ainda. Mas você me deixou com vontade. Vou experimentar.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gi adoro argila, barro, terra... mas ainda nao usei aqui em casa, nem sei porque. Que bom que voce escreveu esse post, assim me organizo aqui, compro e brinco com meu filho, acredito que ele vai gostar. Depois te conto.
    Abracos
    Gra

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)