Dicas para ententer crianças presas em casa

Lá no meu quintal

 Em dezembro recebemos este super presente da editora Peirópolis!

Ganhamos uma bolsa de chita com dois brinquedos

 e um livro da Gabriela Romeu:

LÁ NO MEU QUINTAL - O brincar de meninos e meninas de norte a sul, de Gabriela Romeu,(Autor), Marlene Peret (Autor), João Kammal (Ilustrador), Samuel Macedo (Fotógrafo) e editora Peirópolis.


Vai pular o carnaval, viajar por aí?
Quais as brincadeiras preferidas do seu filho?
E, de norte a sul do Brasil, o que as crianças fazem? Será que são muito diferentes? Ou brincam das mesmas coisas?

 Este livro incrível! Resultado do Projeto Infâncias e de oito anos de incursões pelo Brasil. O livro busca retratar a riqueza e a diversidade dos brincares nas diferentes regiões do país. É uma preciosidade. Verdadeiro convite ao brincar! Já parou pra pensar como as kids estão brincando cada vez menos? Virando adultas cada vez mais cedo e como os celulares estão tirando o movimento físico da vida das crianças (também cada vez mais cedo)?

Este livro resgata a infância de antigamente (infelizmente são raras as kids com espaço e que podem brincar de verdade no verde, na praça, no pátio, na floresta, nas ruas das cidades, nos fundos das casas...), de quando as crianças eram menos sedentárias e brincavam mais de faz de conta! Claro que ainda tem crianças brincando, mas são um grupo em extinção! Quanto suas kids brincaram de se sujar esta semana? 

O livro traz fotografias, desenhos, QR codes, passo a passo das brincadeiras e dicas sobre brincar e como fazer brinquedos, além dos relatos das autoras. É muito lindo de ver a brincadeira na sua forma mais livre! E me dá até uma certa tristeza que os meus não tiveram tanto contato com o verde, o brincar com folhas, em árvores, com sementes, frutas e gravetos, pelo menos não tanto quanto acho que mereciam. E fica a dica: se os teus são pequenos, aproveite o feriado e vá brincar lá fora!

Olha o vídeo da Márcia e Sylvio falando do livro:



Sou péssima em tirar fotos, confesso.⠀ ⠀ 
Mas quero falar do meu (nosso da #poslivros) encontro com a @romeu.gabriela. ⠀ ⠀ 
Ela trabalha pesquisando narrativas da infância - recontos do real. E nos lança a pergunta: Com que olhos eu olho a infância? Como é a realidade das diferentes infâncias no Brasil e no Mundo?⠀ ⠀ 
Ela falou de seus projetos, documentários, de como o quintal é um universo simbólico e geográfico que proporciona autoria e autonomia da criança - ela é autora de suas próprias histórias no seu próprio quintal. De como o livro e o quintal são semelhantes - no livro abre-se as paisagens pras múltiplas infâncias dentro de um quarto, ou de um apartamento - de qualquer lugar, na verdade. Bonito, né?

Super recomendo o livro para pessoas que não desistiram de brincar!
Fica a dica!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)