Dicas para ententer crianças presas em casa

O Coelhinho que queria DORMIR


O COELHINHO QUE QUERIA DORMIR - Uma nova maneira de fazer as crianças dormirem de Carl-Johan Forssén Erlin e ilustrações de Silvana Rando. Editora: Companhia das Letrinhas. 
Sinopse: 
Assim como acontece com muitas crianças, o coelho Roger está cansado mas não consegue dormir. O papai e os irmãos coelhos já estão até roncando, mas Roger não consegue dormir. A mamãe coelho então resolve levar o pequeno até o Senhor dos Bocejos, que sabe exatamente o que fazer para resolver esse probleminha. 
 

Preciso dizer que estou apaixonada por esse livro. Não acreditei que fosse funcionar com crianças maiores, mas ele ajuda a criança a dormir, sim!
Li o livro antes para saber como contar a história.
 E há instruções logo no início.
E vou contar como fazemos aqui em casa. Coloco a Ceci na cama, dou boa-noite, desligo as luzes do quarto. Sento no chão mesmo e acendo um pequeno abajur de luz fraca, que só ilumina mesmo as páginas do livro (e olhe lá!).
Com uma voz baixa começo a ler, respeitando as instruções. As vezes repito mais palavras em itálico, tipo o livro diz: "estava cansado, muito cansado." e eu leio: "estava cansado, cansado, muito, muito cansado." Uma pequena variação, mas só quando percebo que a Cecília está um pouco agitada.
Confesso que foi difícil começar a ler o livro, o apartamento é pequeno e ficamos muito atentas ao que as outras pessoas estão fazendo nos outros cômodos (como ouvindo música ou conversando), então as 3 primeiras noites foram de adaptação pra casa toda (tentar fazer todo mundo ficar em silêncio, até terminar a história). Nem o cachorro ajudou, bastava ouvir alguém passando no corredor que já latia! Que saco.
Voltando... mas com o tempo fomos lendo e lendo e adorando o resultado. O importante é ler a história até o fim, mesmo que a criança durma no meio. mesmo que a criança seja pequena. 
Muitas vezes a Ceci não dorme imediatamente depois da história, mas o que notei é que, ela relaxa tanto que não levanta mais. Antes era assim: Botei a filha pra dormir, ao chegar na sala, ela já vinha atrás dizendo que teve um pesadelo, ou que tinha um cisco no olho, ou que não conseguia dormir (não tinha nem se passado 2 minutos!). Mas agora ela dorme a noite toda! Graças a Deus!
Super recomendo o livro! Ah! 
 E as ilustrações são ótimas, amamos a Silvana Rando, mas é um livro que as ilustrações são só pro leitor. O ouvinte precisa fechar os olhos e imaginar o que se está contando. Só alguns dias depois de começar a ler que deixei a Ceci ver o livro. 

video
Desculpa a leitura ruim, é que eu estava lendo através do visor do celular e ficou muito difícil de ver a frase toda. E o nome do autor também é difícil de pronunciar #vergonha. Mas só pra vocês verem como fazemos.
Recomendo muito. Agora vou mandar o livro pra Luana ler pra Ana e depois ela conta como o livro ajudou (ou não) a Ana a dormir melhor.
Aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)