Dicas para ententer crianças presas em casa

Depressão para crianças

Olha só, ontem foi minha última aula na oficina de criação de textos com o escritor e ilustrador CELSO SISTO.

 E ele nos apresentou um livro que trata do tema DEPRESSÃO que é uma delicadeza e de uma profundidade que emociona.
A ÁRVORE VERMELHA de SHAUN TAN. Editora: SM.

 Em meio a imagens totalmente oníricas, Shaun Tan conduz sua personagem. Uma menina ruiva que acaba de despertar num dia sem promessas. Errando por uma cidade surreal e catastrófica, sua esperança se esvanece sem explicação. Porém, no fim do dia, de volta a seu quarto sombrio, ela testemunha o milagre da vida: um minúsculo broto que, graças à luz, num virar de página, se transforma em uma grande árvore vermelha.

As ilustrações são tudo de bom! É claro que vou à feira do livro, de novo, só pra comprar este livro! A gente nunca sabe quando uma criança pode precisar deste tipo de livro, pra se expressar, por que depressão é assunto muuuuito sério. E, estragando o final, sempre há esperança! :)


O CORAÇÃO DE CORALI de Elaine Ganem e ilustrado por Elvira Vigma. Editora José Olympio.
Na forma e na cor, um coração igual aos outros.

Mas nesse, no de Corali, uma diferença: dentro dele, o sentimento do mundo. Um sentimento sem fim, que abarca tudo - gente, bichos, árvores e rios e ainda deixa espaço para qualquer dor ou alegria que nele procura abrigo. Mesmo assim, o coração de Corali ainda sente falta de alguma coisa.

Não é todo dia nem todo instante e nem ela sabe explicar, como acontece. Mas sempre há de chegar uma hora em que também, sem data, sem motivo, sua garganta se aperta, seu peito fica pesado e você não sabe dizer o que sente.

E aí então, nessa hora, você vai entender o mistério do coração de Corali.

Dois livros super lindos que tenho na minha estante. Até agora não precisei usar... Mas nunca se sabe!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)