Dicas para ententer crianças presas em casa

Orion e o Escuro

 
ORION E O ESCURO de Emma Yarlett, Editora Globinho.

Orion é um menino grande, mas ainda tem medo de algumas coisas. Mas o que o deixa A-PA-VO-RA-DO é o escuro. 
Um dia ele ficou tão bravo com o Escuro, por que ninguém gosta de se sentir intimidado por ninguém, que enfurecido, manda o Escuro e seus barulhos assustadores embora (de um jeito beeem mal educado)!
Acontece que o Escuro, acha que é hora do Orion parar de ter medo dele, desce e convida o menino para passear pela noite escura!
E Orion aceita e você nem imagina o que ele descobre nesse passeio!

Eu tenho uma menina grande em casa, que de vez em quando também não é fã do Escuro. Após ler esse livro ela me pediu para fazermos um abajur.

Juntamos todos os materiais e mãos à obra!

Primeiro a Cecília e a avó dela fizeram o Escuro. Demoraram muito, pois faziam um Escuro, dali a pouco achavam que ele não estava bom suficiente e desmanchavam tudo pra fazer outro. Brincaram bastante.
Quando resolveram a forma definitiva, pedi que, com uma colher, deixassem o Escuro oco.
E em seguida, espetaram muiiitos palitos de dentes no coitado! Oh! Que pecado. Deixamos-o assim por dias, até secar. 

Confesso que foi difícil tirar os palitos. Alguns quebraram e daí, com a ajuda de um palito de fazer unhas de metal, conseguimos tirar todos (enfiando o palito de metal pelos buracos e empurrando os de madeira, até saírem).
A parte mais divertida foi a pintura. Cecília escolheu os tons e pintou todo Escuro sozinha.
Deixamos secar a tinta acrílica e passamos para o passo seguinte: montar o abajur!
Pegamos duas tampas na nossa caixa de sucata e eu, adulta, fiz 3 buracos (mas só precisava de 2 na verdade) na maior delas.
Depois fomos fazer a fiação. Numa das pontas separar o fio em 2, tirar a parte de plástico e passar cada um (a parte de cobre) por um dos pinos laterais. O do meio fica vazio. Fechar a ponta.

Na outra extremidade passamos o fio pela lateral da tampa, e por dentro do soquete. Passamos a fita isolante na base e com essa mesma fita, prendemos o soquete na outra tampa.
O próximo passo: passamos a parte de cima dessa base presa (soquete + tampa) pela tampa maior. 
No meio do fio, separamos e cortamos totalmente um dos lados. desencapamos, torcemos os fios de cobre e encaixamos interruptor (no mecanismo de ligar e desligar).

Cecília colou com Super Bonder os olhos no Escuro. Colocamos a lâmpada no soquete e o escuro em cima da lâmpada. 
Pronto! Nosso abajur Escuro. Infelizmente, no vídeo (do Instagram @kidsindoors) e nas fotos, não dá pra ver, mas as luzinhas passam pelos furos do corpo e se projetam pelo quarto, quando as luzes estão todas apagadas! Ficou show! Pelo menos nós adoramos!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)