Dicas para ententer crianças presas em casa

PALAVRINHA OU PALAVRÃO?

Estamos lendo um livro, bem legal, que fala de coisas que estamos vivendo atualmente:
PALAVRINHA OU PALAVRÃO? de KARIN SÁ REGO e ilustrações de DANIEL KONDO. Editora: COMPANHIA DAS LETRINHAS ISBN: 9788574064048

Não, não se trata de um livro para falar de boas maneiras, ou palavras que não devem ser pronunciadas por crianças!
É um livro que fala do dia-a-dia de Nina e Théo e dos sons que esse dia trás.  O despertador que toca anunciando o amanhecer, a buzina do carro da avó, o latido do cachorro, o som da água saindo do chuveiro, o som da risada das crianças, o click da luz ligando, o shhhh da mãe dizendo pra garotada abaixar o volume!!!! E isso tudo nos faz perceber de como os sons a nossa volta mudaram com a nossa mudança de cidade! A noite só ouvíamos o som do piar da coruja, o latido do cachorro, um avião que passasse lá bem no alto, o vento fazendo as árvores balançarem. Agora moramos numa rua movimentada, onde ouvimos dia e noite motos e ônibus passando (inclusive, muitas vezes,  para ver TV, precisamos fechar a janela!), barulho de vizinhos falando, de adolescentes andando de skate e do vento uivando, mesmo com a janela fechada (o tal vento Minuano - frio e cortante), mais sons de cidade movimentada! Uma baita mudança... o livro também mostra a rotina das crianças e como isso também mudou muito aqui em casa... sabe como é colégio novo, amigos novos, novos sabores (já que estamos do lado do Uruguai), novo jeito de aproveitar o tempo (cidade pequena), as distâncias são bem menores, tudo é rápido e sem engarrafamentos (graças a Deus!!!)! Mas o MAIS legal do livro, além de trabalhar todas essas questões, é que ele fala, de um jeito divertido e rimado, principalmente de ONOMATOPÉIAS:

 "Onomatopeia primeiro falado pelo antigo greco "criar um nome", "fazer um nome" no sentido "afigurar um nome, afigurar um termo") é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. A forma adjetiva é onomatopaico. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias."  fonte : Wikipédia 

E falar disso é sempre divertido!!! É uma aula de português brincando!!! Que crianças não adora falar, aprender e fazer novos sons??? E também outra coisa que eu A-DO-RO em livros infantis: 
 quando o autor, lá na última página da história, convida a criança a começar a ler de novo o livro... o livro vira um círculo, não há fim!!!
As imagens são grande e coloridas, ocupando as duas páginas!
 Com os SONS querendo sair da página!!!
 As ilustrações são lindas! Qual crianças não identifica-se com uma pé de meia furado?
 E os sons divertidos que produzimos como ARROTOS E PUNS?
 E tem os sons divertidos que os objetos ao nosso redor produzem!
 UAU!!!!
 Som do sino anunciando o novo começo das aulas!
 Pensamos o que fazer pra brincar e prender...
 E como tínhamos as caixas da mudança as crianças quiseram fazer o carro da vovó (sentem muito falta das duas avós, que viam quase que diariamente)!
 Então lá fomos nós fabricar um carro com restos de caixas!
 Copiando a placa do carro da avó!
 Como fez a Nina do livro: TCHAN! Carroceria do carro da avó pronta!
 Agora vamos enfeitá-lo com as palavras que aprendemos no livro! Quais são as ONOMATOPÉIAS que vocês mais gostaram?
 Lá foram eles!
 BURP! Cecília acha MUITO engraçado o barulho do arroto!
 !!!
 UAU!!! Adoro como a boca acompanha a mão ao desenhar as letras!
 PRIIIII! O apito do cartão vermelho!
 Sons de coisas gostosas sendo comidas!
 TCHAN!!!
 Outras partes do carro...
 ... frente...
... lado...
 ... porta...
... verso!

Este livro caiu como uma luva para o momento que estamos vivendo! E vocês? Quais são os sons que fazem parte da sua vida? :)

7 comentários:

  1. Que lindo o seu blog adorei... Eu ainda nao estou lendo nada para o Bruno, mas logo precisarei comecar, porque ele vai precisar aprender Noruegues e Portugues ao mesmo tempo, Noruegues ele aprende na escola, mas o portugues eu terei que incentivar neh??? Muito bacana a sua atitude com os pequenos....bjs E passe la no Pronto ja passei no seu cantinho, ficarei feliz em receber a sua visita http://www.meufilhominhavida.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que livro bacana!
    Aqui tem som de sapo, de macaco, de carro , de avião.
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog! Amo ler e meus filhotes tb, foi procurando mais sobre este conteúdo que cheguei aqui no "Rainhas do Livro".
    Super indico teu blog. Continue nos trazendo ótimas dicas de leitura e brincadeiras com nossos filhotes.
    Bjoks e sucesso! *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi,
    já li esse livro e é muito bom.
    Adorei o carrinho.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que surpresa encantadora! tum tum tum tum!
    Lindo momento, que leitura em profundidade (tchibum!) que vocês fizeram!
    beijos e obrigado.
    Daniel Kondo

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Mas é só fazer duas laterais e um retângulo grande que une as duas partes. Olha bem as figuras com a caixa de papelão, que verás como fizemos. ;) Bjos, Gi

      Excluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)