Dicas para ententer crianças presas em casa

ATLAS DIVERTIDO - O MUNDO

ATLAS DIVERTIDO - O MUNDO. 
Editora Vale das Letras, ISBN: 978-85-7661-608-5
A primeira a me indicar este Atlas foi a Nádia do grupo MONTESSORI PARA MAMÃES. 
Ela, e outras mães, usam o poster, que vem em anexo, para fazer várias atividades legais. Uma delas é achar no mapa os locais de miniaturas de monumentos famosos e de desenhos impressos de crianças com vestimentas de várias partes do mundo. Achei uma ótima ideia para fazer com as minhas crianças, especialmente com o mais velho que AMA geografia, principalmente bandeiras.
 
Acontece que nem deu tempo de comprar as miniaturas. Assim que o Atlas chegou aqui em casa, o Cássio correu pra colar o poster no quarto e começar a colar figurinhas no mapa!
 Começou com as bandeiras. E cada vez que colava uma bandeira, falava alguma coisa que conhecia do país: um jogador de futebol, o ano que foi criado o país, um animal que vivia (e está extinto) ou ainda vive lá, um tipo de vegetação ou monumento que ele conhece de lá.
 Estava numa felicidade só!
 Ia pra cima e pra baixo, colando e me falando o que conhecia. Uma coisa legal é que as figurinhas estão bem presas na folha e meu filho tem dificuldade na parte de motricidade fina, então teve uma certa dificuldade de tirá-las do papel, e isso é bom. Mais treinamento motor!
 A Ceci também participou colando as bandeiras da América do Sul e Central, África e Oceania.
E depois da bandeiras chegamos nas figurinhas de monumentos, fauna e flora. Algumas as crianças souberam onde ficavam no mapa, mas outras tivemos que pesquisar. E daí elas foram pra internet. Eu gosto de usar o site www.zuggi.com.br (aproveitando que hoje é o Dia Mundial da Internet Segura) que foi um dos primeiros buscadores só para crianças. Ele tem um sistema de segurança que não deixa passar imagens, nem sites que são inapropriados para crianças.

Por exemplo:
Meus  filhos queriam saber o que era e onde ficava o MONUMENTO DE PEDRAS EM CÍRCULO. Achavam que deveria ser da Escócia (em função da animaçãoVALENTE), mas descobriram que fica na Irlanda e o nome é STONEHENGE.
Caso a criança digite qualquer coisa que o buscador considere inapropriado, esta tela aparece. Desculpe a palavra, mas só pra vcs terem uma ideia do que estou falando. E as minhas crianças, pelo menos, acham essa palavra engraçada, por isso a escolhi.
 
 Voltando!

Procuraram várias palavras e descobriram onde vários animais moravam e onde ficavam várias das plantas dos adesivos.
O mapa é tão legal que esqueci, por um momento, de falar do livro em si.
É um Atlas simples, com textos pequenos e muitos desenhos. Ideal para crianças pequenas que estão começando a ter curiosidade sobre os mapas e países. Foi devorado em poucos minutos pelas minhas crianças.  Ele mostra onde o continente fica no mapa, algumas curiosidades, características e alguns dados geográficos como por exemplo: população, o rio mais longo e/ou a montanha mais alta.
 
E também fala sobre ecologia, esgotamento de recursos, super população, erosão, poluição e aquecimento global.

 ------------------------------------------------------------------

Só mais uma coisinha! Aqui tem um cartazinho com alguns direitos e deveres sobre o uso da internet para crianças:
(clicar na imagem para vê-la ampliada)

#bom estudo!

Um comentário:

  1. Que legal, aprender de um modo divertido é o que acreditamos aqui tbm! bjokas Andrea e Lara coisas=da=lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)