Dicas para ententer crianças presas em casa

II Bienal do livro de Brasília

 11 a 21 de abril de 2014 acontece a II Bienal do Livro e da Leitura, aqui em Brasília - DF. Nós fomos conferir, claro!
Programação completa, AQUI.
Vou começar falando o que compramos:
 Cadernos de filmagem da montagem do filme O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, (1971); Adoro sketchbooks, estes possuem anotações, desenhos, cortes dos textos, fotos, colagens. Muito legal. E saiu 15 reais, o box, da Editora Globo.
 Para as crianças:
Comprei da Editora Globo, NINA E A MENTIRA, de OSCAR BRENIFIER e IRIS DE MOÜY. Um livro que mostra as várias faces e sentimentos que a mentira pode provocar nas pessoas. Um livro para crianças, mais filosófico e reflexivo. Gostei muito.
ARTUR FAZ ARTE, de PATRICK McDONNELL da editora Girafinha. Sobre um menino que inventa muitas coisas, é super criativo e a mãe faz uma exposição com seus desenhos, na geladeira de casa.
SETE HISTÓRIAS PARA CONTAR, texto de ADRIANA FALCÃO e ilustrações da ANA TERRA (amo), da editora Salamandra. Esse livro já tinha lido e queria muito. 7 histórias curtas sobre temas infantis, tipo amigo imaginário, piolho, dor, tempo, e ordem certo das coisas, etc...
POR FAVOR, OBRIGADA, DESCULPA de BECKY BLOOM e PASCAL BIET, da editora Brinque-book. Eu li esse livro para as crianças quando elas eram pequenas. Até comentei AQUI,  no blog. Mas acho que preciso ter um exemplar em casa, pra lembrá-las de vez em quando, das palavrinhas mágicas e como usá-las! 
O MENINO QUE VENDIA PALAVRAS de IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO, da editora Objetiva. Também já usei ele AQUI, no blog. É outro livro que quero ter em casa, quando faço contação de histórias nas escolas, gosto de trabalhar com dicionários (livro que acho fascinante) e esse livro é ótimo para estimular as crianças!
A BARBA DO TIO ALONSO de EMMA KING-FARLOWE e ilustrações de ANNALAURA CANTONE (amo também), da editora Companhia das Letrinhas. Com ilustrações muito divertidas e uma história cheia de rimas, conhecemos o Tio Alonso que tem a maior barba do mundo e, por incrível que pareça, algumas pessoas até moram nela. Tudo muda, o dia em que a barba pega fogo.
JARDIM DE VERSOS de ROBERT LOUIS STEVENSON (sim, o mesmo que escreveu: O médico e o monstro e também A ilha do tesouro) e ilustrações de Marilia Pirillo (amooo as ilustrações dela, além dela ser um amor de pessoa). Da editora FTD. O livro traz versos sobre os mias diversos temas e coisas simples do universo infantil.
Troquei na Banca de Poetas revistinhas e o livro: A GRANDE DESCOBERTA de TOMI UNGERER. Uma co-edição das editoras A&A&A e Equilíbrio. O livro conta a história de um homem solitário que descobre um animal diferente em seu jardim. Ele passa a estudá-lo, ao mesmo tempo que começa uma bela amizade. Quando resolve apresentá-lo ao mundo acadêmico-científico tem uma grande surpresa.
Comprei os  3 últimos volumes da ENCICLOPÉDICA DA VILA SÉSAMO - O LIVRO DAS PERGUNTAS que faltavam na nossa coleção. Já falei dela AQUI, no blog.
É só passar por um dos 4 pavilhões de livros para você achar ofertas incríveis e livros maravilhosos, que seduzem crianças e adultos. Há todo tipo de literatura e tudo quanto é preço também.
Paradinha pro Picolé.
O legal é que há locais para sentar, ler os livros comprados, praça de alimentação, palestras super interessantes como ARIANO SUASSUNA, EDUARDO GALEANO e ANA MARIA MACHADO, entre outros. Shows com Edu Lobo, MPB4, QUARTETO EM CY, IVAN LINS e muita contação de histórias e peças de teatro. Tem arte pra quem gosta de música, teatro ou literatura!
 Paradinha pra tocar bateria. Ao lado da banca do Sebinho, há um espaço onde a gurizada pode jogar videogames (de graça) e tem um pessoal fazendo esculturas iradas, as crianças ficam encantadas (com as duas coisas).
Nossos parceiros também estão na feira com bancas lindas!
 Compras do papai:
TERRA SONÂNBULA de MIA COUTO, da Companhia das Letras e FÁBULAS ITALIANAS de ITALO CALVINO, da Compnahia de Bolso.
Cecília com o livro POR FAVOR, OBRIGADA, DESCULPA.

 Os outros parceiros do blog estão divididos entre a distribuidora de livros ARCO IRIS e
a livraria HORIZONTE DO SABER (uma fica na frente da outra). Aliás, esta banca é uma festa!
  Vive cheia de autores e ilustradores. Toda hora tem 
 contação de histórias, gente bonita, alegre e divertida, pronta para dar autógrafos e tirar fotos! Passa lá pra ver!
 E pra quem quiser trocar livros, tem a BANCA DE POETAS. Basta levar os livros que você já leu (ou não) e deseja trocar por outros. Trocam livro por livro ou revista por revista. A Banca de poetas faz intervenções de poesia ao longo da Bienal.

Por enquanto essas são minhas dicas!
Vou à Bienal quase todos os dias! Se me ver, prende o grito! :)

Um comentário:

  1. Ah quanta saudade de levar a Alice e participar da Bienal em SP, sempre íamos, por aqui não tem ai é o jeito buscar e inovar maneiras de aproximar as crianças dos livros. bjs

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)