Dicas para ententer crianças presas em casa

AS CORES DOS PÁSSAROS

Um dos livros finalista do 58º prêmio Jabuti em duas categorias esse ano é AS CORES DOS PÁSSAROS de Lúcia Hiratsuka. Da editora Rovelle.

Gente! Que livro liiindo!

 
Conta a história que todos os pássaros eram brancos ate que a Dona Coruja resolveu tingir as próprias penas.

 Outros pássaros ficaram maravilhados e claro que também quiseram ter cor. Vieram chegando os bandos e a Coruja foi misturando as cores. Alguns pássaros quiseram a cor da noite, outros quiseram a cor do céu, outros ainda quiseram ser como raios de sol. Alguns não sabiam qual a cor mais bonita e resolveram ficar com muitas, como os pavões.  

Mas um pássaro implicou com a Coruja e estava feita a confusão! Uma história sobre o por que a coruja é noturna. Liiindas ilustrações! Nossa! Me apaixonei.

Nas ilustrações ela usa a técnica Sumi-ê: pintura oriental surgida na China, depois de levada ao Japão, tornou-se mais conhecida. Sumi-ê significa pintura com tinta. É uma pintura com mistura de desenho e elementos de caligrafia. Nela o artista deve passar sua mensagem sucinto (menor número de traços) e sem erros (não pode haver retoques ou apagar e fazer parte novamente). O material usado pelo artista é bem simples: pincéis (de bambu ou de pelos), uma tinta parecida com o nanquim e papel artesanal.  
Basicamente é uma técnica que usa só a tinta preta, mas a Lúcia mistura outras cores sutilmente.
Aqui a autora/ilustradora mostra um pouco da técnica que usou nesse livro:



Recebemos o livro de presente da @distribuidora_casadelivros. Amamos!

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)