Dicas para ententer crianças presas em casa

#temcriançalendo de novo e de novo

Dia 20 de março é dia do Contador de Histórias. E quem é o primeiro contador de histórias do seu filho? A mamãe ou o papai! Então hoje queremos saber que livro, que histórias você leu e releu e releu e releu e ele ainda pediu bis?
O TemCriançaLendo de hoje é sobre os livros que os filhos mais pediram pra gente ler! São mais de 11 anos lendo para meus filhos! Vocês não imaginam a quantidade de de novo! De novo! que eu já ouvi.
A Carol do @conversadequintal escrevu o testo para o IG @temcriancalendo:
"Sabe vitrola quebrada? Que tocava sempre o mesmo disco? Pois é! Aqui no nosso caso é livro "enroscado" (no melhor sentido). Aquele que seu filho ama, carrega pra todo lado, dorme abraçado e que você já até decorou porque ele pede toda hora: "lê de novo??" (E de novo, de novo e sempre) . 📖 Queremos saber que livro maravilhoso é esse, que tanto desperta o interesse do seu (sua) filho (a), sobrinho (a), aluno (a), vizinho (a). Mostra pra gente? 😊 . ↘️ Separa os livrinhos aí e participe postando a foto do livro preferido do seu filho no dia 20/3. Não esquece de marcar a hashtag 👉 #temcriançalendo 👈"

Então vou falar de alguns que foram lidos e relidos.
Não estão em nenhuma ordem particular.

OUTRA VEZ! de Emily Gravett. Editora Salamandra.
Esse livro comprei na época que minhas kids começaram a fase do "mais uma vez!"

Lemos esse livro não sei quantas vezes. E é super legal! Comprei bem quando as crianças estavam na fase do de novo! De novo! A mãe exausta vai ler um livro no fim do dia. O mesmo livro de ontem e anteontem. E o filhote que ouvir de novo e de novo. Mas a história vai mudando, pq a mãe está cansada. Mas TODO mundo sabe que a criança não gosta que a história mude, nem que pulemos uma parte! Ela precisa ser contada EXATAMENTE igual sempre! Então o dragão que estava calmo começa a ficar bravo e bravo e bravo e... E o legal é que a criança, tirando a jaqueta do livro, tem o mesmo livro que o personagem central da história.

Não vou dar spoiler! rs A contracapa tem um furo mesmo!
Muito legal. Recomendo.

QUANDO MAMÃE VIROU UM MONSTRO de Joanna Harison, que dedicou o livro para sua mãe. Da Brinque-Book!
A história é sobre uma mãe que vai receber uma visita, mas não tem nada pra servir na dispensa, a casa está um caos e os filhos estão nem aí, não ajudam em nada, até sujam e brigam mais. E lentamente um orelha de monstro, um rabo, uma pata de monstro vai surgindo na mamãe, até ela ficar tão nervosa e tão brava que vira um monstro completo! (Spoiler). 
A Cecília amava que eu contasse. O Cássio não queria nem ver. rs

 VOCÊ É UM SAPO? de Noeline Cassettari. Editora Todo Livro.
Livro parar crianças pequenas. Todo cartonado com diversas texturas diferentes. O sapo tenta encontrar outros sapos e pergunta sempre a mesma coisa pra Anta, urso, girafa, entr outros animais : "Você é um sapo?" Os dedinhos curiosos passam pelo livro sentindo as diferentes superfícies: lisas, peludas, grudentas, rugosas,etc... E legal que a criança vai aprendendo as cores, tamanhos e outras características dos animais. Lia muiiitas vezes pras minhas duas Kids.

COLEÇÃO DE LIVROS CARTONADOS DO KIPPER e PORQUINHO, por Mick Inkpen, da Salamandra.
Esses livros e os outros da coleção, só não os achei na estante, comprei pro Cássio quando ele tinha 1 ano e moravam na minha bolsa. Eram os livros que eu leva para lermos em restaurantes, filas de banco, engarrafamentos. Eu os li muiiiiiitas e muitas e muiiiitas vezes. Embora encardidos, nem o álcool gel conseguiu limpá-los mais, amo de paixão. São cartonados com uma ou duas palavras por página. Da editora #Salamandra. E as ilustrações são maravilhosas, muito delicadas e fofas.

O PROBLEMA DO CLÓVIS de Eva Furnari. Editora Vale Livros.
Esse é muiiito engraçado. Após algumas páginas em branco o editor chega e vê que a história ainda não chegou. Ele faz algumas ligações e caixas com os personagens e cenário chegam. Quando ele vai montar a história, as instruções estão em japonês e ele não consegue. Não vou dar spoiler desse livro. As crianças amavam! Super indico.

Quando o Cássio fez 3 anos e a Ceci um, eu encontrei na @livraria_cultura o livro COUNT WITH THE VERY HUNGRY CATERPILLAR do Eric Carle. Fiquei imensamente feliz, por que essa história fez parte da minha infância. E com adesivos as crianças puderam interagir ainda mais com o livro. Mesma história, mas as crianças colam quase todas as figuras. Eles amavam e passei uns 3 meses basicamente lendo esse livro, todos os dias, várias vezes por dia! 
Só recentemente o livro saiu cartonado pela @calliseditora. E comprei pra mim e pra minha afilhada que nem tinha nascido na época. Super recomendo. A lagarta nasce e come, come, come tudo que vê pela frente até se fechar num casulo. Lindo.

 UMA HISTÓRIA ATRAPALHADA de Gianni Rodari. Editora Biruta.
Nós lemos e relemos pras nossas Kids. Tantas vezes que até criou uma orelha! Acho que de tanto escutar a história! rs
 Hoje no blog da @coisasdalara tem resenha do livro (AQUI). E no meu também tem (já falamos dele AQUI;). 😉 Adoramos. Já até contei a história em escolas. Muito bom! Uma menina pede pro avô contar a história da Chapeuzinho e ele conta, do jeito dele, todo atrapalhado as peripécias da menina de capuz vermelho. Muito show!

Minha vontade é ficar o dia todo, a noite toda postando os livros que lemos de novo e de novo. Já devo estar entupindo de livros a TL NO Twitter, Facebook, Instagram de muita gente! 🙈 Quem não ama um bom livro sobre livro?
É UM LIVRO de Lane Smith é super. Da Companhia das Letrinhas.
Sobre um macaco que vai ler e um burro que pede pra ver e sai perguntando: "usa pilha? Onde recarrego? Como faço o Log in? Onde coloco a senha pa começar?" Muito divertido. Vc já parou pra pensar que invenção mais genial: o livro! Lemos muiiito. Fizemos posts e fantoches, máscaras e já contei em várias histórias! Muito bom!


Não deixe de seguir a tag #temcriançalendo e #temcriancalendo no Instagram. Muitas dicas boas por lá! E para ver os melhores livros, em primeira mão, siga também: @sobreissoeaquilo @coisasdalara @conversadequintal @boaleiturabomapetite @casadeleitores @mardehistorias @virapaginas @passarinhos_no_sotao @entrefraldaselivros @cirandacontada @temcriancalendo
Fica a dica!