Dicas para ententer crianças presas em casa

Livro de Sexo para crianças {parte 1}

Biblioteca de Iniciação Sexual da editora Girassol. Todos os volumes são escritos por Pilar Migallón Lopezosa, Mercedes Palop Botella, Caterine Marassi Candia, José R. Díaz Morfa e ilustrados por Vane.
 1.  DE ONDE SAIU ESSE BEBÊ?
Para comprar: https://amzn.to/2XQEOSJ

Começa do começo: Encontro, processo da fecundação, gestação passo a passo, cuidados, parto e apresentação do recém nascido.


2. O QUE PAPAI E MAMÃE ESTÃO FAZENDO?
Para comprar: https://amzn.to/2VLy2em
 
Nesse volume o papo começa falando de carinho, estar junto e afetividade. Aborda sexualidade dos casais (heterossexuais), a fecundação, mudanças do corpo e métodos anticoncepcionais.

 
3. POR QUE SOMOS MENINOS E MENINAS?
Para comprar: https://amzn.to/2KoysCg

O volume 3 aborda as diferenças físicas e sexuais entre meninos e meninas. Fala das transformações corporais, da anatomia nos dois sexos, por dentro e por fora. E também explica a importância da higiene para um desenvolvimento saudável.


4. VERDADE OU MENTIRA? A SEXUALIDADE.
Para comprar: https://amzn.to/2yAAFb6

 No último volume da coleção as crianças vão ver que todas as famílias são diferentes, cada pessoa é única. O livro fala sobre autoestima, mitos e crenças (que na maioria das vezes não são verdades como a história da cegonha trazer bebês), separação dos pais, sexismo, abuso sexual, doenças sexuais e outras coisas. 

Todos os livros são bem informativos e ilustrados. Todos começam com um texto para os pais, no final tem um resumo do que "aprendemos" com a leitura e um glossário na última página.

Óbvio que a linguagem é bem acessível e é uma forma de começar um diálogo com a criança sobre o assunto, ou um jeito de responder as indagações das crianças, que perguntam coisas e nem sempre temos as respostas na ponta da língua. 

Recomendo pra kids de 8/9 anos, ou quando as perguntas começarem a surgir.
Aqui foram lidos e surgiram mais e mais perguntas... e fomos pesquisar na internet o assunto. Mas só depois da leitura. O que foi bom pra mim também. Pude "recapitular" algumas coisas.

Vimos alguns vídeos, vou deixar aqui os links dos que mais gostei. Lembrando que os pais devem assisti-los antes, para ver se sua criança tem maturidade para entender os vídeos.

1. GUIA PARA SUA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO: 
https://www.youtube.com/watch?v=yg8ypoRKaMw

Sobre o vídeo, falei que se ela tiver alguma dúvida é pra vir falar comigo, mãe, não com as amigas. Vou contar uma história pra vocês:
Minha prima estava no banheiro de uma rodoviária e ouviu o seguinte diálogo, entre amigas:

Amiga 1: - Já está acabando meu Anticoncepcional! Tenho que ir na farmácia comprar outro.
Amiga 2: - Faz como eu! Eu tomo dia sim, dia não pra durar dois meses!
Amiga 1: - Boa ideia!
Amiga 2: - Isso! Tchau, tenho que pegar o ônibus!

Minha prima saiu do banheiro e foi falar co a guria que ficou e explicou que ela NÃO podia fazer isso, que implicava em riscos e tudo mais. A guria já ia seguir a sugestão da amiga, sem pensar nas consequências. Então nada de falar com as amigas. Fale com a mãe!!!

2.A FORMAÇÃO DE UM BEBÊ
https://www.youtube.com/watch?v=axh8G6ptd04

Mostra o que acontece dentro do corpo.

3. COMO SÃO FEITOS OS BEBÊS: EDUCAÇÃO SEXUAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

https://www.youtube.com/watch?v=CpcQHezKNrc

Esse é uma animação educacional portuguesa (português de Portugal). Fala de abuso sexual também.

Logo, logo vamos fazer um post com os outros livros que temos. Mas começamos com esses que são bem informativos. Fica a dica.
Boa leitura e boa conversa!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)