Dicas para ententer crianças presas em casa

Como ser saudável Mentalmente...

Como já falei anteriormente, meu filho está estudando sobre como ser saudável na escola. E a turma dele convidou vários pais pra falarem sobre como ser saudável: higiene, alimentação e me escolheram pra falar como ser saudável mentalmente/ sobre a importância da leitura - (já que estão começando a estudar as letras e alguns até já sabem e ler.) e como trabalho com literatura infantil (minha PAIXÃO) fui lá com um powerpoint manual! hehehe. Feito pelos meus filhos e por mim! Sou muito visual, queria fazer alguma coisa divertida e diferente. Então meus filhos desenharam os corpos e colamos meu rosto em cada slide! Bem engraçado! é bem legal usar essa técnica com as crianças, elas adoram e fazem cada coisa criativa!!! Então, aqui está o resumo, em outras palavras do q falei:
No top da minha lista está: 1. Dormir!!! Dormir cedo e a noite q faz crescer (estou falando para crianças de 6 anos). Dormir ajuda a gente a organizar tudo que aprendemos, vemos, escutamos durante o dia. Se não dormimos o suficiente no outro dia estamos mal -humorados e fazemos grandes confusões do tipo esqueçer algo importante, trocar horários e datas, esquecer coisas. Hahaha!!!!!! Coloquei 'esquecer' 2x- não dormi bem essa noite!... Dormir é super importante!
2.Conhecer as regras e obedecê-las - Não tem nada pior q uma dor na consciência. Minha sogra tem uma máxima: VC PRECISA OBEDEÇER AS REGRAS, PARA NÃO PRECISR OBEDECER OS HOMENS. Ou seja se vc seguir as regras, não vai precisar ninguem pra te encher o saco ou receber broncas. E tb é uma forma de dialogar e negociar.
3.Comer coisas saudáveis - Vai comer um churrasco bem gorduroso ou uma Feijoada e depois vai estudar... Consegues? A gente precisa comer, sem exageros, para estar sempre prontos para aprender, brincar, estudar, interagir! Comer bastante alimentos coloridos! O prato fica mais bonito, mais alegre e é mais saudável (embora isso não funcione aqui em casa...meus filhos gostam de preto-feijão, branco-arroz, marrom-carne, beje- massa e só. Se tiver uma cor é gritaria!!!)
4.Fazer algum exercício físico, nem q seja 1 vez por semana (são crianças de 5-6 anos, eles não sabem para quietos, estão sempre em atividade física, mas aqui falei de algo mais dirigido) Futebol, Ginástica, Balé, Patinação, Judô, Capoeira.... e assim por diante.
5.Higiene- Vc já pensou ter q pensar com uma baita dor de dente, ou ter q fazer uma prova, ou estudar se coçando todo?Para ser saudável em qualquer nível é importantíssmo ter hábitos de higiene.
6.Brincar! No brincar se aprende muito: Como funciona o mundo, como se dá as relações entre as pessoas, o faz de conta liberta o imaginar, criar, improvisar... Tudo vai ajudando a preparar o cérebro para futuras situações e conflitos. (Eu vestida de tabuleiro de xadrez! As outras crianças com as peças na mão!)
7.Fazer uma atividade criativa como:
7.1.Música - Tocar um instrumento ou cantar é um exercício de puro prazer e excelente para o cérebro! Aprender a usar rítmo, tempo, silêncio, compasso, notas musicais, entre outras coisas ativam várias partes do cérebro q outras atividades nem chegam perto!
7.2.Dança - expressão em movimento. É ótimo pra sentir-se por inteiro. Viver a música, expressar-se com todo corpo através do som.
7.3.Artes plásticas - Pintura, desenho, cerâmica, fotografia, Performance, escultura, ilustração, etc... Criar algo novo sempre faz a gente fervilhar de ideias! Como um novelo de lã, quando vc começa a trabalhar com criatividade aquilo vai desenrolando e te levando a lugares incríveis! Vc vicia e não conesgue mais parar!
7.4.Teatro - Ajuda a se soltar, a socializar, a memorização de falas, a improvisar, criar novas situações... Pode ser teatro de bonecos, faz de conta, fantoche, mímica, monólogo, em grupo... Não importa é uma ótima atividade criativa para o cérebro!
7.5.Literatura - uma forma de arte, q AMOOOOOO! Ler, ler imagens, ler sinais, ler letras, palavras, textos, livros! Ler é tudo de bom. Também estimula o cerébro a seguir uma história, e refletir depois (ou durante) sobre ela. Faz a gente viver novas experiências, conhecer novos lugares sem sair do lugar. É uma coisa mágica! Nunca estamos sozinhos com um livro na mão! Ler o livro O MENINO QUE APRENDEU A VER da Ruth Rocha, Editora: Quinteto Editorial, ISBN: 8530502027. Conta bem o processo de aprendizagem das letras pela crianças.

8. Estar disposto a aprender sempre... novas línguas, novas tecnologias, novos meios de fazer o q vc gosta, novos matérias, assuntos. Aprender sempre, faz o cérebro fazer novos links com aquilo q sabíamos anteriormente, faz a gente olhas as coisas de outras perspectivas. Amo estudar!
9. Questionar, perguntar, refletir e pensar no q vc lê, ouve, vê e repassa! Relembrar tb é um ótimo exercício para o cérebro... o q é q eu comi anteontem mesmo no almoço? "Pensa, pensa, pensa!" ... como diria o Ursinho Pooh!
10. Mostrar afeto - dar e receber abraços, sorrisos, risadas, apertos de mãos, tapinhas nas costas, elogios. Com plantas, animais e outros seres humanos! (aqui, eu abraçando a Cecília)
Era isso. óbvio q tem muito mais, mas... agora vc parte daqui e faz o resto! hehehe
No final distribui máscaras do Monstro do filme ONDE VIVEM OS MOSNTROS e um livro infantil pra cada um! Fiquei super feliz q uma mãe veio me dizer q ela vai guardar pra sempre o livro q dei, pq foi o primeiro livro q o filho dela leu sozinho! Fiquei super emocionada e feliz! Valeu tudo!
Assim q tiver as fotos posto aqui!

8 comentários:

  1. que lindo isso gi! amei :)
    que livro que vc distribuiu?
    bj

    ResponderExcluir
  2. hihihi, jogando futebol de camisa do grêmio - torcer pro tricolor também é fundamental pra ter uma mente saudável!
    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk! Eu era gremista, antes de ter as crianças... quando elas nasceram o Maurício deixou-os escolher ser do INTER... e elas ficam tristes quando o inter perde, então deixei de torcer contra... :)
      Bjos, Gi

      Excluir
  3. Eu sou uma gremista q de vez em quando vai ao Beira-Rio e até veste a camiseta vermelha pra ver os filhos e o maridão feliz! :) HAHAHA

    ResponderExcluir
  4. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir
  5. Por isso que adoro o seu blog! Vc sempre tem uma idéia super criativa e interessante de fazer com os filhotes e com a criançada! Adorei! Parabéns!

    Ah, e obrigada pelo envio do site, mandei email para saber se eles entregam no Chuí e vou aguardar o seu sorteio de natal!

    Beijos!
    Nine

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi,
    eu também sou stotalmente visual. Chego a me pegar falando que eu VI o barulho, pode? É porque eu Visualizo mesmo, transformo em imagem. Adorei o powerpoint maual e as dicas para ser saudável mentalmente. Eu já tenmho que começar pela primeira dica. Dormir cedo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, muito criativa. Lindo. Amei isso. Sério! Parabéns. Dá até para fazer uma brincadeira gostosa em casa.
    Alexandra
    www.destemperadinhos.com

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)