Dicas para ententer crianças presas em casa

A família Urso e A VERDADE

 Quando um pacote chegou e ela o abriu... Desafinou, falando o título, que ela já conhecia, de tanta emoção!
 Amou o botão da Família Urso.... E esse é o último livro da coleção!
E aqui eu tenho uma coisa pra falar. Fiz vários cursos sobre
literatura infantil e de escrita criativa para escrever para crianças, e em todos os cursos e palestras os professores SEMPRE falaram que crianças não gostam de livros com lições de moral... Sinto dizer, mas estão redondamente enganados! Minha crianças podiam escolher qualquer livro da editora Sextante para lerem, olhamos todo catálogo e eles pediram para eu pedir TODOS os livros da Família Urso!!! Eles adoram e sabem que são histórias que tem ensinamentos, e que a Família Urso vai mostrar o que é certo e errado e que no final a família irá mudar pra melhor com a ajuda da Mamãe Ursa! E mesmo assim, quiseram este livros!!! E eu também recomendo muito!
A FAMÍLIA URSO E A VERDADE de STAN e JAN BERENSTAIN. Editora: Sextante Infantil, ISBN: 9788575426906.
 De toda coleção esse é o livro favorito das crianças!
 O livro começa com um poeminha que eu adorei: 
QUANTO MAIS VOCÊ VIRA
E QUANTO MAIS REVIRA
NÃO SAI VERDADE 
DE UMA MENTIRA!
 Esse livro é a história dos irmãos Ursos, que num dia que os pais estavam fora, ficaram sem saber o que fazer. Nenhum queria aceita a sugestão do outro... um dizendo que o outro tinha ideias muito chatas.
 E começaram a se estranhar...
 E decidiram descobrir qual deles era o melhor, então resolveram jogar uma partida de futebol dentro de casa, o que era proibido!!
 E adivinha? Quebraram o abajur favorito da Mamãe Ursa!
 E começaram a inventar uma mentira, pra justificar o abajur quebrado, já que os dois sabiam que não podiam jogar bola dentro de casa. 
 Mas cada vez que contava a história mudavam um pedaço e os pais começaram a desconfiar... 
a Mamãe Ursa, triste com o ocorrido fala:

-"O abajur quebrado não me preocupa nem um pouco. É só comprar outro, ou então colar os pedaços deste. O que me deixa triste é imaginar que talvez meus filhos, em quem eu sempre confiei, não estejam falando a verdade. E confiança é uma coisa que, depois de quebrada, não dá pra colar outra vez." 

Bonito isso e muito verdadeiro! 
E vou contar pra vocês que não fizemos atividades com esse livro. Nós conversamos muito, muito mesmo sobre o que é dizer a verdade! 

Esse livro me ajudou muito anos atrás... Tem uma idade em que a criança não sabe a diferença que é inventar e contar uma mentira. Se não me engano é lá pelos 3-4 anos.  Os dois já iam pra escola e o meu mais velho chegava da escola com muitas histórias, a menor começava a dizer que o primo do colega dela também tinha feito a mesma coisa mas o final da história era um pouco diferente. O Cássio ficava uma fera, e gritava: -" Mãe, ela tá mentindo!" e a Cecília gritava: -" Não, tô não!" E daí começava uma discussão!
E toda vez que o Cássio contava uma história a Cecília falava um parecida e ele explodia!
O mais velho estava errado. Ele não podia ficar bravo por tão pouco e ela não estava mentindo, ela estava inventando uma história para ficar parecendo com o irmão! Mas eles não sabiam a diferença de mentir e inventar....
Então fui na biblioteca da escola deles na época, em Porto Alegre, e peguei esse livro. Lemos e relemos esse livro e mostrei à eles, como eles estavam agindo como os dois irmãos no livro... e mostrei pra Cecília que ela não precisava inventar histórias toda vez que o irmão contava uma. Ela iria ter várias histórias verdadeiras era só ela ficar um pouco mais velha pra se lembrar delas. E mostrei pro meu filho que mentir e inventar era duas coisas diferentes e que de vez em quando andam de mãos dadas, mas nem sempre!

Os dois entenderam a história e entenderam nosso papo! E quando o livro chegou correram para lê-lo novamente e levaram para escola para mostrarem aos colegas também!

Se você ainda não conhece os outros livros da série:
* A Família Urso CHEGA DE TV:  


#Boaleitura!!

2 comentários:

  1. Bem lembrado! Sabe que eu também fiz um projeto na universidade sobre literatura infantil e uma das coisas que os professores e autores sempre repetiam era o problema da moralização das histórias infantis, como um indicador da pouca qualidade da obra. Mas agora dizer que criança não gosta de história com lição de moral é simplesmente errado. Minha filha mais velha também a-do-ra!
    Acho que vou apresentar a família urso a ela!
    Beijo,
    karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.de

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog!!!
    tenho um tbm conto nele o drama que passei na maternidade!!!
    Receitas de papinhas!!!
    tudo sobre o desenvolvimento de seu bebe!!!
    Quem quiser conhecer e dar uma força...
    http://laurarandrade.blogspot.com.br/
    Quem me seguir eu sigo tbm!!! abraço!!!!

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)