Dicas para ententer crianças presas em casa

Leituras

Eu leio pros meus filhos desde o dia que descobri que estava grávida, com um mês de gravidez. Todas as noites a rotina tem se repetido por quase 7 anos! O castigo aqui em casa é não ter a leitura antes de dormir! E olha q só ameaçar em não ler já gera beijos enormes e comportamento exemplar!!! Heheeh! Eu AMO literatura infantil e quero passar isso pros meus filhos!! Acho q vc nunca está só com um livro nas mãos!!! É uma fonte inesgotável de mundos e ideias!
Então, Mal podemos esperar para participar da Ciranda de leitura dos pequenos Leitores, proposta pela http://redemulheremae.blogspot.com/2011/02/ciranda-da-leitura-pequenos-leitores.html Tem crianças inscritas de 5 meses!!! Isso é tããão legal!!!
Temos lidos vários livros para escolhermos quais mandar! Aqui estão alguns deles, já lidos:
O TEMPO QUE O TEMPO TEM de Marisa Prado com ilustrações de Elisabeth Teixeira! "Como mamãe vive correndo! Faz duas coisas ao mesmo tempo, apressa o menino, não tem tempo a perder. E o menino pensa: por que é que o tempo nos atrapalha tanto? Por que não se usa o tempo do jeito que a gente gosta? O menino acha uma solução: desliga o tempo!" Tema super atual! Q com certeza todos nós adoraríamos poder parar o tempo pra curtir mais as coisas!! Editora: Salamandra, ISBN: 8528102475

EU NÃO VOU SAIR DAQUI!!! de Paul Bright e Ben Cort. Uma graça de história! É do tipo q toda mãe vê todo dia!!! O menino está de baixo da cama dele e não coloca a cabeça pra fora por nada! Tá apertado, os joelhos dele estão doendo, mas ele não se importa! Não vai sair! Quer descobrir por quê? Leia o livro!!! As ilustrações são super coloridas, uma graça!! Editora: Ciranda Cultural ISBN: 789-85-380-0635-0
A BRUXA VITALINA da Márcia Frazão e ilustrações da Mariana Massarani.
A
Bruxa Vitalina, é uma velhinha simpática que cria duendes no jardim, pendura fantasmas no varal, conversa com passarinhos e ensina às crianças algumas de suas magias com as ervas da horta. Todos os dias ela prepara um incrível lanche da tarde e embala a meninada em suas histórias fantásticas. Editora: Cosac Naify ISBN: 9788575030783

ATRÁS DA PORTA de Ruth Rocha com ilustrações da Elisabeth Teixeira. Isbn: 8528101738 , Editora: Salamandra.
Carlinhos está muito curioso: o que será que existe atrás da porta secreta no quarto da avó? Todos estão seguindo-o! Porque será? Eu queria tanto achar uma porta destas!!!
PERDE QUEM FICA ZANGADO PRIMEIRO de Ítalo Calvino. Editora Cia das Letrinhas. ISBN:8585466448 Trata-se da história de três rapazes que ouvem do pai moribundo: "Como podem ver, meus filhos, estou quase morrendo. Só tenho para deixar a vocês três sacolas de moedas que juntei com meu trabalho; cada um pegue a sua e trate de multiplicá-la". O que a história nos conta é o que cada um faz para cumprir o desejo do pai.

7 comentários:

  1. OI Gi,
    também já me inscrevi na Ciranda. Aqui também tem leitura todos os dias. Hoje mesmo fiz o post co algumas leituras da semana.´
    Ótimas dicas!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Inscrevi as crianças daqui tbm, agora esse abito da leitura queria ter viu.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. eu e o Ian lemos juntos todos os dias tb! ele tem 2 anos e adora!
    adoro seu blog tb...
    Bj
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi!
    Sabe que eu também leio desde a gravidez para o Matheus.Me lembro que eu ia na biblioteca pegar livros infantis para ler para ele.
    Algumas pessoas achavam engraçado,eu ler para alguem que nem estava ainda nos meus braços.
    E hoje já virou um hábito a leitura aqui.Só agora nesses ultimos dias que o Matheus e o papai em férias tem dormido mais tarde do que eu.
    Mas daí combinei de ler para ele depois que eu chego e tomo banho.
    Também fui lá no blog participar da ciranda!
    Um lindo final de semana para vc e para sua familia!
    Um grande beijo!
    Danny e Matheus
    P.S:Não sei se vc curte teatro infantil,mas vou te convidar quando a peça do marido aqui for para Poa.Eles vão montar e estreiar esse ano "O pequeno principe".

    ResponderExcluir
  5. Essa do castigo foi ótima!
    Totalmente contrário do "ler é um castigo"
    E fiquei curiosa para saber pq o menino não sai da cama! Rs
    Tá rolando um sorteio de um kit de brinquedo de praia lindo no Balde.
    Passa lá! http://baldedeareia.blogspot.com/2011/02/sorteio.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Meus pais liam pra nós em alemão, todas as noites, e nas férias, também de tarde na hora da sesta.

    Outro dia, falando com um amigo de infância, ele lembrou disso e falou:
    - Eu adorava quando tua mãe lia histórias e eu podia ouvir.
    Eu, incrédula:
    - Mas tu entendia alguma coisa?
    - Capaz, não entendia nada do texto. Mas conseguia sentir todas as emoções da história só pelo jeito que ela era lida. E eu adorava.

    ResponderExcluir
  7. Equipe Educar para Crescer1 de março de 2011 às 11:50

    Olá Gisele. Parabéns pelo post e pelo Blog.

    O Projeto Educar para Crescer também acredita que a leitura é a base do desenvolvimento e educação.

    No site é possível fazer o download de cartilhas com ideias simples e rápidas para participar da melhoria da Educação.

    Inclusive, as escolas de Nova Friburgo (RJ) vão receber 20 mil cartilhas de Educação em Família doadas pelo Projeto.

    É a primeira vez que o Educar para Crescer realiza uma ação de apoio emergencial. A iniciativa foi tomada para ajudar as escolas e a comunidade locais a retomar suas vidas após as enchentes que atingiram a região.

    A participação dos pais no dia a dia escolar é muito importante para essa retomada e o guia oferece dicas práticas e simples àqueles que desejam acompanhar o processo de aprendizado dos filhos.

    Outras prefeituras interessadas em distribuir a cartilha em sua cidadepodem fazer o download do material no site do projeto (www.educarparacrescer.abril.com.br) no ícone “Cartilhas”.

    Faça o download, imprima e compartilhe!

    Espero que goste.

    Abraços

    Equipe Educar para Crescer

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)