Dicas para ententer crianças presas em casa

SOLTANDO O SOM

Criança não faz silêncio: FATO!
A não ser que estão fazendo algo que não deve! FATO!
Que tal trabalhar com elas os Sons do dia a dia de um jeito mais divertido?
SOLTANDO O SOM de Carolina Michelini e ilustrações de Michele Iacocca. Editora: Moderna.

O livro traz a história da música e dos sons sob diferentes abordagens. Para chamar a atenção dos leitores, os autores usam HQ, desenhos sem texto, diferentes tipos de textos. 
Jana e Dudu amam brincar juntos. Um dia eles percebem que tudo em volta deles faz som e começam a brincar de fazer som. Como qualquer criança curiosa eles querem saber mais, então procuram o tio de Jana que é professor de música e ele sacia parte da curiosidade das crianças... a outra parte cabe ao leitor inventar mais sons e histórias!
Olha o que nós pensamos:
 
Será que os sons são os mesmos em todos esses lugares?

Nossa dica é pegar as kids e dar uma volta pela quadra. Ler o livro. Pedir para elas escreverem o nome dos sons que elas ouviram numa folha de papel. Sair com as kids novamente, dessa vez, cada criança vai com uma prancheta e anota os sons que estão ouvindo. Nesse segundo passeio o que mudou? Anotaram sons diferentes? Como estar atento faz diferença, não?

Agora explorar, com os pés, os sons que eles fazem na calçada, grama, folhas secas, poças de água... E que sons são ouvidos de baixo da água? É igual ao que ouvimos fora dela? Porquê?

Que coisas podemos ir juntando pelo nosso passeio que podem se transformar em instrumentos musicais? Galhos? Folhas? Pedrinhas?
Vamos? VAMOS ler e depois escutar MESMO tudo que nos rodeia?

Venha com a gente!Boa leitura!




0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)