Dicas para ententer crianças presas em casa

TOP 10 Estante da Cathe (parte 2)


 Depois de uma pausa para os festejos de Ano Novo, vim mostrar pra vocês a segunda parte da lista de livros de 2014.

A FAMÍLIA MOBÍLIA, de Tatiana Blass. Editora Cosac Naify. ISBN: 9788540504561


O livro da artista plástica Tatiana Blass é daqueles que tem o poder de encantar as crianças pelo deslocamento dos papéis que os personagens exercem na história. Com seus desenhos coloridos convida-nos a conhecer uma casa onde cada móvel e objeto de decoração é um membro da família. A utilidade do móvel influencia diretamente na sua personalidade. Um livro engraçado mas com um tom questionador sobre o lugar de cada um na família. Vem num envelope com janelas que convidam a espiar o interior da casa.

DIA DE FOLGA, de Jacques Prévert. Editora Cosac Naify. ISBN: 9788575033203
Neste livro, o autor e ilustrador Wim Hofman selecionou 16 poemas de Jacques Prévert, não necessariamente escritos para crianças e por vezes absurdos. Com ilustrações delicadas mas expressivas é o tipo de livro para ser lido várias vezes. E para quem quiser se aventurar no francês, as versões originais dos poemas estão no final do livro. É de Prévert o Contos para crianças impossíveis, também com publicação da Cosac Naify.



CANTIGA, de Blexbolex.  Editora Cosac Naify. ISBN: 9788540505278

Cantiga é o primeiro livro do artista Blexbolex publicado no Brasil. É uma história cumulativa, onde o texto está representado por uma palavra em cada página, fora da ilustração. Apenas as aberturas dos sete capítulos tem frases que introduzem os acontecimentos, a partir disso a história vai ganhando novos personagens e ações. O autor começa nos dando um caminho e convidando a percorrê-lo como se fôssemos o personagem principal. É uma forma ousada de contar a história, lembra um pouco os filmes feitos apenas com uma câmera na mão. Com 280 páginas ilustradas remete muito ao mundo dos quadrinhos, onde o artista também é consagrado. Impressão impecável da Cosac, em cores fluorescentes e sem linhas aparentes. Uma obra de arte.

DÉBORA CONTA HISTÓRIAS, de Débora Araújo Seabra de Moura. Ed. Alfaguara
ISBN: 9788579622274

Débora nos conta as histórias de Sandra, uma menina que se encarrega de ajudar os animais da fazenda onde mora a aceitarem as diferenças entre si. São histórias de inclusão e auto-aceitação como a da galinha surda que queria aprender a cantar. A autora passa assim a sua experiência de vida. Débora foi a primeira pessoa com síndrome de Down a diplomar-se como professora no ensino médio e hoje além das aulas, dá conferências. O texto está muito bem acompanhado pelas ilustrações da Bruna Assis Brasil e apresentação de João Ubaldo Ribeiro.

O LIVRO DO FOGUETE, de Peter Newell. Editora Cosac Naify. ISBN: 9788575032626

Mais um livro da Cosac para colecionadores. Escrito em 1913, é considerado - juntamente com O livro inclinado - o precursor do livro-objeto. Conta a história de um menino que ao acender um foguete no porão do edifício assusta os moradores com o estrondo causado pela passagem do mesmo de andar em andar. Em cada página há um furo que representa o lugar de onde o foguete saiu. A edição é em fac-similar, ou seja exatamente igual à original e as ilustrações são do autor.

E o livro extra que não entra na lista porque estou começando a leitura é o: 




E o livro extra que não entra na lista porque estou começando a leitura é o:

COMO FALAR DE ARTE COM AS CRIANÇAS, de Françoise Barbe-Gall. Editora WMF Martins Fontes. ISBN: 9788578275723

Este foi o presente de aniversário que ganhei do meu filho, Thiago. Adorei. É um manual bem-humorado para pais, responsáveis e professores terem subsídios para apresentar a arte às crianças de forma lúdica e divertida. A autora separa as áreas de interesse por faixa etária (5 a 10, 8 a 10 e 11 a 13) esmiuçando temas, formas, contrastes e propondo questionamentos de acordo com a idade. Não precisa de conhecimento prévio ( na verdade podemos aprender junto com as crianças).

Assim que terminar de ler e testar conto pra vocês. 

2 comentários:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)