Dicas para ententer crianças presas em casa

O Jabuti, a Baleia e a Anta, de Stela Barbieri

Na sua opinião, quem é mais forte: o jabuti, a baleia ou a anta?
"O Jabuti, a Baleia e a Anta" de Stela Barbieri, ilustrações de Fernando Vilela, pela Editora Jujuba. 
Você pode se surpreender com o final desta história. Eu costumo trabalhar com este livro de forma diferente, primeiro apresento as ilustrações, explorando o imaginário infantil, deixando que eles narrem a história do jabuti. Só depois eu realmente leio o texto da autora. É incrível como todas as crianças amam este livro, não existe faixa etária limite.
Este livro é perfeito para constatar:
- o brilho nos olhos deles quando valorizamos a história que eles estão criando;
- as muitas e ricas possibilidades de mudança;
- o respeito e medo daquilo que parece ser inatingível;
- a coragem e a satisfação de apresentar novas possibilidades;
- o respeito pelo próximo e o cuidado que deve sempre existir;
- e também, constatar que força física não garante vitória.
Stela Barbieri é escritora, contadora de histórias, educadora e artista plástica, autora de livros infantis, com mais de 20 livros publicados. Stela é consultora nas áreas de educação e artes. Sua trajetória como arte educadora começou cedo, aos 17 anos. Na minha opiniao todos tem que ter na sua biblioteca pessoal livros da Stela. Permita que ela faça morada no coração alegre, criativo e inteligente do seu filho (a). Se você tem interesse de saber mais sobre ela, busque o site www.stelabarbieri.com.br
 
Stela Barbieri afirma que o livro "O jabuti, a baleia, e a anta" ser um texto com forte conexão com a oralidade, promovendo muitas possibilidades de leitura em voz alta. Eu concordo plenamente. Este livro é pra mim, minha joia, minha grande riqueza.
 
  
Acompanhado pelas ilustrações de Fernando Vilela, este livro tem muito encanto. Fernando é profissional premiadíssimo, com mais de 85 livros publicados no Brasil e em outros paises, e aqui, ele usou desenhos, gravuras e carimbos de borracha, produzidos por ele. Ele usa como fonte de inspiração desenhos e grafismos indígenas, aqui revelados no casco do jabuti, na pele da anta e também na pele da baleia. As crianças ficam vidradas.

Este foi o momento preferido escolhido pelas crianças para elaborarmos, desta vez, nosso lanche criativo, deste livro. Quando tudo começou... representamos aqui a superação, a criatividade, a possibilidade de fazer acontecer.
Quando o livro é perfeito, a oficina acontece na maior diversão! Desta vez com Jabuti de abobrinha, Baleia com berinjela e também, melancia e, casca de laranja.
 
Desejo a vocês todos, ótima inspiração, e claro, Boa Leitura.

Um comentário:

  1. Que coisa fofa esse livro, e a história parece um amor. Adoro esses livrinhos infantis, trazem muita história boa para as crianças :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)