Dicas para ententer crianças presas em casa

Capital e Ideologia


De vez em quando, colocamos aqui alguns livros que nós adultas lemos. 

Desta vez o Thiago, Filho da Cathe, leu Capital e Ideologia, publicado pela Intrínseca.

Thomas Piketty é um dos expoentes intelectuais da atualidade, reconhecido pela capacidade de produção de ideias embasadas em dados empíricos em suas teses, unindo a teoria à prática é o autor do livro Capital e Ideologia. 


Por mais que haja um emprego rigoroso de metodologias estatísticas que embasam seus argumentos, neste livro, utilizando séries históricas com dados de 300 anos para dar suporte para suas teses, Piketty constrói uma narrativa simples e bem articulada, tornando esse conhecimento teórico e estatístico em conhecimento palpável para o leitor atento. 


Ler Piketty é em parte, como se estivesse lendo também um manual, pois ao empregar os conceitos, o autor tem o cuidado de apontar a sua interpretação exata acerca do que entende daquele termo. Por exemplo, o complexo conceito de “Ideologia”. O que é Ideologia? Nas palavras de Piketty, “uma ideologia é uma tentativa mais ou menos coerente de trazer respostas a um conjunto de questões extremamente amplas envolvendo a organização desejável ou ideal da sociedade”. Desta forma, o autor fornece um vasto aprendizado ao leitor não familiarizado. 

O tema do livro Capital e Ideologia versa sobre as mais diversas desigualdades existentes nas sociedades modernas e contemporâneas. As obras de Piketty ultrapassam o ambiente acadêmico, passando a pautar inclusive os debates públicos relacionados às medidas econômicas tomadas referentes à principal problemática das sociedades capitalistas contemporâneas: a desigualdade.

Este livro é destinado principalmente àquelas pessoas que se interessam por debates acerca dos principais problemas contemporâneos. Professores de História, Sociologia, Filosofia, Geografia e aos principalmente aos leitores atentos e curiosos que querem iniciar um estudo em relação à economia e desigualdade social. 

O livro é dividido em quatro grandes partes, primeiramente realiza esclarecimentos em relação aos conceitos de renda, ideologia e capital; a segunda parte opera na construção das relações entre riqueza, renda e crescimento econômico em diversos países; já na terceira, é abordado o argumento teórico próprio referente à organização estrutural das desigualdades sociais nos “capitalismos” contemporâneos e por fim, aponta correções e medidas possíveis para se solucionar a problemática da desigualdade, com intuito de reconstruir um novo Estado Social que vise a distribuição de riqueza bem como a tributação justa desta riqueza. 


Capital e Ideologia é um livro complexo, denso e extremamente bem escrito. É uma obra auto-explicativa, mas que merece atenta leitura por parte daquele que o consome. É uma intensa viagem na história, com argumentos embasados em dados acerca de renda, riqueza, tributação ao longo de muitos anos em diversos países. É um livro para se ler com calma, absorvendo com cuidado, a quantidade de um complexo conhecimento escrito de forma acessível.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)