Dicas para ententer crianças presas em casa

A FORÇA DA VIDA

É o mais novo lançamento da editora Moderna.

A FORÇA DA VIDA de Giselda Laporta Nicolelis e com ilustrações de Jean-Claude Alphen.

Na verdade o livro foi lançado em 1993,


já teve outras duas versões com ilustradores diferentes.

Como o texto continua atualíssimo, a editora resolveu fazer uma nova roupagem para a história. E o livro está lindo.

É a história de Edileusa a mais velha de seis irmãos. Ela sonha poder ir para a escola.
A mãe trabalha como doméstica e não tem com quem deixar as crianças pequenas. Mal tem dinheiro pra compra comida, o marido ficou desempregado, começou a beber e saiu de casa, sumiu...

O barraco deles é escorado no muro de uma escola e Edileusa ouve as crianças e fica louca par estudar, pois assim conseguirá realizar o sonho de ser artista. Por enquanto ela é assistente de palco de um velho palhaço que mora na vila e se apresenta todos os dias no fim da tarde, para a gurizada que fica sem ter o que fazer, até os pais voltarem pra casa.

As ilustrações ilustrações em tons de cinza e preto, expressam a realidade, enquanto a pouca cor, ou a flata dela, mostram bem os sentimento, desejos e emoçoes das pessoas. Um pouquinho de cor aparece no vestido da mãe (que representa colo e amor), nas mochecas das crianças (vida), na cabeleira do palhaço (alegrai), no vestido da Edileusa (sonho), nos morangos do irmãozinho doente (desejo). O resto do tempo a vida é sem cor. 

Uma crítica social que, embora escrita em 1993, infelizmente continua super atual.

em 2017 o Brasil ainda possuía quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes, de 4 e 17 anos, fora da escola. Alguns dos motivos: Trabalho, gravidez precoce, violência e tráfico de drogas, são os problemas mais comuns que impedem as kids de aproveitarem mais a escola pública. Uma tristeza. 

O que o Brasil fez de diferente desde que o livro foi lançado? Alguém sentiu alguma diferença? Talvez o bolsa família tenha ajudado um pouco, mas é o suficiente? Tem atingido o objetivo principal? 

leitura para kids de 9-11 anos. Fica a dica e boa leitura. 

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)