Um por todos e todos por um! - pela ética e cidadania

 Acabei de voltar da abertura oficial do programa UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA 2014.
Fruto da parceria entre o Instituto Maurício de Sousa e a Controladoria-Geral da União (CGU), esse programa visa a despertar o senso de cidadania, democracia, autoestima, qualidade de vida, interesse público, administração pública, ética, união e responsabilidade entre crianças, educadores, famílias e comunidades. Tem também o apoio da UNODC
 (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes).
 Na apresentação falaram sobre a importância da família e comunidade estar presente junto com a criança e com a escola na hora de ensinar os valores éticos para as crianças. De como os personagens da Turma da Mônica irão auxiliar as crianças a aprenderem sobre todos esses importantes temas que poderão transformar a sociedade num futuro próximo, se cada um respeitar o outro e fizer a sua parte.
Estavam na mesa redonda: Maurício de Sousa, o Ministro da CGU, Jorge Hage,
o Secretário da Educação, Henrique Paim e Nívio Nascimento,  Coordenador da UNODC.
 O projeto existe desde 2008 e, neste ano, conta com a atualização de todo o material já elaborado ao longo desses seis anos, além da criação de um Tutorial Eletrônico, que tem a função de capacitar os professores participantes do programa. Seu público-alvo são alunos do Ensino Fundamental I, de todo Brasil,  além de educadores, profissionais de escola, famílias e comunidades. Até hoje, o programa já beneficiou cerca de 310 mil pessoas. Esse pretendem atingir 100 mil crianças, e que o conhecimento passado à eles, reverbere na família e comunidade, fazendo esse número duplicar, triplicar, quadruplicar.

O programa ainda valoriza as diferenças e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas; constrói valores sociais permanentes, laços comunitários e responsabilidades sociais; e desenvolve a consciência da própria condição humana, da cidadania universal voltada para a preservação do Planeta, da paz e da harmonia entre os povos. Trabalhando direitos e deveres de cada cidadão (têm muita gente que só quer saber de direitos e esquece que também precisa fazer sua parte).
 Depois das palavras dos senhores, 
  foi a vez da Mônica e Cebolinhas fazerem a festa da garotada (e palestrantes).
 Vários colégios da rede pública participaram do evento. Todo mundo queria tirar foto com a Mônica, Cebolinha e Maurício de Souza.
No final do evento as crianças receberam uma revistinha falando sobre os temas do programa. E eu consegui autógrafo do Maurício pros meus kids (me arrependi tanto de não tê-los levado).
 Acredita que esqueci de pedir pra alguém tirar uma foto minha com o Maurício com a minha maquina!!?
 Eu tirando foto da mesa redonda (sentei beeem na frente) e o Maurício tirando da gente! :)

Fiquei muito feliz em participar da abertura e ver que tem gente querendo mesmo trabalhar a ética e mudar o país! Vamos torcer para que o programa dê bons frutos!


Comentários

  1. Nossa que encontro legal,é importante a sociedade debater estes assunto, melhor ainda de uma forma mais leve como através do Gibi.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)

Veja também

Mostrar mais