Dicas para ententer crianças presas em casa

GILDO

 O livro (sugestão para presente de Natal) de hoje é o GILDO de SILVANA RANDO que ganhou o 53º Prêmio Jabuti de melhor ilustração de livro infantil ou juvenil de 2011!!! Editora : Brinque-Book ISBN: 978-85-7412-320-2 
É a história de um simpático elefante filhote (e daí a coincidência por que 2 elefantes da Brinque-Book levaram o Jabuti esse ano. O outro está no livro OBAX), o Gildo que é super corajoso: adora montanhas russas, adora filme de terror e andar de avião! Mas uma coisa o deixa apavorado, enquanto todas as outras crianças estão super felizes, ele está escondido debaixo da mesa, louco pra fugir... o que pode ser? Esta é uma história de superação!

Recebemos esse livro e lemos imediatamente, claro!
Inclusive foi um dos livros que escolhemos levar para o casamento do meu irmão. Sim, levamos muuuuitos livros infantis... o que as crianças vão ficar fazendo enquanto os adultos se divertem? Alguém tem que pensar neles! E nada melhor que uma boa história para "parar" as crianças! Olha a Aia bem sentadinha lendo GILDO!!!! 

Mas demorei muito procurando um elefante... sabia que queria fazer um pra ser o amigo do outro que fizemos, no post do OBAX!
Então saímos em busca de um elefante!!! E eis que achamos um na prateleira do super mercado! Quando batemos o olho nisso:
 sabíamos que tínhamos encontrado o nosso GILDO!
 Estão vendo? Não? Daqui a pouco vocês vão ver!!! IMPORTANTE: Só que primeiro...
 precisa tirar o cheiro da embalagem que é de um desinfetante! GENTE NÃO SE PODE REAPROVEITAR ESSE TIPO DE EMBALAGEM  SEM ANTES SUMIR COM O CHEIRO, QUE É MUUUUITO FORTE! IMPRESCINDÍVEL LIMPAR MUUUUITO BEM, ANTES DE COMEÇAR A TRABALHAR COM ELA!
 Por isso esse post demorou pra sair... foram praticamente 2 semanas colocando 4 colheradas de pós de café (aquele de passar na cafeteira) com uma xícara de água morna e: SACUDIR, SACUDIR. Deixar um dia inteiro fechado. Abrir, lavar, colocar mais pó de café com água morna, sacudir e sacudir. Deixar 24 horas... e assim até desaparecer o cheiro. Demora mas sai. Então, SÓ depois de NÃO ter mais cheiro...
 cortei a embalagem assim. Quando termina a alça, corte com estilete.
 E na outra parte, recorte 2 ovais (meio circulares), para servirem de orelha.
 Levante a embalagem e veja se ela fica de pé. Talvez precise cortar ali e aqui pra que ela não fique bamba.
 Depois com 2 fitas adesivas, cole as orelhas-ovais, uma em cada lado. 
 Já dá para perceber alguma semelhança?
 Em uma aba de papelão faça o contorno da base do seu elefante.
 Recorte a base e na parte traseira prenda com fita adesiva um pesinho, por que a embalagem é muito leve e pode querer tombar para um lado. Nós colamos 3 chaves velhas, ficou perfeito!
 Feito isso cole na base com fita adesiva.Ela precisa encaixar bem direitinho.
 O próximo passo é cobrir toda superfície de cola branca e depois...
 tapar com guardanapos de papel. Deixe BEM enrugado, para parecer pele de elefante!
 Recobriu tudo? Deixe secar bem! Não precisa de mais que uma camada de guardanapo.
 A Cecília desenhou o colete que Gildo irá vestir. Na verdade são 2 linhas retas uma rente ao pescoço e outra perto da base do elefante.
 Agora é partir para a pintura. Pinte da cor que você quiser. Aqui a Cecília quis cinza.
 Usamos tinta acrílica porque ela cobre tudo. Depois de pintado você não percebe mais onda está a fita adesiva, que era de uma cor mais escura que a embalagem plástica.
 Pinte e pinte!
 Depois procure um tecido para servir de colete e corte um formato de retângulo (lembrando sempre que isso é difícil para as crianças pequena, mater o corte retinho!).
 E mais 2 triângulos.
 Cole com cola branca os triângulos na parte de cima das pontas do retângulo.
 Com cola-quente eu (adulta) colei o tecido entre as linhas que ela tinha desenhado. E escolha um botão, como o do Gildo, e cole também, bem na frente.
 Assim. O colete fica transpassado na frente, embora não apareça na foto!
 Faça 2 olhos e recorte.
 Cole bem em cima da cabeça.
Você vai precisar também de um balão e um aramezinho (esse juntei na rua, é aqueles de telefone que os técnicos não recolhem depois de trocá-los).
 Encha o balão, do tamanho que você quiser.
 E prenda o balão no arame e o arame no GILDO!
 Agora é só ler a história pra ele!
 :)
 Conte de novo e de novo!
 Olha o balão levando ele pra cimaaaaaa!
 Um lado!
 de 3/4! :)
 De constas.
Você pode transformá-lo em cofrinho, basta não colar a tampa da embalagem na cabeça. Cubra-a separadamente com o guardanapo e cola e, só depois de seca, feche-a novamente!
Aproveite seu GILDO!!! :) 

Nós adoramos o livro. Meu filho tinha o mesmo problema quando criança e as pessoas não entendiam e até brigavam comigo, diziam que eu mimava-o demais. 
E não era o caso... quando cresceu naturalmente superou o medo e ficou mais tranquilo. 
Mas lembre-se que o perigo pode não ser real, mas o medo que eles (as crianças) sentem é BEM real!