Dicas para ententer crianças presas em casa

Uma aranha muito ocupada de Eric Carle


Hoje recebemos o livro Uma aranha muito ocupada, de Eric Carle, da Callis editora.

O livro cartonado conta a história de uma aranha muito ocupada que enquanto o dia passa ela fica descendo a sua teia: um fio sedoso e dourado em alto relevo. De repente aparece uma mosquinha para chatear os animais que querem brincar com a aranha.

O texto contém repetições que as kids adoram, e nas Ilustrações têm desenho, pintura, relevo, cor textura, um verdadeiro mosaico de cores e formas.




E… É muito interessante porque fomos pegar um outro livro do Carle, pra dialogar com o recém chegado. Junto com o Uma lagarta muito comilona, observamos que os dois são do mesmo tamanho e daí nós começamos a brincar com as imagens: já reparou como o autor pode se apropriar de uma fórmula para fazer um livro?
Veja as cores se repetem, como um remete ao outro; como as composições, embora diferentes têm elementos semelhantes na narrativa visual. São círculos, triângulos, retângulos, os marrons, verdes, os vermelhos… 


A aranha remete a lagarta, assim como a terra remete ao casulo, como o galo o lembra a lagarta na fase final e como as noites, tem similaridades também. Um não diminui o outro. Juntos, eles se somam, brincam e divertem! É interessante brincar com os livros, olhar e explorar a possibilidade do diálogo, da conversa, como na vida, como entre duas pessoas diferentes. Explorar as narrativas, explorar o artista e brincar com os outros livros juntos.

Sim, é uma trilogia!



E esperamos muito que a Callis traga mais esse livro, pra brincar com os outros dois. Os 3 possuem o mesmo tamanho.

E várias cenas têm elementos dos outros dois livros. Além da cor, composição, das formas, mas nessa narrativa os personagens têm falas e onomatopeias! Não vou dizer o diferencial físico do livro. No primeiro há furinhos, onde as crianças podem colocar os dedinhos. No segundo há relevo, onde as crianças podem passar os dedinhos e sentir a linha da teia da aranha e a própria personagem principal. O que vcs acham que tem de interativo nesse último volume?

Não vou mostrar. Hehehe. Quem ama os livro do Eric Carle? O The Very Lonely Firefly (O ou Um vagalume muito solitario) foi publicado pela @philomelbooks.

Pra comprar:

Uma aranha muito ocupada: https://amzn.to/3t5Q3mt

Uma lagarta muito comilona: https://amzn.to/3l0uAsw

The Very Lonely Firefly: https://amzn.to/2Odaa3E

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)