Dicas para ententer crianças presas em casa

ELA TEM OLHOS DE CÉU

ELA TEM OLHOS DE CÉU de SOCORRO ACIOLI e ilustrações de MATHEUS RIOS. Editora GAIVOTA, ISBN: 9788564816220
História de uma menina, que nasceu numa cidade de muita seca do nordeste do Brasil, numa família pobre e grande: Pai e mãe e  5 irmãos.
E, assim que deu o primeiro choro, ao sair da barriga da mãe, o céu escureceu e começou a chover! Um milagre! Toda vez que a menina Sebastiana chorava, o céu também (aguava)!
 Sina ou sorte? O povo todo ia atrás pra pedir pra Sebastiana chorar! Como resolver a questão? O que fazer? 


Só lendo a história pra entender!

A história é toda contada em versos, como os Cordéis.  Fala sobre a seca, sobre chuva, sobre esperança e solidariedade, sobre sofrimento e sobre o Brasil. As ilustrações são lindas e sensíveis. Podemos explorar esse livro de inúmeras maneiras. 
Olha só o que nós fizemos: 


Com o livro fomos fazer uma pesquisa sobre a Região Nordeste, onde é? Onde fica? Como é?

E a pergunta surgiu: Com toda essa diversidade, onde tem seca? E por quê?


"Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, BahiaCeará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais. 

Causas da Seca

As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

O desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino."


Encontramos algumas respostas aqui: http://www.suapesquisa.com/geografia/seca_nordeste.htm

E mais: 
Por que a chuva é necessária? E como ela se forma?

Quando meu sobrinho tinha uns 3 anos ele me fez essa pergunta e eu resolvi a questão com uma demonstração prática:
Chaleira, prato transparente de vidro e fogão.
  A água, quando é aquecida (pelo Sol principalmente), evapora e transforma-se em vapor.


O vapor  mistura-se com o ar e começa a subir.
As nuvens carregadas de vapor começam a formar-se no céu. 
Quanto mais escura uma nuvem, mais cheia de vapor condensado ela está.

Quando chega a altitudes elevadas (nosso prato transparente serve de camada atmosférica), o vapor condensa, transformando-se novamente em água.


Como a água é mais pesada (que o ar),  não consegue ficar no ar, e cai em forma de chuva.

#Lembrando:

Segurar o prato com uma luva, ou pano para não queimar as mãos e as crianças devem ficar a uma distância segura para não se queimarem também!

Boa leitura!

4 comentários:

  1. Que livro bacana! Gosto de livros que ensinem algo assim pras crianças. Seja cultura ou virtudes! E o mais bacana é vc ter ensinado 'na prática' como formar a chuva.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telma. Eu adoro livros sobre o Brasil. Esse é mais um que mostra uma realidade muito diferente da nossa, e que as crianças quase não conhecem. Achei bem lindo e sensível. :)
      Bjão

      Excluir
  2. Oi Gii! nossa,que livro maravilhoso!!! achei genial as crianças poderem conhecer mais detalhadamente esse fato que ocorre no Nordeste..aqui convivemos com isso diariamente nos jornais,mas as outras regiões na vdd acho que não tem a real dimensão do problema e de como ele afeta as pessoas...e o livro é capaz de fazer com que eles entendam um pouquinho disso tudo... Estamos vivenciando infelizmente a maior seca da historia..e muitas cidades aqui já não chove a meses e meses...recentemente vi uma matéria em uma comunidade aqui perto de minha cidade,com crianças...e uma delas falou que o maior sonho da vida delas era tomar banho de chuveiro..mais do que ganhar um brinquedo ou comer,ela queria saber como era tomar um banho de chuveiro "daqueles que caem em cima da gente bem muita agua,deve ser gostoso.." falou o pequeno... :/ Fogo,né.. :(
    Para a nossa alegria,essa semana a boa noticia foi que choveu pela primeira vez em meses em algumas cidades aqui do RN nesse fds..o fato foi comemorado com mt alegria.. não deu pra nada a chuva,claro..mas trouxe com ela ainda mais esperança e fé para essa gente que tem uma fé gigante como eu nunca vi...
    Lindo livro,Gi..lindo! :) Bjo enorme no coração de vcs...

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, Pois é. Aqui é bem diferente, chove e tem muita enchente, já que as cidades estão tão poluídas que as bocas de lobo não dão mais conta. O livro é bem legal para introduzir o assunto da seca e mostrar essa realidade tão forte e presente no dia a dia de muitos brasileirinhos. :(
    Bjos, gi e kids

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)