Dicas para ententer crianças presas em casa

Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-rosa

Hoje é dia da família aqui no Brasil.

Resolvi falar de um filme sobre uma família que é baseado em um livro.

Fomos convidados para ver o filme (online em casa) QUANDO HITLER ROUBOU O COELHO COR-DE-ROSA, baseado no livro infanto-juvenil e semiautobiográfico de Judith Kerr ( veja aqui o livro, mas só achei em inglês: https://amzn.to/3gsHr4z).

O filme da cineasta alemã Carolina Link, distribuído, aqui no Brasil, pela A2 Filmes.

É um drama sobre uma família, mostrado pela perspectiva da pequena Anna, que aos 9 anos precisa fugir da Alemanha, com os pai e o irmão, pois Hitler está prestes a subir ao poder e o pai da guriazinha está na lista das cabeças (por ser um jornalista crítico ferrenho do Nazismo) que serão caçadas.

Um amigo da família avisa que no outro dia ele será impedido de sair do país, e assim a família se divide para poder fugir mais depressa. Anna, sensível, só consegue desenhar catástrofes… E assim a Berlim de 1933, vai se transformando, não se pode confiar em ninguém, a desconfiança é geral e nenhum judeu está mais seguro.

A vida vira de pernas pro ar e ela precisa decidir o que levar e o que vai ficar pra depois. Mas a cada nova fuga, mais medos, mais perdas e tudo que ela conhecia antes, fica mais e mais longe… Eles que tinham uma vida confortável com passeios no zoológico e óperas, se veem, sem dinheiro para comida, roupas e muito menos para trocar uma lâmpada queimada, ou um lápis de desenho.

A medida que vai crescendo, e conhecendo diferentes culturas, Anna começa a entender que a vida nunca mais será a mesma. A palavra Lar muda de significado e mesmo cheia de medo e incerteza, aprende muito sobre o significado de família, resiliência e esperança.

Embora tenham me dito que não é um filme para crianças, não vejo problemas deixá-las verem junto. Acho que a esperança e a força de vontade da protagonista podem inspirar as kids e tweens a verem o mundo de uma forma melhor e mais rica. Além de verem parte da história que não pode nunca se repetir. Perfeito para os pais falarem sobre intolerância, racismo, sobre guerras e também sobre diferentes culturas.

Para quem quiser ver o TRAILER no YOUTUBE: https://youtu.be/S4UCKjTcUKc

LANÇAMENTO NOS CINEMAS: 10 DE DEZEMBRO DE 2020

Mas se puder, fique em casa! Ainda estamos na pandemia e ainda tem Corona por aí!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)