Como ser saudável Mentalmente...

Como já falei anteriormente, meu filho está estudando sobre como ser saudável na escola. E a turma dele convidou vários pais pra falarem sobre como ser saudável: higiene, alimentação e me escolheram pra falar como ser saudável mentalmente/ sobre a importância da leitura - (já que estão começando a estudar as letras e alguns até já sabem e ler.) e como trabalho com literatura infantil (minha PAIXÃO) fui lá com um powerpoint manual! hehehe. Feito pelos meus filhos e por mim! Sou muito visual, queria fazer alguma coisa divertida e diferente. Então meus filhos desenharam os corpos e colamos meu rosto em cada slide! Bem engraçado! é bem legal usar essa técnica com as crianças, elas adoram e fazem cada coisa criativa!!! Então, aqui está o resumo, em outras palavras do q falei:
No top da minha lista está: 1. Dormir!!! Dormir cedo e a noite q faz crescer (estou falando para crianças de 6 anos). Dormir ajuda a gente a organizar tudo que aprendemos, vemos, escutamos durante o dia. Se não dormimos o suficiente no outro dia estamos mal -humorados e fazemos grandes confusões do tipo esqueçer algo importante, trocar horários e datas, esquecer coisas. Hahaha!!!!!! Coloquei 'esquecer' 2x- não dormi bem essa noite!... Dormir é super importante!
2.Conhecer as regras e obedecê-las - Não tem nada pior q uma dor na consciência. Minha sogra tem uma máxima: VC PRECISA OBEDEÇER AS REGRAS, PARA NÃO PRECISR OBEDECER OS HOMENS. Ou seja se vc seguir as regras, não vai precisar ninguem pra te encher o saco ou receber broncas. E tb é uma forma de dialogar e negociar.
3.Comer coisas saudáveis - Vai comer um churrasco bem gorduroso ou uma Feijoada e depois vai estudar... Consegues? A gente precisa comer, sem exageros, para estar sempre prontos para aprender, brincar, estudar, interagir! Comer bastante alimentos coloridos! O prato fica mais bonito, mais alegre e é mais saudável (embora isso não funcione aqui em casa...meus filhos gostam de preto-feijão, branco-arroz, marrom-carne, beje- massa e só. Se tiver uma cor é gritaria!!!)
4.Fazer algum exercício físico, nem q seja 1 vez por semana (são crianças de 5-6 anos, eles não sabem para quietos, estão sempre em atividade física, mas aqui falei de algo mais dirigido) Futebol, Ginástica, Balé, Patinação, Judô, Capoeira.... e assim por diante.
5.Higiene- Vc já pensou ter q pensar com uma baita dor de dente, ou ter q fazer uma prova, ou estudar se coçando todo?Para ser saudável em qualquer nível é importantíssmo ter hábitos de higiene.
6.Brincar! No brincar se aprende muito: Como funciona o mundo, como se dá as relações entre as pessoas, o faz de conta liberta o imaginar, criar, improvisar... Tudo vai ajudando a preparar o cérebro para futuras situações e conflitos. (Eu vestida de tabuleiro de xadrez! As outras crianças com as peças na mão!)
7.Fazer uma atividade criativa como:
7.1.Música - Tocar um instrumento ou cantar é um exercício de puro prazer e excelente para o cérebro! Aprender a usar rítmo, tempo, silêncio, compasso, notas musicais, entre outras coisas ativam várias partes do cérebro q outras atividades nem chegam perto!
7.2.Dança - expressão em movimento. É ótimo pra sentir-se por inteiro. Viver a música, expressar-se com todo corpo através do som.
7.3.Artes plásticas - Pintura, desenho, cerâmica, fotografia, Performance, escultura, ilustração, etc... Criar algo novo sempre faz a gente fervilhar de ideias! Como um novelo de lã, quando vc começa a trabalhar com criatividade aquilo vai desenrolando e te levando a lugares incríveis! Vc vicia e não conesgue mais parar!
7.4.Teatro - Ajuda a se soltar, a socializar, a memorização de falas, a improvisar, criar novas situações... Pode ser teatro de bonecos, faz de conta, fantoche, mímica, monólogo, em grupo... Não importa é uma ótima atividade criativa para o cérebro!
7.5.Literatura - uma forma de arte, q AMOOOOOO! Ler, ler imagens, ler sinais, ler letras, palavras, textos, livros! Ler é tudo de bom. Também estimula o cerébro a seguir uma história, e refletir depois (ou durante) sobre ela. Faz a gente viver novas experiências, conhecer novos lugares sem sair do lugar. É uma coisa mágica! Nunca estamos sozinhos com um livro na mão! Ler o livro O MENINO QUE APRENDEU A VER da Ruth Rocha, Editora: Quinteto Editorial, ISBN: 8530502027. Conta bem o processo de aprendizagem das letras pela crianças.

8. Estar disposto a aprender sempre... novas línguas, novas tecnologias, novos meios de fazer o q vc gosta, novos matérias, assuntos. Aprender sempre, faz o cérebro fazer novos links com aquilo q sabíamos anteriormente, faz a gente olhas as coisas de outras perspectivas. Amo estudar!
9. Questionar, perguntar, refletir e pensar no q vc lê, ouve, vê e repassa! Relembrar tb é um ótimo exercício para o cérebro... o q é q eu comi anteontem mesmo no almoço? "Pensa, pensa, pensa!" ... como diria o Ursinho Pooh!
10. Mostrar afeto - dar e receber abraços, sorrisos, risadas, apertos de mãos, tapinhas nas costas, elogios. Com plantas, animais e outros seres humanos! (aqui, eu abraçando a Cecília)
Era isso. óbvio q tem muito mais, mas... agora vc parte daqui e faz o resto! hehehe
No final distribui máscaras do Monstro do filme ONDE VIVEM OS MOSNTROS e um livro infantil pra cada um! Fiquei super feliz q uma mãe veio me dizer q ela vai guardar pra sempre o livro q dei, pq foi o primeiro livro q o filho dela leu sozinho! Fiquei super emocionada e feliz! Valeu tudo!
Assim q tiver as fotos posto aqui!

Comentários

  1. que lindo isso gi! amei :)
    que livro que vc distribuiu?
    bj

    ResponderExcluir
  2. hihihi, jogando futebol de camisa do grêmio - torcer pro tricolor também é fundamental pra ter uma mente saudável!
    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk! Eu era gremista, antes de ter as crianças... quando elas nasceram o Maurício deixou-os escolher ser do INTER... e elas ficam tristes quando o inter perde, então deixei de torcer contra... :)
      Bjos, Gi

      Excluir
  3. Eu sou uma gremista q de vez em quando vai ao Beira-Rio e até veste a camiseta vermelha pra ver os filhos e o maridão feliz! :) HAHAHA

    ResponderExcluir
  4. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir
  5. Por isso que adoro o seu blog! Vc sempre tem uma idéia super criativa e interessante de fazer com os filhotes e com a criançada! Adorei! Parabéns!

    Ah, e obrigada pelo envio do site, mandei email para saber se eles entregam no Chuí e vou aguardar o seu sorteio de natal!

    Beijos!
    Nine

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi,
    eu também sou stotalmente visual. Chego a me pegar falando que eu VI o barulho, pode? É porque eu Visualizo mesmo, transformo em imagem. Adorei o powerpoint maual e as dicas para ser saudável mentalmente. Eu já tenmho que começar pela primeira dica. Dormir cedo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, muito criativa. Lindo. Amei isso. Sério! Parabéns. Dá até para fazer uma brincadeira gostosa em casa.
    Alexandra
    www.destemperadinhos.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)

Veja também

Mostrar mais