Dicas para ententer crianças presas em casa

O Fio da Palavra

” A vida é um fio, memória é seu novelo.” É assim que Bartolomeu Campos de Queirós, abre seu livro sobre o fazer literário.

“Enrolo – no novelo da memória- o vivido e o sonhado.”

Ele vai tecendo paralelos entre o trabalho de ser escritor…

“Se desenrolo o novelo da memória, não sei se tudo foi real ou não passou de fantasia.”

E o trabalho da aranha…

“E aranha não gosta de vazio. Em todo vazio ela desenha um esqueleto de guarda-chuva, mesmo sabendo, muitas vezes, que chuva não há.”

O vazio das paredes e o vazio do branco do papel enchem o ar de perguntas e gritam! Como o poeta e a aranha, quando encontram o nada, o vazio, trabalham no silêncio e na coragem. Precisam transbordar para criarem sentido, para criarem poesia com imagens e palavras.

“Minha memória não tem tamanho, e a ponta de seu fio nasceu com o meu nascimento. Em liberdade deixei que ela escrevesse sobre o papel vazio- que me vigiava- o seu intenso mistério.”

O ilustrador é o Salmo Dansa que tem a magia de ilustrar os textos com a matéria prima a qual a história faz referência (já ilustrou Rapunzel usando fios de cabelo como linha, João e Maria, usando chocolate como tinta). Aqui, ele usa agulhas, lápis e linha de costura, sobre um pano de bordar. Trabalho igualmente sensível e belo.

O texto da quarta capa é da Ninfa Parreiras e o livro é da @globaleditora.

E te pergunto: como andas escrevendo a tua memória? Ou melhor, com que matéria andas escrevendo as tuas memórias?

Pra comprar: https://amzn.to/3hHrln0

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)