Dicas para ententer crianças presas em casa

Dia do livro favorito

LOGO ainda vai ser modificado, mas é + ou - assim.
É engraçado como tem acontecido comigo, principalmente com relação a minha amiga Ingrid do blog DESCONSTRUINDO A MÃE, da gente estar pensando as mesmas coisas nos mesmos dias!!! Ela acabou de escrever um post sobre a importância de se ter LIVROS e PAIS em casa. Eu ia escrever sobre o assunto do DIA DO LIVRO FAVORITO hj a noite!!! Pois bem, eu tenho um grupo chamado CURRUPIO formada por ilustradoras e escritoras, nós nos reunimos 1 vez pos semana pra trabalhar em cima de livros infantis, das nossas ilustrações e texto sobre o tema. Bem minha colega Patrícia Langlois deu a ideia da gente começar a implantar na cabeça das professoras dos nossos filhos da importância de se ter um DIA DO LIVRO FAVORITO. Cada criança leva, nesse dia seu livro infantil de cabeceira e mostra pros coleguinhas depois da hora do lanche. Não é pra professora (ter trabalho de) ler o livro, mas sim pra criança mostrar e explicar pq gosta dele e qual a história, do seu jeito! Assim se o colega gostar pode retirar na biblioteca ou até pedir pra mãe comprar. No colégio Marista Rosário de POA-RS, no N2, já tem o dia do livro!!! E as crianças não esquecem! Eu até comentei com as professoras das minhas crianças, estou aguardando ansiosamente por uma resposta!;) Alguem mais quer participar?

6 comentários:

  1. Acredito nisso! É muito mais produtivo do que o dia do brinquedo - que muitas vezes é um tormento e um desfile de egos totalmente desnecessário a qualquer um , principalmente crianças !
    Como desdobramento disso poderia acontecer o que é na verdade a "Roda de Histórias" - onde pessoas ( crianças e adultos) se alternam na função de ouvir e de contar as histórias ( e não apenas a história dos livro, mas as histórias pessoais...espaço/tempo tão importantes e quase inexistentes nas escolas ou mesmo nas famílias atualmente...). Sabe que lá no Ateliê ( e qdo trabalhei em Escolas tb fazia) estimulamos a criançada a trazer as suas histórias e livros tb.É formidável ! O trabalho é muito melhor, flui e frui...Com preparo, carinho e dedicação( e algumas gotas de criatividade e imaginação) conseguimos ( se necessário for e nas escola É)"linkar com qualquer tema ( ou seja "conteúdo").Um pouco de Atenção e Cultura podem ser o melhor remédio Educativo...Toma que "pegue" , a idéia é maravilha ! Bjs carinhosos, Betty Mello( http://canto-do-conto.blogspot.com e http://tecendo-historias.blogspot.com , qdo puder venha nos visitar !)

    ResponderExcluir
  2. Apoiado!
    Vamos fazer campanha na porta da sala de aula e até na lanchonete, nosso bat-local! Hehehe!
    Como da outra vez, creio que unidas venceremos!

    Beijo!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia. Na creche da Sofia tem a Ciranda do Livro. Cada criança leva um livro para a escola e ele roda uma semana na casa de cada um. Depois que alguém conta a história para a criança ela tem que preencher uma ficha com o nome do livro, fazer um desenho da histria e fazer uma carinha para mostrar se gostou ou não do livro. O engraçado e trabalhar na criança que ela pode não gostar de um livro que seja de um amiguinho que ela gosta. A Sofia sempre me pergunte de quem é o livro antes de fazer a carinha. E não tem jeito, mesmo que ela não goste muito do livro faz a carinha sorrindo. Mas um dos objetivos é mostrar que não gostar do livro não significa não gostar do amigo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ótima idéia, vou dar uma xeretada lá na escolinha do isaac!
    meu pequeno adora livros e do alto de seus 1 ano e 9 meses, conta histórias pros bebes menorzinhos do berçário.
    kkk
    coisa linda!
    bjocas
    carol
    http://viajandonamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gisele,
    tem selinho para você lá no http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)