Dicas para ententer crianças presas em casa

A vida mentirosa dos adultos


Caixa 021 do Clube Intrínsecos.

Quem aqui descobriu segredos de família depois que saiu da infância? Esse é o mote do
A Vida Mentirosa dos Adultos, da Elena Ferrante e da @intrinseca, que acabei de terminar. Recebemos antes de estar disponível para venda através do @clube.intrinsecos 

que veio com uma ecobag do tamanho do livro e a revista do clube.

Gente, que leitura forte, uma prosa que não dá pra parar. O livro conta a história de Giovanna, a partir da pré-adolescência (dos 13 aos 16). Ela mora na parte alta de Nápoles, tem uma família bem estabelecida, pais intelectuais que a amam e paparicam.

Sua infância foi perfeita mas a partir de uma conversa entre os pais, tudo se estilhaça. O pai confessa em segredo para a mãe que a menina estava ficando parecida com a tia Vittória. A tia em questão é alguém que fora apagada da vida deles junto com toda a história da origem humilde do pai. A afirmação faz com que a imagem que Giovanna tinha de si se quebre e a obrigue a buscar a representação adulta de quem ela estaria se tornando, tia Vittória (Tia essa que a família repudiava e evitava o contato ao máximo, por considerá-la louca, má, raivosa até, e feia).

E o que magoou muito: a mãe não lhe defendeu. a partir daí ela começa a questionar seu corpo, suas escolhas, sua família.

A partir daí acompanhamos a entrada dela no mundo adulto e a descida, (literalmente pois ela mora na parte alta da cidade) a uma outra classe social e todos os segredos e intrigas escondidos embaixo do tapete. O mergulho na origem da sua família a ajuda a compreender e questionar suas reações, impulsos e anseios. A descoberta do sexo (dela e dos adultos) é relatada de forma crua e pouco romantizada.

O livro mostra claramente como os adultos falam e exigem coisas das kids, mas se comportam totalmente diferente. A história incomoda. Mostra a passagem, nada fácil, da criança virando mulher e tendo que enfrentar a família dividida, acreditar em Deus ou não(?), entender e aceitar (ou não) as mudanças do próprio corpo (que não é como gostaríamos que fosse), a escola que não ajuda, os diversos amigos, os guris (muitos como aves de rapina), ciúmes, sexo, vontades, depressão e a nossa própria mente nos dizendo um monte de coisas contraditórias.


O livro vai virar série pela Netflix.
Elena Ferrante é o pseudônimo que a/o autor/a usa para se manter incógnita pois acredita que a personalidade do autor não deve influenciar na recepção do livro pelo público. Este é o primeiro livro que leio da autora e já quero ler os outros livros dela.

Crescer não é fácil!
Texto que a gente não quer parar de ler… E quando para, é o fim… E vem a ressaca literária.
Baita livro.

Fica a dica do @clube.intrinsecos , da @intrinseca.


Sobre o clube:

Além de ter livros com design exclusivo + brinde: *Leia antes de todo mundo* As histórias inesquecíveis da Intrínseca chegam primeiro na sua casa. A edição do intrínsecos é exclusiva para os assinantes. Os títulos só chegarão às livrarias depois de 45 dias ou mais e em outro formato.

Você pode assinar por um mês só ou assinar um ano inteiro, pagar menos e ainda recebe os livros mais incríveis e esperados, para adultos, do mundo!

Assinando agora você ainda recebe mais um livro surpresa, na caixa de comemoração de 2 anos do Clube Intrínsecos! Para saber mais: AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)