Dicas para ententer crianças presas em casa

O que seu filho vai encontrar na escola esse ano {parte I}

Hoje vamos reunir livros sobre coisas, atitudes, pessoas e sentimentos que, provavelmente, seu filho vai encontrar na escola esse ano... Livros que podem ajudá-lo em caso de necessidade. Eu sei, pois ajudaram a gente aqui. Esse é o post número 1. Ao longo desse mês vamos escrever muitos outros.
Se seu filho começa na escola agora pela primeira vez), nem que seja numa escola nova, tem um post com livros sobre o assunto, AQUI.

Ele certamente vai encontrar...

AMIGOS:

A CARTILHA DO AMIGO de Betty Milan (é uma escritora e psicanalista brasileira.) e ilustrado por Daniel Kondo. Editora de Cultura. Uma obra que ensina a ser feliz cultivando a amizade de modo simples e direto. Em dez frases, Betty Milan dá lições que ensejam a reflexão. Aprender a valorizar a amizade é um exercício constante e o livro mostra que quem tem um amigo tem o mais precioso dos bens. Lindo e sensível. Para pequenos leitores. 
Recebemos o livro de presente da Livraria e Distribuidora Horizonte do Saber, daqui de Brasília.

AMIGOS da Silvana Rando, 100% produto nacional de excelente qualidade, da editora Abacatte. O que é ser amigo? Dividir alegrias e tristezas, aprender juntos, brincar, rir, chorar e muito mais. Não precisamos necessariamente gostar de tudo que nosso amigo gosta, mas ele entende, respeita e gosta da gente por isso também. Um livro muito fofo com um final que eu não esperava. Ótimo para o primeiro dia de aula em qualquer escola.
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros.

PESSOAS IGUAIS A VOCÊ E MESMO ASSIM, MUITO DIFERENTES:

GIGANTE POUCO A POUCO é um livro lindo que foi escolhido pela Internationale Jugendbibliothek (IJB) – a mais importante biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo, em Munique, na Alemanha – por compor o seu catálogo The White Ravens. 
Um menino é igual a qualquer menino... A única diferença era que seus pais eram gigantes. Porém, um dia, de repente, os pés dele ficam gigantes e ele acha melhor ir para outras escola, pois agora é muito diferente dos demais colegas. Mas os amigos dizem "NÃO!". Ele está diferente sim, mas por dentro continua o mesmo querido Manuel... E assim, o menino vai se transformando, crescendo, mas os colegas o querem junto, pois ele é o Manuel, amigo integrante da turma. Uma história sobre amizade, sobre crescimento, solidariedade, diferença e semelhanças, sobre escola e coleguismo, sobre amor.Muito linda.
Recebemos o livro da Editora Biruta e amamos.


PESSOAS QUE VÃO RIR DE VOCÊ:

Impossível não ter alguém, que algum momento não ria de você... Ou porque você se sujou, ou porque você caiu... Sempre vai ter alguém que deboche da gente. Bom é ler sobre isso e como os dois lados se sentem.
O RATINHO DO VIOLÃO de Marta Reis e ilustrações de Thais Linhares. Editora Geraçãozinha. Chiquinho, apesar de tocar maravilhosamente violão, manca e sofre com as piadas e chatices dos colegas. Então foi se encolhendo, encolhendo, se escondendo... Até, sem querer, se transformar num ratinho! Uma história sobre sentimentos e medos, sobre amizade e carinho, sobre bullying e família.

PESSOAS COM NOMES DIFERENTES:

Sempre falei para meus filhos NUNCA debocharem do nome dos colegas e NUNCA inventarem apelidos. Nome próprio é uma coisa série, é a identidade de uma pessoa como você.
ME CHAMO SUZANA, E VOCÊ? de Enrique Paez e ilustrações de Maurizio Manzo. Da Aletria.

Um casal excêntrico que se ama muito, mas nunca está de acordo em nada. Quando um quer ir para as montanhas, o outro quer ir para a praia. Enquanto um queria uma menina, o outro, menino. E desse amor...nasceu Suzana! Um menino feliz que, por causa dos pais, acaba se metendo em confusões meio que embaraçosas.

PESSOAS PREVALECIDAS:

UM DINOSSAURO MUITO, MUITO GRANDE de Richard Byrne. Editora: Ciranda Cultural.
Fábio está dividindo as juninas com seu melhor amigo. Eis que aparece um dinossauro grande e quer as juninas só pra si. Como Fábio não aceita das as juninas, o dinossauro grande começa a ficar bravo e grosseiro. Mal sabe ele que o melhor amigo do Fábio está prestes a acordar e... Precisa ler o livro pra saber o final!

PESSOAS FAZENDO COISA ERRADA:

Com ilustração de Nelson Cruz o CONTO DE ESCOLA do Machado de Assis da Cosac Naify é um clássico.
Foi escrito em 1896, é uma excelente introdução ao universo do maior escritor brasileiro, Machado de Assis (1839-1908). O livro, que abre a coleção Dedinho de Prosa conta a história de Pilar, mestre em matar aulas. Um dia, decide de comparecer à escola, onde rapidamente se vê enredado por dois colegas de classe, Raimundo e Curvelo, o primeiro deles, filho do professor. De inspiração autobiográfica, Machado registra em mostra que irônicamente a escola também pode ser o palco de lições inesperadas como a corrupção e a delação. 

PESSOAS SEM EDUCAÇÃO:

POR FAVOR, OBRIGADO, DESCULPE de Becky Bloom e ilustrações de Pascal Biet da Bbrinque-book! Um 'MUST have' principalmente para a fase do terrible two
Dois melhores amigos saem pra passear, mas um deles não sabe se comportar! É mau educado, não pensa nos outros, come de boca aberta, não respeita as regras: é um bagunceiro. Ainda bem que ele tem um amigo que irá ensiná-lo a ter boas maneiras. Texto todo em caixa alta para facilitar a leitura dos pequenos. Adooooro! Super recomendo!


PESSOAS QUE NÃO QUEREM DIVIDIR:

ISSO É MEU! de Blandina Franco e José Carlos Lollo. Editora Companhia das Letrinhas. 
O livro parece aqueles desenhos animados que fazemos na ponta de um bloco e, a medida que passamos as folhas, ele vai se mexendo. Uma brinquedo caído no chão aparece na primeira folha. Na segunda página aparece uma menina dizendo que é dela! E fica reafirmando isso por páginas, a medida que o leitor vai ficando mais e mais distante da menina. Ela percebe: o leitor está indo embora! De repente ela para de ser tão egoísta e quer saber pq vc está indo embora. Muito fofo. Sobre egoísmo infantil. Adoramos.

Espero que algum desses livros seja útil pra você. Nós adoramos todos!
E logo, logo teremos a parte dois dessa postagem. Aguarde!