Coordenação Motora com reciclados

Hj fizemos mais duas atividade para treinar a COORDENAÇÃO MOTORA. Minha filha, por brincar com as coisinhas da Polly tem a morticidade fina bem apurada. Meu filho tem dificuldade até em cortar com a tesoura em linha reta. Pois bem, ontem a noite começei a juntar minhas coisas para fazer algo diferente com as minhas crianças. Peguei a caixa de sucata q temos em casa e garimpei tb nas minhas caixas de miçangas.
1.
Primeiro peguei uma tampa de um tonel de papelão (q sobrou de uma reforma no edifício da minha mãe) e pintei com acrílica branca. Depois reuni todos os rolos de papel q tinha em casa, como de papel higiênico, de papel toalha, de filme (aquele para enrolar alimentos). Cortei todos, mais ou menos do mesmo tamanho - deixei um maior. Pintei de branco tb. Colei em torno da tampa de papelão com cola-quente. E escrevi os números de 1 a 12 - vou poder usar como relógio em outra brincadeira!Peguei 2 tamanhos de pinças q tinha em casa. Uma de pegar gelo e outra do tempo do colégio q usava nas aulas práticas de biologia. Depois fui escolher várias coisas para eles usarem nesta brincadeira: pedaços de brinquedos quebrados (rodinhas), carreteis, botões, tampinhas de metal e de plástico- pasta de dente, refrigerante e canetinha-, prendedor de roupa, rolha de garrafa, bolinha de gude, brinquedinhos pequenos (tipo Kinder ovo), miçangas, lantejoulas, bolinha do desodorante roll-on.A primeira coisa q fizeram foi escolher uma pinça cada e tirar as coisas de dentro dos rolinhos e colocar no centro do círculo. O legal foi ver q algumas coisas eles só conseguiam tirar com a pinça maior e outras com a pinça pequena, então ficavam trocando. Depois foi a vez deles colocarem cada coisa no lugar novamente.
Então peguei o resto das coisas q eu tinha mensionado e coloquei no centro da tampa. Eles tinham q coloca a quantidade de coisas correspondente ao número escrito no rolinho. Esta parte foi bem bacana, pq eles começavam a colocar coisas bem grandes e de repente não tinha mais espaço pra completar a quantidade necessária, daí começaram a escolher o que colocar primeiro. E as vezes na empolgação colocavam um monte de coisas e esqueciam de contar, então tinham q tirar tudo de dentro (com a pinça) e recomeçar a contagem! Meu filho ria cada vez q tentava pegar uma bolinha e caía da pinça, ao contrário, minha filha ficava P da vida! hehehe
2.
E a outra atividade q fizemos com as pinças foi com estas caixinhas de guardar coisinhas e tampinhas de Garrafa Pet coloridas (graças a minha amiga Simone - q juntou durante anos e nos deu centenas!). Eles tinham q colocar as tampinhas de mesma cor juntas. E tinha q caber todas as 34 tampinhas dentro da caixa! hehehe Era um tal de tirar, botar, passar pra lá e pra cá!!!
super séria!

Comentários

  1. Que delícia ! Nada como aprender brincando , rindo e aceitando os desafios ! Parabéns a você pela idéia e a eles pela oportunidade que se deram ( e sem perceberem...!) de trabalhar com a motricidade fina de forma tão prazerosa. Bjs Mammy

    ResponderExcluir
  2. Gisele
    É um desperdício você não estar em uma sala de aula!!! O que voê faz com seus filhos é maravilhoso, imagina levar esse talento para a escola!!!
    As "atividades" matemáticas estão ótimas, vou usá-las com meus pequenos alunos.
    Super beijo
    Sintian

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)

Veja também

Mostrar mais