Dicas para ententer crianças presas em casa

Galinha Xadrez, Brinque Book {indico Livro e Ciranda Literária}

Já aconteceu com você, chamar seus amigos para te ajudar a fazer um bolo, mas eles só aparecem quando ele já esta pronto? Então, você vai compreender direitinho como foi que a Galinha ficou nesta história.
 
Em "A Galinha Xadrez", o livro é uma releitura da famosa história infantil, quando a Galinha queria fazer um bolo de milho e convocou os companheiros para ajudá-la.
Este livro integra a Ciranda Literária que nós resolvemos pela primeira vez participar, organizada pela Casa de Leitores, vocês podem conhecer mais sobre este projeto lindíssimo da Silvana, e as atividades maravilhosas dela, seguindo o Instagram @casadeleitores e o blog www.casadeleitores.wordpress.com Silvana é pedagoga, mãe de trigêmeos, e contadora de histórias, uma das melhores, se não for a melhor que eu já tive o prazer de conhecer.
 
O projeto dela com a Ciranda Literária acontece assim, pelo correio recebemos sempre um livro de cada vez, que é enviado por uma das crianças que participam também da ciranda, junto com o livro, dentro do envelope, recebemos uma atividade realizada pela criança junto com a família dela, e, sempre com uma cartinha apresentando o livro.
 
Aqui em casa, a alegria não é só a chegada do envelope endereçado com o nome da criança, é também a surpresa do que é revelado na cartinha, no livro, e na atividade realizada. Tudo é motivo de festa.
Estamos curtindo muito participar desta Ciranda, e mais ainda, eu confesso aqui, que me surpreendi muito, pelo interesse do meu filho.
 
Quantas vezes ele reclama para fazer uma atividade, e, no caso desta Ciranda, ele vibra, ama, fica realizado construindo toda a atividade. Neste livro utilizamos estes materiais nas imagens, para produzir nossa atividade, e desta forma, elaborar o que será enviado para nosso amigo que agora, receberá o que foi feito por nós.
 
No livro, a Galinha Xadrez pede ajuda aos amigos para preparar um bolo de milho,
Nós utilizamos pratinho de papelão, um chapéu amarelo de festinha, tesoura, alguns grãos de milho e cola quente. Somente o manuseio com a cola quente, aqui em casa, é permanentemente proibido o contato com as crianças.
A Galinha não é atendida, e resolve fazer tudo sozinha.
 
Cansada após o exaustivo preparo, ela vai dormir. Vejam aqui, que meu filho fez questão de pintar a cabeça da galinha de verde, e quando eu cheguei perto, e resolvi perguntar, ele justificou que ela estava "verde de raiva".
 
Os três amigos (porco Pino, pato Barato e rato Rota) que ela chamou para ajudar, então, aparecem e acabam comendo o bolo inteiro, sem deixar nada para a cozinheira.
  
Percebendo que agiram mal, eles precisarão encontrar algum jeito de desfazer essa travessura. O que será que eles fizeram. O final desta historia é maravilhoso. Além do que, o livro é cheio de abas que faz a criança interagir ainda mais com a historia.
 
Junto a outros clássicos universais da literatura infantil, esta história pode ser considerada uma das mais populares entre as crianças, há várias gerações. Ai fica a pergunta aqui registrada para vocês, que a própria editora lançou para todos nós: - Será que a lição de moral contida no final desta fábula pode ser aplicada nos dias de hoje? Essa é a questão proposta (e resolvida) pelo livro "A Galinha Xadrez".
Confira você também esta história. Desejo a vocês boa leitura, e, claro, que tal esta leitura junto com um saboroso bolo de milho?
Boa Leitura e Bom Apetite.