Dicas para ententer crianças presas em casa

Os Tesouros de Monifa


Os Tesouros de Monifa é o livro que a Brinque-book mandou pra gente este mês.

 O texto sensível é da Sonia Rosa e as ilustrações sobre tecido estampado, são da Rosinha.

Monifa é o nome da bisavó da avó da guria. Monifa veio escravizada para o Brasil e aprendeu a ler e escrever para que a memórias da sua familia e dela própria, não fossem esquecidas. Para que as próximas gerações soubessem da sua origem.

Todos os escritos, cartas, poemas estão em uma caixa-tesouro, que é passada de geração em geração.

Hoje é o aniversário da guria e, sendo a mais velha, vai herdar os tesouros da tataravó! Muita emoção!!! Ela não cabe em si de felicidade.

Em uma das cartas está escrito: "Escrever é uma maneira de se anunciar ao mundo e de se sentir mais gente. É também uma forma de não enlouquecer, de suportar..." O livro todo é muito bonito. A medida que a guria recebe o tesouro, ela vai ganhando formas mais definidas nas ilustrações. Vai até crescendo (com todo conhecimento do seu passado e de si mesma, com toda sabedoria das cartas, com todas as mensagens e poesias), vais se descobrindo e se reconhecendo como uma mulher poderosa e importante. A autora fala que a história foi soprada pelo vento! E também sobre a importância de conhcer sua própria origem e histórias da família.

Fiquei pensando... Eu até tenho foto com minha bisavó, mas não sei nada sobre ela e pouquíssimo sobre meus avós. Quantas histórias se perderam! 
E vocês? Conhecem muitas histórias de família? Não seria legal os avós mandarem áudios de whatsapp com suas histórias? Vamos escrever pra não enlouquecer e ter tesouros como os da Monifa!

Para comprar: https://amzn.to/3eKkZSE

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)